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Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)

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Apresentação em tema: "Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)"— Transcrição da apresentação:

1 Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
Curso: Pedagogia Nome do Aluno: Alef Moreira da Silva Orientadora: Débora Raquel da Costa Milani INTRODUÇAO O ser humano tem sua trajetória de comunicação e inserção no mundo social marcada pelas diferentes linguagens - a verbal, a escrita, a gestual, a musical, etc., - as pessoas interagem entre si, expressando seus sentimentos, emoções, ideias, através das diferentes linguagens. A comunicação digital também pode ser chamada de linguagem digital e engloba aspectos da oralidade e da escrita. É baseada em códigos binários, que significam: linguagem computacional, e que torna possível informar, comunicar e interagir entre os meios de comunicação digitais existentes. Esta linguagem ocorre de forma que possibilita acessar informação, sons, imagens, jogos em uma velocidade cada vez maior e cada vez mais articulada com outros meios de comunicação. O advento da Internet vem possibilitando a ampliação e a rapidez no acesso à informação, provocando grande parte das mudanças e simbolizando a Sociedade da Informação e Comunicação. RESULTADOS Observamos que os meios de comunicação e informação se articulam, contribuindo cada vez mais com as possibilidades de acesso, convergência de meios tecnológicos e de mídias, possibilitando o acesso ao conhecimento de qualquer lugar e parte do mundo modificando substancialmente as várias formas de pensar, comunicar e educar. . De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (BRASIL, 1997), as questões relativas à globalização, as transformações científicas e tecnológicas e a necessária discussão ético-valorativa da sociedade apresentam para a escola a árdua tarefa de capacitar os alunos para participar da cultura, das relações sociais e políticas. Um ensino de qualidade, que visa formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, deve também contemplar o desenvolvimento de capacidades que possibilitem adaptações às complexas condições e alternativas de trabalho que temos hoje e a lidar com a rapidez na produção e circulação de novos conhecimentos e informações sempre crescentes. REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v.1). FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. OBJETIVO Verificar a influência das tecnologias da informação no currículo cultural adquirido na escola . METODOLOGIA A Metodologia utilizada foi a Pesquisa Bibliográfica. DISCUSSÃO As mudanças educacionais não acontecem com o repensar de apenas um membro do universo educacional, mas como ato político e, portanto, social e de união. Assim sendo, há grande relevância quanto à intervenção curricular, pois tem como finalidade principal a preparação dos alunos para mudar o mundo em que vivem. Para tanto, é evidente a necessidade da seleção dos conteúdos do currículo, os recursos e as experiências cotidianas de ensino e aprendizagem que caracterizam a vida nas salas de aula, as formas de avaliação e os modelos organizacionais, promovendo a construção dos conhecimentos, atitudes, valores para atuar na sociedade. Como afirma Paulo Freire (1996), a tecnologia não pode ser vista como uma obra diabólica ameaçando sempre os seres humanos, mas também, não pode ser entendida como algo angelical que está sempre a serviço do bem-estar. Na verdade, o que faz a diferença é a maneira como os seres humanos vão utilizá-la. Neste sentido, faz-se necessária uma modificação nas formas de pensar e agir sobre os conteúdos curriculares que são ensinados nas escolas, pois os alunos não contam exclusivamente com o contexto escolar para a construção de conhecimento sobre conteúdos considerados escolares. A mídia, a família, os amigos, são também fontes de influência educativa que incidem sobre o processo de construção de significado desses conteúdos. Essas influências sociais normalmente somam-se ao processo de aprendizagem escolar, contribuindo para consolidá-lo; por isso é importante que a escola as considere e as integre ao trabalho. CONSIDERAÇÕES FINAIS A educação escolar deve englobar a educação social e compreendê-la em suas aflições e necessidades. Para Freire (1998), a educação não era simplesmente dominar padrões acadêmicos de escolarização ou profissionalizar-se. Declamava a libertação das algemas da opressão, a imersão na vida pública engajando-se no todo social. Assim sendo, há grande relevância quanto à intervenção curricular, pois tem como finalidade principal a preparação dos alunos para mudar o mundo em que vivem. Para tanto, é evidente a necessidade da seleção dos conteúdos do currículo, os recursos e as experiências cotidianas de ensino e aprendizagem que caracterizam a vida nas salas de aula, as formas de avaliação e os modelos organizacionais, promovendo a construção dos conhecimentos, atitudes, valores para atuar na sociedade. O grande desafio de educadores, pesquisadores, é compreender de que forma as mídias digitais podem funcionar como meio de auxílio para o desenvolvimento do ensino.


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