A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marília Ferreira Tavares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marília Ferreira Tavares"— Transcrição da apresentação:

1 Marília Ferreira Tavares
GERÊNCIA DE ESTOQUE Marília Ferreira Tavares

2 GERÊNCIA DE ESTOQUE O controle de estoque tem como meta principal a determinação do “QUANTO” se deve adquirir de matérias sujeitos a estoque, e “QUANDO” fazê-lo, a fim de proporcionar a continuidade operacional de uma organização.

3 PARÊMTROS DE CONTROLE Demanda ou Consumo – D  É a quantidade de material requerido para o atendimento das necessidades de produção relacionadas a uma determinada unidade de tempo. Quantidade de ressuprimento – QR É a quantidade de material que deve ser adquirida para se recompletar o nível de estoque em determinado intervalo de tempo.

4 Intervalo de ressuprimento – IR  É um período pré estabelecido pela gerência de estoque que corresponde , aproximadamente, ao intervalo de tempo decorrido entre duas quantidades de ressuprimento sucessivas. Por exemplo, uma demanda de 1200 unidades poderá ser atendida por uma única compra (IR=12 meses), por três compras (IR= 4 meses) ou mais.

5 Ponto de ressuprimento – PR  É uma quantidade de material pré determinado que, ao ser atendida pela ação da demanda, dá origem a uma solicitação de ressuprimento. Tempo de ressuprimento – TR  É o intervalo de tempo decorrido entre a solicitação e a inclusão do material de estoque.

6 Estoque de segurança – ES É uma quantidade predeterminada de material destinada a evitar ou minimizar os efeitos causados pela variação da demanda ou do tempo de ressuprimento. Deve ser utilizada para os itens 1ª, 1B e 1C. Ruptura de estoque – RE É a situação em que o material existente chega a zero, após consumido todo o estoque de segurança (quando houver). A partir deste ponto de ruptura, a ação continuada da demanda irá provocar a falta de material e seu conseqüente custo.

7 Nível de ressuprimento – NR  É um estoque potencial, isto é, corresponde a soma do material existente com aquele do recibo. O NR atinge o seu valor máximo no ponto de ressuprimento, decrescendo a partir daí até o novo PR. Nível de Operação – NO  É a quantidade normalmente disponível para atender à demanda, atingindo seu ponto máximo em cada ressuprimento.

8 Estoque médio – EM É uma quantidade de natureza teórica equivalente a uma quantidade não movimentada em determinado intervalo de tempo. Após vários ciclos de ressuprimento, ela corresponderá ao valor médio da QR acrescido do estoque de segurança EM=QR+ES 2

9 MÉTODO ABC OU CLASSIFICAÇÃO ABC
CURVA ABC MÉTODO ABC OU CLASSIFICAÇÃO ABC Este método, bastante empregado na gestão de estoque é um investimento de planejamento que permite ao gerente orientar seus esforços em direção aos resultados mais significativos para sua organização. Podemos afirmar que na maior parte das organizações, os estoques apresentam, em média, a seguinte distribuição em termos de quantidade e valor:

10 MÉTODO ABC OU CLASSIFICAÇÃO ABC
CLASSE % ITENS %VALOR TOTAL ESTOQUE A 10 75 B 25 20 C 65 5 TOTAL 100

11 Obtenção de relação dos itens com seus valores totais correspondentes;
METODOLOGIA: Obtenção de relação dos itens com seus valores totais correspondentes; Tabulação em ordem crescente de valor; Separação em classe A,B e C. A relação média de 10% de itens para 75% em valor é apenas um ponto de referência, pois caberá ao gerente de estoque definir os intervalos de sua conveniência.

12 Nível de Criticidade Nível 1: Material que não pode faltar no estoque, pois sua falta causa atraso ou parada da produção e prejuízos irrecuperáveis. Nível 2: Material considerável substituível. Nível 3: Material considerado supérfluo, só deve ser adquirido quando necessário à produção.

13 Método ABC x Nível de Criticidade
É T O D A B C C B A 1C C C 1B B B 1A A A NÍVEL DE CRITICIDADE


Carregar ppt "Marília Ferreira Tavares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google