Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiovanni Neto Garrido Alterado mais de 5 anos atrás
1
JOGOS EDUCATIVOS Nós educadores precisamos estar atentos para descobrirmos as competências dos alunos, conforme diz Gardner (1985) o indivíduo possui múltiplas inteligências e cabe a nós colaborar para que o educando desperte. Uma das alternativas é o uso dos Jogos Educativos pois eles atendem a interesses individuais e coletivos do educando e explora suas múltiplas competências.
2
JOGOS EDUCATIVOS Os jogos educativos digitais atraem por serem desafiadores, despertarem a fantasia e a curiosidade. Eles devem reforçar os conteúdos estudados, despertar o interesse, potencializar a aprendizagem e torná-la prazerosa e diferenciada. Devem também atrair e manter o interesse (como já foi dito) e o entusiasmo. Oferecer reforço positivo, explorar a competição, informar sobre o nível de desempenho, fornecer instruções para a realização dos mesmos. O jogo deve criar a sensação de que aprender é prazeroso. Portanto ele deve servir para entretenimento com também para a aquisição de novos conhecimentos.
3
JOGOS EDUCATIVOS Um jogo educativo precisa atender a alguns critérios:
Promover situações interessantes e desafiadoras para a resolução de problemas, permitir uma auto-avaliação de seus desempenhos, fazer com que os participantes atuem ativamente de todas as etapas; Dar possibilidades aos alunos avaliarem sozinhos os resultados de suas ações; Permitir a capacidade de envolvimento dos educandos: esta participação deve ser contínua, seja agindo, observando ou pensando.
4
JOGOS EDUCATIVOS Memória (visual, auditiva, cinestésica);
Objetivos: Memória (visual, auditiva, cinestésica); Orientação temporal e espacial; Coordenação motora visomanual Percepção auditiva Percepção visual (tamanho, cor, detalhes, formas, posição, lateralidade)
5
JOGOS EDUCATIVOS Raciocínio lógico-matemático
Expressão linguistica (oral e escrita) Planejamento e organização
6
JOGOS EDUCATIVOS O erro faz com quer o indivíduo repense suas ações e refaça as estratégias para obter um resultado positivo na próxima jogada.
7
JOGOS EDUCATIVOS Endereços de alguns sites educativos:
Alfabetização, cidadania, sexualidade, saúde,tecnologia,vídeos, vestibular, religião,etc. Exemplos: id=233 id=134 id=82 id=3420 Matemática, Português, passatempos, Educação Monetária, etc. Promove a cidadania. Jogos, músicas e muito mais. Despertar cidadania, valorização da educação, conceitos diversos. Faixa etária de 03 a 10 anos Vasta programação educativa. Faixa etária de 03 a 10 anos.
8
JOGOS EDUCATIVOS www.zoologico.sp.gov.br Curiosidades.
Fábulas e estórias. Matemática, como fazer animação, jogos diversos. Faixa etária: a partir de 5 anos. Ver tambémhttp://seminarioavaliacao.blogspot.com/2008/05/avaliando-sites-educacionais.htmlwww.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999_A0128.PDFusuarios.upf.br/~mcpinto/infoeduc/checklist_site_educacional.
9
JOGOS EDUCATIVOS Bibliografia: Colaboração na indicação de alguns sites: Ivonete T. Balieiro - OP
10
Elaine A. Sabino Santos Orientadora Educacional
JOGOS EDUCATIVOS Elaine A. Sabino Santos Orientadora Educacional
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.