A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docência do Ensino Superior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docência do Ensino Superior"— Transcrição da apresentação:

1 Docência do Ensino Superior
Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova

2 Apresentação Questões Expectativas Necessidades 2

3 Expectativas Precisa prestar o PAE e quer fazer aldo relacionado à área de trânsito > Ensino na área de negócios Quer se familiarizar, começou a dar aulas como hobby. Dá aulas no Senai e Unip (Tecnólogo). Graduou-se e trabalho por um tempo. Pretende pegar a questão de metodologia. Tem intenção de fazer doutorado e começou a adar aulas. Linha de Educação e Pesquisa. O tema de estudo é Ensino de Contabilidade e Gerações. Sempre foi mais mercadológico do que acadêmico. Começou a dar aulas. Não pretende a carreira 100% acadêmica. Teve interesse na disciplina por dar aulas no interior. Saber para si ou conseguir transmitir. 4

4 Questões EDUCAR APRENDIZAGEM ENSINAR PEDAGOGIA 3

5 Expectativas Duas coisas em comum na turma: não somos professores, estamos professores. Sente-se uma contadora atuando como professora. Os cursos de mestrado e doutorado não preparam ninguém para ser professor. O que se leva para sala de aula é o que se vive e, no caso da turma, é o profissional. Para dar aulas procura copiar seus melhores professores. Acha que tão ou mais importante que o conteúdo é como o conteúdo é distribuído aos alunos. Vê que há professores que tem conhecimento mas não conseguem transmiti-lo. Percebe o professor como facilitador da transmissão de conhecimentos. 4

6 Expectativas Achava que para ser bom professor era preciso dominar o aluno a matéria. Métodos alternativos de avaliação. Falta de interesse: como despertar interesse do aluno. Como o aluno aprende. Fórum de discussão: o que é um bom professor? Quer entender os estímulos que levam o aluno a buscar aprender. 5

7 Visão do curso Características dos alunos Currículo Contexto
Processo de Aprendizado Resultado do Aprendizado 6

8 Objetivos Analisar e entender diferentes concepções curriculares e implementar metodologias de ensino inseridas no contexto do ensino superior brasileiro. Servir como ambiente de reflexão da prática do ensino superior e, em especial, em contabilidade. Construir as bases de uma linha de pesquisa em Ensino da Contabilidade. 7

9 Conteúdo Programático
Introdução e apresentação Concepções de ensino superior Estudantes universitários Currículo – conceitos e objetivos Conteúdo Modalidades didáticas Novas Tecnologias aplicadas a Educação Avaliação: alunos, professores e de curso 8

10 Atividades Aula prática Entrevista com alunos
Construção de um programa de disciplina Análise do currículo de um curso Apresentação de seminários Currículo Oculto Respostas a perguntas Avaliação da experiência Elaboração de artigo 9

11 Planejamento do curso Cronograma: Data Conteúdo Atividade 19/ago
Introdução/Apresentação 26/ago Contexto e Concepções de Ensino Superior Artigo e Pesquisa 2/set Estudantes Universitários Apresentação, Dados FUVEST e Discussão, Entrevistas com alunos 09/set Semana da Pátria/EnAnpad 16/set Seminário 1 - 23/set Atividade Individual - Projeto de Artigo 30/set Currículo – Conceitos e Objetivos Seminário 2 - 07/out Análise de Currículos/Currículo Internacional 14/out Discussão do projeto de artigo (duplas) e Seminário 3 - 21/out Modalidades Didáticas Seminário 4 - 28/out Consagração do Funcionário Público 04/nov Teaching cases 11/nov PBL - USP Leste 18/nov Novas Tecnologias apl a Educação Palestra 25/nov Avaliação do aluno e do professor Seminário 5 - 02/dez Avaliação do curso Aulas Práticas e Discussão 09/dez Encerramento – Avaliação Final 20/jan/12 Entrega do artigo 10/fev/12 Notas e Frequências - data máxima 10

12 Avaliação Leitura de textos, Atividades online,
Entrevistas com alunos da graduação, Preparação e apresentação de aulas práticas e seminários, Artigo sobre um tema de interesse no ensino contábil, Relatório os participantes avaliarão a experiência na disciplina. 11

13 Moodle Próximos Passos Cadastro! [Número USP]
Cadastro! [Número USP] 12

14 Recursos no Moodle Acesso a Leituras indicados Forum para participação
Material para elaboração dos Seminários Questões Videos Outros.... 13

15 Aquecimento para próxima sessão: Histórico e Reflexão
Origem: Idade Média, França (Paris) e Itália (Bolonha) Características: built of men >> sociedade de estudantes “Historically, the word university has no connection with universe or the universality of learning; it denotes only a totality of a group (...) The students of Bologna organized such a university first as means of protection against townspeople (...) Victorious over the townsmen, the students turned on ‘their other enemies, the professors’.” Herança: instituição, noção do estudo organizado em currículos, a organização em faculdades >> “but no substitute has been found for the university in its main business, the training of scholars and the maintenance of tradition of learning and investigation”.


Carregar ppt "Docência do Ensino Superior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google