A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos"— Transcrição da apresentação:

1 Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos
Samuel agabatuler Victoria caroline 

2 sistemas simbólicos de representação da realidade
internalização PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM PIAGET Biológico: dentro para fora VYGOTSKY Contexto social: fora para dentro  Cultura sistemas simbólicos de representação da realidade construir a interpretação do mundo real

3 Mediação por instrumento
Elementos mediadores  No livro A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores, afirma que "o caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa" Mediação por signo: Mediação por instrumento  Qualquer objeto, forma ou fenômeno que representa algo diferente de si Facilita função psicologica superior  Objeto social  Mediador entre sujeito e mundo  Homem usa a seu favor, construido por ele mesmo, para facilitar sua ação sobre a natureza  Ex.: linguagem - palavra/representação

4 Convivencia com o meio social
Elementares Reações automáticas  Tipicamente de animais Superiores Reações intencionais  Tipicamente humanas Funções Psicológicas  Intencionais  Voluntárias  Conscientemente controladas  Memorização Raciocínio dedutivo  Capacidade de planejamento  Convivencia com o meio social 

5 Linguagem Caminha do meio social para o meio individual
Desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social Caminha do meio social para o meio individual Fala Social ou Exterior: desenvolmento social - quando a comunicação engloba elementos do entorno da criança, e tem como finalidade apenas a comunicação com os adultos  Fala Egocêntrica - Quando a criança não tem como prioridade ser ouvido pelo adulto, porém por não saber expressar sua fala apenas para si, expressa com altissonância.  Fala Interior- Quando é atingida a potencialidade da reflexão.  Lida com objetos ausentes  Comunicação  Organização do abstrato

6 Zona de desenvolvimento proximal (zpd)
Habilidades dominadas sozinha Desempenho Real  Amplitude de capacidade observável Habilidades fora do alcance atual e individual    Necessária avaliação para detectar até onde o desempenho real vai, para estimular a superação da ZPD  Desempenho Potencial 

7 Avaliação Estática Avaliação Dinâmica Quando ela da a resposta errada, o avaliador passa para a proxima pergunta  Nao incentiva a criança para saber até que parte seu desempenho alcança  Quando ela dá a resposta errada,o examinador dá-lhe uma sequencia gradual de sugestões dirigidas, a fim de facilitar a resolção do problema  Incentiva o desempenho real  Consegue perceber  a ZPD, sabendo em que ponto começa o desempenho potencial 

8 É uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação ​
Professor: mediador da aprendizagem, utilizando estrategias que levem o aluno tornar-se independente – criando nova ZPD Para ocorrer: interação social deve acontecer dentro da ZDP [distância entre conhecimento real e potencial ] Internalização é o momento que a aprendizagem se torna completa aprendizagem

9 Conclusão DESENVOLVIMENTO COGNITIVO APRENDIZAGEM SOCIAL
APRENDIZAGEM INDIVIDUAL  MEDIAÇÃO DESEMPENHO REAL FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES  ZPD DESEMPENHO POTENCIAL Conclusão 


Carregar ppt "Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google