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EDUCAÇÃO ESPECIAL.

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Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO ESPECIAL."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO ESPECIAL

2 OBJETIVOS DA DISCIPLINA:
-Introduzir os fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Especial identificando as abordagens, estratégias e suportes adequados para a construção de uma prática pedagógica na perspectiva da Educação inclusiva. - Identificar os fundamentos da Educação Especial/Inclusiva. - Caracterizar os alunos do Atendimento Educacional Especializado. - Refletir sobre o papel da escola e do educador na escola inclusiva. - Aplicar estratégias, recursos e suportes adequados ao trabalho pedagógico na perspectiva inclusiva

3 Aula 1- Cultura das diferenças

4 Discussão sobre inclusão/exclusão social- mecanismos sócio-culturais que viabilizam, dificultam ou impedem o acesso permanente aos direitos políticos, civis e sociais a todas as pessoas que compõem a sociedade. Efeitos da exclusão- danos ao sujeito e ao grupo social, em termos psicológicos, econômicos, políticos e culturais: -Baixa auto-estima -Auto-imagem negativa -Comportamentos desviante, apático, acomodado ou agressivo como forma de resistência ou de defesa.

5 -Percepção social negativa- incapaz, improdutivo
-Percepção social negativa- incapaz, improdutivo. -Limitação da possibilidade de ações participativas e do exercício pleno de cidadania para o grupo de excluídos. Preconceito- atitudes desfavoráveis e negativas a elas dirigidas, antes mesmo de um conhecimento prévio da situação ou de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.

6 Revisão dos paradigmas que orientam a sociedade como um todo:
Valorização da diferença e da multiplicidade característica do ser humano. “Os homens são diferentes, o que implica que são necessariamente vários: a multiplicidade dos homens é a verdade do próprio ser do homem.” (Mikhail Bakhtin)

7 Discussão crítica sobre modelos ideais, sobre normalização de perfis específicos de ser humano e de aluno. - Organização social facilitadora da convivência em grupos heterogêneos: acessibilidade

8 Crítica aos sistemas sociais construídos a partir das oposições: normal x especial; branco x negro; masculino x feminino; pobre x rico. Consolidação da proposta inclusiva de educação visando a “educação para todos”. Priorização do respeito à diferença, do espírito de cooperação e de solidariedade humana.

9 Revisão dos paradigmas que orientam a Educação:
Escola é para todos. Direito à diferença nas escolas. Revisão dos processos e mecanismos de eliminação pelas diferenças.

10 Educação Especial (Parecer CNE/CEB nº 13/2009)- é uma modalidade de ensino da Educação, de caráter complementar e transversal, que deve ser oferecido em todas as etapas, níveis e modalidades. Deve atender alunos com deficiências físicas, mentais, sensoriais, com transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

11 Luta contra todas as formas de segregação e exclusão social e educacional.
Transformação das “escolas dos diferentes” em “escolas das diferenças”. Reconstrução da escola comum na perspectiva inclusiva.

12 A escola na perspectiva da educação inclusiva:
Mudanças na escola Mudanças no projeto político pedagógico Autonomia e gestão participativa Atendimento Educacional Especializado

13 “ Pode-se pensar numa nova dimensão do espaço escolar que possibilita a manifestação da diferença dos modos e esquemas de construção do conhecimento acompanhada de um trabalho pedagógico que se transforma numa ação compartilhada, num espaço de elaboração conjunta. Ao se valorizar essa interação dialógica, o aluno não é mais um agente passivo e receptivo, mas um sujeito que age e, pelo seu discurso, se faz ouvir, recriando-se no seio de outras vozes. A ação compartilhada, permeando o espaço pedagógico, humaniza o processo educacional.” (Maria Thereza Freitas).


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