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Metodologias e recursos de ensino e aprendizagem

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Apresentação em tema: "Metodologias e recursos de ensino e aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologias e recursos de ensino e aprendizagem
FARESE Metodologias e recursos de ensino e aprendizagem Ms. Ozirlei Teresa Marcilino 17 de maio de 2010 FARESE

2 Faculdade da Região Serrana - FARESE
Em sua relação com a sociedade, as IES desempenham papel de antagonismo e de complementaridade, ou seja, conserva e transforma. Segundo Pimenta e Anastasiou (2002), as funções das IES podem ser sistematizadas em criação, desenvolvimento, transmissão e crítica da ciência, da técnica e da cultura; preparação para o exercício de atividades profissionais que exijam a aplicação de conhecimentos e métodos científicos e para a criação artística; apoio científico e técnico ao desenvolvimento cultural, social e econômico das sociedades. Faculdade da Região Serrana - FARESE

3 Faculdade da Região Serrana - FARESE
Ensinar no ensino superior exigem uma ação docente diversa da tradicionalmente praticada. O método deve ser construído em parceria. A profissão de professor exige de seus profissionais alteração, flexibilidade, imprevisibilidade. Não há modelos ou experiências modelares a serem aplicadas. Assim, o processo de reflexão, tanto individual como coletivo, é a base para a sistematização de princípios norteadores de possíveis ações, e nunca de modelos. Faculdade da Região Serrana - FARESE

4 Faculdade da Região Serrana - FARESE
Libâneo (1990) enxerga na relação entre ensino e aprendizagem o elemento que possibilita a constituição da teoria didática e da orientação segura para a prática docente, destacando suas dimensões: # a política, pois o ensino enquanto prática social favorece transformações; # a científica, porque deve revelar as leis gerais e as condições concretas em que se manifestam; # e a técnica, enquanto orientações da prática em situações concretas específicas. Faculdade da Região Serrana - FARESE

5 Faculdade da Região Serrana - FARESE
Ensino e aprendizagem constituem unidade dialética no processo, caracterizada pelo papel condutor do professor e pela auto- atividades do aluno, em que o ensino existe para provocar a aprendizagem mediante tarefas contínuas dos sujeitos do processo. A aprendizagem exige a compreensão do conteúdo pelo aluno. Segundo Rios (2001), aprender não é um processo que se efetive sem rotinas ou ocorra de forma espontânea ou mágica. Ao contrário, exige a escolha e execução de uma metodologia adequada aos objetivos e conteúdos do objeto de ensino e aos alunos. Faculdade da Região Serrana - FARESE

6 Faculdade da Região Serrana - FARESE
O paradigma tradicional, professor palestrante e aluno ouvinte, foi-nos ensinado pela nossa vivência de alunos, sendo, portanto o que sabemos fazer, por experiência ou hábito, em contraposição a uma crescente necessidade da construção de um paradigma atual, em que o enfrentamento do conhecimento científico existente utilize um processo diferenciado, no qual a construção e a parceria sejam elementos fundamentais da relação. Faculdade da Região Serrana - FARESE

7 Faculdade da Região Serrana - FARESE
A ação do aluno se efetivará conforme a direção dada pelo professor ao processo, que é, portanto, de inteira responsabilidade deste. O papel do professor será, então, de desafiar, estimular, ajudar os alunos na construção de uma relação com o objeto de aprendizagem que, em algum nível, atenda a uma necessidade deles, auxiliando-os na tomada de consciência das necessidades apresentadas socialmente a uma formação acadêmica. Faculdade da Região Serrana - FARESE

8 Faculdade da Região Serrana - FARESE
Para que isso se realize faz-se necessária uma mudança na postura de professores e alunos diante da ciência e do conhecimento. O parafuso correto Algumas vezes é um erro julgar o valor de uma atividade simplesmente pelo tempo que se demora em realizá-la. Faculdade da Região Serrana - FARESE

9 Faculdade da Região Serrana - FARESE
Um bom exemplo é o caso do expert que foi chamado para arrumar um computador muito grande e extremamente complexo... um computador de 12 milhões de dólares. Sentado na frente do monitor, apertou umas quantas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo para ele mesmo e apagou o equipamento. Faculdade da Região Serrana - FARESE

10 Faculdade da Região Serrana - FARESE
Pegou uma pequena chave de fenda do bolso e deu uma volta e meia em um minúsculo parafuso. Então, ligou o computador e comprovou que funcionava perfeitamente. O presidente da empresa se mostrou surpreso e satisfeito. E se ofereceu para pagar o serviço à vista. - Quanto te devo? - perguntou. - São mil dólares pelo serviço. Faculdade da Região Serrana - FARESE

11 Faculdade da Região Serrana - FARESE
- Mil dólares? Mil dólares por alguns minutos de trabalho? Mil dólares só para apertar um simples parafuso? Eu sei que meu computador vale 12 milhões de dólares, mas mil dólares é muito dinheiro. Pagarei somente se me mandares uma fatura detalhada que justifique o valor. O especialista confirmou com a cabeça e foi embora... Faculdade da Região Serrana - FARESE

12 Faculdade da Região Serrana - FARESE
Na manhã seguinte o presidente recebeu a fatura, a leu com cuidado, balançou a cabeça e a pagou no ato. A fatura dizia: SERVIÇOS PRESTADOS: Apertar um parafuso dólar Saber qual parafuso apertar dólares. Faculdade da Região Serrana - FARESE

13 Faculdade da Região Serrana - FARESE
Veremos a seguir alguns dos procedimentos que podemos utilizar em sala de aula para nos auxiliar nessa grande tarefa que temos de ensinar e aprender. Faculdade da Região Serrana - FARESE

14 Faculdade da Região Serrana - FARESE
PROCEDIMENTOS Os procedimentos de ensino devem, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando, etc. (HAYDT, 1997, p.144) Faculdade da Região Serrana - FARESE

15 Faculdade da Região Serrana - FARESE
Aula expositiva Mais antigo e tradicional, mas, por outro lado, o mais utilizado em qualquer nível de ensino. Pode assumir nuances de uma exposição mais dogmática pelo professor. Entretanto, pode ser uma exposição aberta ou dialogada, que possibilita a interferência dos alunos, levantando questões, pedindo esclarecimentos e detalhes que possam melhorar a compreensão e exposição demonstrativa. Faculdade da Região Serrana - FARESE

16 Técnica de perguntas e respostas
É uma forma alternativa de aula expositiva. Essa técnica tem por objetivo estimular a participação e a autonomia, desenvolver a confiança, melhorar a relação intra-classe e dinamizar o cotidiano da sala de aula, sem a preocupação de julgamento. Faculdade da Região Serrana - FARESE

17 Faculdade da Região Serrana - FARESE
Estudo dirigido É uma técnica que consiste na solicitação de uma tarefa para ser executada pelo aluno com base em instruções de como realizá-las, fornecidas pelos professor. A base desta técnica é um texto do qual o professor extrai as questões que propõe como tarefa. O texto deve ser simples mas atender ao assunto previsto. Faculdade da Região Serrana - FARESE

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Trabalho em grupo O trabalho em grupo propicia ao aluno a oportunidade de trocar idéias e opiniões e, com isso, desenvolver as habilidades indispensáveis à prática de convivência interpessoal. Para a realização do trabalho em grupo, devemos estar atentos à formação dos grupos que pode ser espontânea – quando os alunos se reúnem livremente, seja por estarem próximos na sala de aula ou por afinidade e/ou preferência pessoal – ou dirigida – quando é o professor que estabelece a constituição dos grupos, de acordo com critérios considerados por ele importantes em determinadas situações. Outra questão que deve dispensar nossa atenção é a orientação do trabalho e dos alunos, traçando junto com eles certas normas de conduta e explicando os objetivos que se pretende com a tarefa. Faculdade da Região Serrana - FARESE

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Jogos Baseado em uma organização sistemática de regras, o jogo pode tanto ser uma atividade física ou mental, com características lúdicas que permitem ao professor motivar os alunos e, a estes, participarem ativamente além de incorporarem os valores inerentes à atividade que as regras estabelecidas, a priori, exigem. Faculdade da Região Serrana - FARESE

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Dramatização A dramatização compreende formas de representação por parte dos alunos, seja de forma espontânea ou intencional e planejada, na qual representam situações reais, imaginárias, entre outras, podendo ser usada tanto na aquisição de conhecimentos quanto no desenvolvimento de habilidades e de interação. Faculdade da Região Serrana - FARESE

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24 Faculdade da Região Serrana - FARESE
Temas geradores É uma forma de ensino desenvolvido como agrupamento de conteúdos e de atividades educativas realizadas em torno de temas de significado para os alunos, selecionados, geralmente, por eles próprios. Essa metodologia de trabalho favorece o desenvolvimento da pesquisa, da observação, do raciocínio da criança e sua adaptação ao meio profissional. Faculdade da Região Serrana - FARESE

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Estudos de casos O que caracteriza, primordialmente, essa técnica é o fato de basear-se em uma situação real, dentro de um assunto estudado que é apresentado aos alunos para que, com base nos aspectos teóricos que já dispõem, proponham alternativas de soluções. Faculdade da Região Serrana - FARESE

27 Faculdade da Região Serrana - FARESE
Estudo do meio É uma técnica que, a partir da sala de aula e retornando a ela, se desenvolve fora da escola, utilizando entrevistas, excursões, visitas técnicas e observação direta da realidade. É uma modalidade que permite a integração interdisciplinar e tem alto valor formativo e informativo. Faculdade da Região Serrana - FARESE

28 Faculdade da Região Serrana - FARESE
Método da descoberta Consiste em propor aos alunos uma situação de experiência, observação, para que eles formulem por si próprios conceitos e princípios utilizando o raciocínio indutivo. É, portanto, uma metodologia que valoriza a experiência concreta, a busca por soluções de problemas, o aperfeiçoamento dos processos de pensamento, a sistematização de dados coletados em conclusões e generalizações. O erro é considerado educativo. Faculdade da Região Serrana - FARESE

29 Faculdade da Região Serrana - FARESE
Recursos de ensino Quando escolhemos e utilizamos os recursos de ensino é importante dizer que por si só não garantem a qualidade do ensino e da aprendizagem. Pelo contrário, se mal escolhidos ou excessivos podem causar dispersão, ruídos na comunicação e inutilidade para o ensino e aprendizagem. Portanto, são um meio, não um fim. Faculdade da Região Serrana - FARESE

30 Alguns recursos que temos...
Quadro; Gravuras, fotografias, vídeos, clips, música; Cartazes, quadros e mural didático; Objetos e modelos; Flipchart Mapas, gráficos e diagramas; Retroprojetor; Gravador, TV/DVD, data show; Faculdade da Região Serrana - FARESE

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Referências HAYDT, R.C.C. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 1997. PIMENTA, S.G. & ANASTASIOU, L. G.CA. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. Faculdade da Região Serrana - FARESE

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