VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem

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1 VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem
VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 Biografia Lev Semyonovitch Vigotski nasceu na Bielo Rússia, em 5 de novembro de 1896 (mesmo ano de Jean Piaget). Graduou-se em Direito pela Universidade de Moscou e, mais tarde, dedicou-se à pesquisa literária. Entre 1917 e 1923 atuou como professor e pesquisador no campo das artes, da literatura e da Psicologia e mais tarde formou-se em medicina. Faleceu em 11 de junho de 1934

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 Biografia Viveu na época de ouro da Revolução comunista o que influenciou seus estudos e tb dos colaboradores Foco de suas preocupações: desenvolvimento do indivíduo e da espécie humana como resultado de um processo sócio-histórico

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 Para Vigotski, o desenvolvimento mental da criança é um processo contínuo de aquisição de controle ativo sobre funções inicialmente passivas. Daí que, de início, o caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa através de outra pessoa. Neste sentido, o processo de solução de problemas em conjunto com outra pessoa não é diferenciado pela criança pequena no que se refere aos papéis desempenhados por ela e por quem a ajuda

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 Entre os elementos de origem sócio –cultural que atuam na formação dos processos mentais superiores da criança destaca a fala que é acima de tudo um meio de contato social com outras pessoas e a linguagem vai futuramente se constituir no pensamento A aprendizagem desperta vários processos internos que somente serão capazes de operar quando a criança interage com pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com colegas

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO: A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL OU IMEDIATO Atribui uma enorme importância à dimensão social, que fornece instrumentos e símbolos que mediam a relação do indivíduo com o mundo, O aprendizado é considerado, assim, um aspecto necessário e fundamental no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 o desenvolvimento pleno do ser humano depende do aprendizado que realiza num determinado grupo cultural, a partir da interação com outros indivíduos da sua espécie é o aprendizado que possibilita e movimenta o processo de desenvolvimento: É justamente por isso que as relações entre desenvolvimento e aprendizagem ocupam lugar de destaque na obra de Vigotsky

7 A psicologia do desenvolvimento em Vigotsky
VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 A psicologia do desenvolvimento em Vigotsky as origens das formas superiores de comportamento consciente — pensamento, memória, atenção voluntária etc, devem ser achadas nas relações sociais que o homem mantém Um dos instrumentos básicos criados pela humanidade é a linguagem. Vigotski então passou a dar ênfase, em toda sua obra, à linguagem e sua relação com o pensamento

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 Assim a história da sociedade e o desenvolvimento do homem caminham juntos e, mais do que isso, estão de tal forma intrincados, que um não seria o que é sem o outro. Com essa perspectiva, é que Vigotski estudou o desenvolvimento infantil. É através da mediação dos adultos que os processos psicológicos mais complexos tomam forma. Ver 3º § do texto pg4

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 O desenvolvimento está, pois, alicerçado sobre o plano das interações. O sujeito faz sua, uma ação que tem, dando-lhe um significado partilhado. Assim, a criança que deseja um objeto inacessível apresenta movimentos de alcançá-lo, e esses movimentos são interpretados pelo adulto como “desejo de obtê-lo”, e então lhe dá o objeto. Os movimentos da criança afetam o adulto e não o objeto diretamente; e a interpretação do movimento pelo adulto permite que a criança transforme o movimento de agarrar em gesto de apontar. O gesto é criado na interação, e a criança passa a ter controle de uma forma de sinal, a partir das relações sociais .

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 Para Vigotski, as funções psicológicas emergem e se consolidam no plano da ação entre pessoas e tornam-se internalizadas, isto é, transformam-se para constituir o funcionamento interno. Considera, portanto, as relações sociais como constitutivas das funções psicológicas do homem. Essa visão é interacionista.

11 A psicologia de aprendizagem em Vigotski
VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 A psicologia de aprendizagem em Vigotski Para Vigotski, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada pelo outro. Não há como apreender o mundo se não tivermos o outro, aquele que nos fornece os significados que permitem pensar o mundo a nossa volta Para Vigotski, o desenvolvimento é um processo que se dá de fora para dentro. É no processo de ensino-aprendizagem que ocorre a apropriação da cultura e o conseqüente desenvolvimento do indivíduo.

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 A aprendizagem da criança inicia-se muito antes de sua entrada na escola desde o primeiro dia de vida, ela já está exposta aos elementos da cultura e à presença do outro, que se torna o mediador entre ela e a cultura A escola surgirá, então, como lugar privilegiado para este desenvolvimento, pois é o espaço em que o contato com a cultura é feito de forma sistemática, intencional e planejada

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 O desenvolvimento — que só ocorre quando situações de aprendizagem o provocam — tem seu ritmo acelerado no ambiente escolar. A partir destas concepções, Vigotski construiu o conceito de zona de desenvolvimento proximal ou imediato, referindo-se às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático. A zona de desenvolvimento proximal ou imediato é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas pela criança, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros.

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 Vigotski insistia na importância de a Educação pensar o desenvolvimento da criança de forma prospectiva, e não retrospectiva, como era feito. O bom ensino é aquele que se volta para as funções psicológicas emergentes, potenciais, e pode ser facilmente estimulado pelo contato com os colegas que já aprenderam determinado conteúdo A aprendizagem é, portanto, um processo essencialmente social, que ocorre na interação com os adultos e os colegas. O desenvolvimento é resultado desse processo, e a escola, o lugar privilegiado para essa estimulação. A Educação passa, então, a ser vista como processo social sistemático de construção da humanidade

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 Para Vigotski, as relações entre aprendizagem e desenvolvimento são indissociáveis. A partir destas concepções de Vigotski O aluno jamais poderá ser visto como alguém que não aprende, possuidor de algo interno que lhe dificulta a aprendizagem. O desafio está colocado. Todos são responsáveis no processo. Não há aprendizagem que não gere desenvolvimento; não há desenvolvimento que prescinda da aprendizagem.

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 Zona do Desenvolvimento Real (ZDR) – Trata-se de considerar aquilo que a criança traz consigo; sua história. A criança é então avaliada. A partir deste diagnóstico dialógico e sócio-cultural, o professor começa a trabalhá-la, tendo em vista uma Zona do Desenvolvimento Potencial (ZDPot). O que planejamos (para o futuro) em relação ã criança. 2.     Zona do Desenvolvimento Proximal (ZDP ou imediata) – O professor, nessa Zona extremamente abstrata, através da linguagem e outros signos e por meio de instrumentos (giz; lousa; livros ; Vídeo; CDs etc.), vai aproximando a ZDR para a ZDP

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 O desenvolvimento está, pois, alicerçado sobre o plano das interações. O sujeito faz sua, uma ação que tem, dando-lhe um significado partilhado. Assim, a criança que deseja um objeto inacessível apresenta movimentos de alcançá-lo, e esses movimentos são interpretados pelo adulto como “desejo de obtê-lo”, e então lhe dá o objeto. Os movimentos da criança afetam o adulto e não o objeto diretamente; e a interpretação do movimento pelo adulto permite que a criança transforme o movimento de agarrar em gesto de apontar. O gesto é criado na interação, e a criança passa a ter controle de uma forma de sinal, a partir das relações sociais .

18 DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E LINGUAGEM
VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E LINGUAGEM Segundo Vigotski, para que o indivíduo se constitua como pessoa, é fundamental que ele se insira num determinado ambiente cultural.. As mudanças que ocorrem nele, ao longo de seu desenvolvimento, estão ligadas à interação dele com a cultura e a História da sociedade da qual faz parte Por isso, e de acordo com os conceitos desenvolvidos por Vigotski, o aprendizado envolve sempre a interação com outros indivíduos e a interferência direta ou indireta deles. Diferente de Piaget

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 Piaget e Vigotski O principal interesse de Piaget era estudar o desenvolvimento das estruturas lógicas, enquanto Vigotski pretendia entender a relação do pensamento com a linguagem e suas implicações no processo de desenvolvimento intelectual. Enquanto sob a perspectiva piagetiana o conhecimento se dá a partir da ação do sujeito sobre a realidade, para Vigotski, esse mesmo sujeito não só age sobre a realidade, mas interage com ela, construindo seus conhecimentos a partir das relações intra e interpessoais..

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 Enquanto sob a perspectiva piagetiana o conhecimento se dá a partir da ação do sujeito sobre a realidade, para Vigotski, esse mesmo sujeito não só age sobre a realidade, mas interage com ela, construindo seus conhecimentos a partir das relações intra e interpessoais.. Enquanto para Piaget, a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito, para Vigotski, a aprendizagem favorece o desenvolvimento das funções mentais. Tanto Piaget como Vigotski valorizam a interação do indivíduo com o ambiente e vêem o indivíduo como sujeito que atua no processo de seu próprio desenvolvimento

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VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 Na obra de Piaget, o estudo da problemática da linguagem é visto como uma preocupação secundária e inerente ao estudo do desenvolvimento do pensamento, tema central do seu trabalho Vigotski, considera o processo de aquisição da linguagem como decisivo no desenvolvimento cognitivo.


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