A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TREINAMENTO TRIBUTARIE FILIAL BAHIA 2017

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TREINAMENTO TRIBUTARIE FILIAL BAHIA 2017"— Transcrição da apresentação:

1 TREINAMENTO TRIBUTARIE FILIAL BAHIA 2017

2 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização de Bens do Ativo Imobilizado e Benfeitorias em Imóveis de Terceiros

3 Depreciação DEPRECIAÇÃO

4 Depreciação CONCEITO É a diminuição do valor dos bens corpóreos em decorrência de desgaste ou perda de utilidade pelo uso, ação da natureza ou obsolescência. Expressa a perda de valor que os valores imobilizados de utilização sofrem no tempo, por força de seu emprego na gestão

5 Depreciação Vale lembrar que... O encargo da depreciação poderá ser
computado como custo ou despesa operacional, conforme o caso. A depreciação dos bens utilizados na produção será custo, enquanto a depreciação dos demais bens há de ser registrada como despesa operacional.

6 Taxa anual Anos de vida útil:
Depreciação TABELA DE DEPRECIAÇÃO Abaixo uma tabela básica de acordo com a Receita Federal, resumindo segundo a legislação Brasileira como os bens são depreciados: Taxa anual Anos de vida útil: Edifícios % anos Máquinas e Equipamentos % anos Instalações % anos Móveis e Utensílios % anos Veículos % anos Computadores e Periféricos % anos

7 Depreciação Lembrando.......NÃO SE DEPRECIAM:
Terrenos, salvo em melhoramentos ou construções Bens que normalmente aumentam de valor com o tempo, como obra de arte Prédios e construções não alugados nem utilizados por seu proprietário na produção de seus rendimentos ou imóveis destinados à venda.

8 Depreciação Há vários métodos utilizados para se depreciar um bem do imobilizado. O único permitido pelo regulamento do imposto de renda é o da linha reta. Vejamos alguns exemplos:

9 Depreciação Método da linha reta:
Neste método, as quotas de depreciação são iguais a cada período. Exemplo: Veículo: valor R$ ,00 vida útil: de 5 anos. Taxa de depreciação: 100% / 5 anos = 20% ao ano Quota anual constante: 20% x = R$ 2.000,00

10 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
O presente Compliance de Depreciação e Amortização de Bens do Ativo Imobilizado e Benfeitorias em Imóveis de Terceiros, oferecido pela Tributarie, é exclusivo para as Empresas optantes pelo Regime de Tributação Lucro Real (não cumulativo)

11 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
Que têm bens móveis e imóveis em seu ativo imobilizado e/ou realizaram benfeitorias em imóveis de terceiros.

12 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
Em ambos os casos, os imóveis foram utilizados nos processos de fabricação de bens destinados à venda e/ou prestação de serviços, aplicando-se as taxas de depreciação de amortização estabelecidas pelas Receita Federal do Brasil.

13 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
O principal objetivo do Compliance de Amortização de Edificações e Benfeitorias é a DIMINUIÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA DE PIS E COFINS, uma vez que esses valores são considerados como devem ser abatidos na composição da base de cálculo para fins de apuração destes tributos.

14 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
O Trabalho Realiza-se uma minuciosa análise das apurações de PIS e COFINS referentes aos últimos 60 meses, juntamente com um levantamento das dedutibilidades dos valores relacionados à depreciação e/ou amortização referente a este período.

15 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
O Trabalho Após isso, é montada uma nova base de cálculo para fins de apuração. Buscamos a identificação dos créditos de PIS e COFINS e readequação através de PER/DCOMP das inconformidades constatadas na base de cálculo e retificação da DACON/EFD Contribuições e DCTF.

16 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
DACON Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais era uma declaração acessória obrigatória em que as pessoas jurídicas informavam a Receita Federal do Brasil sobre a apuração do: 1.      PIS e COFINS no regime cumulativo e não cumulativo e 2.      PIS com base na folha de salários.

17 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
DCTF significa Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, uma declaração de apresentação obrigatória à Receita Federal. O objetivo dessa declaração é informar os tributos e contribuições que são apurados pela empresa por meio de programas geradores específicos.

18 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
PER/DCOMP  A restituição e a compensação de quantias recolhidas a título de tributo ou contribuição administrados pela Receita Federal do Brasil será requerida pelo contribuinte mediante utilização do Programa Pedido Eletrônico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação

19 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
PER/DCOMP  A restituição e a compensação de quantias recolhidas a título de tributo ou contribuição administrados pela Receita Federal do Brasil será requerida pelo contribuinte mediante utilização do Programa Pedido Eletrônico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação

20 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
EFD  A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

21 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
Possibilidade de Recuperação O presente trabalho possibilita às Empresas, com efetividade, a compensação dos valores pagos a maior de PIS e COFINS durante os últimos 60 meses, de forma administrativa, através de PER/DCOMP nos tributos vincendos e/ou a vencer logo após a conclusão do trabalho.

22 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
Possibilidade de Recuperação Sendo que, em caso de obra, os créditos só podem ser levantados após a conclusão da mesma.

23 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
Foco de Atuação O referido Compliance tem como foco de atuação EXCLUSIVAMENTE as Empresas enquadradas no regime de tributação da PIS/COFINS não cumulativo,

24 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
Foco de Atuação Que realizaram, nos últimos 60 meses, benfeitorias em imóveis de terceiros e/ou possuem bens do ativo imobilizado em uso nas atividades da empresa.

25 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
Foco de Atuação Também atende empresas que sofram amortização e/ou depreciação, e possuam documentação que comprove esta ação, sendo que o valor das edificações deve estar destacado no valor do custo de aquisição do terreno, conforme laudo pericial.

26 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
Base Jurídica e Segurança do Serviço Lei nº /2002 Lei nº /2003 Lei nº /2007

27 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
Instrução Normativa SRF nº 457/2004, estabelece: De acordo com o Art. 3o: Do valor apurado na forma do art. 2o a pessoa jurídica poderá descontar créditos calculados em relação a: Produção de efeito (Vide Lei nº , de 2008) (Produção de efeitos) (Vide Medida Provisória nº 497, de 2010) (Regulamento).

28 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
Instrução Normativa SRF nº 457/2004, estabelece: VII - edificações e benfeitorias em imóveis de terceiros, quando os custos, inclusive de mão-de-obra, tenham sido suportados pela locatária.

29 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
Documentação SPED Contribuições (formatoTXT) - Relação de Ativo Imobilizado (formato ecxel) SPED Contábil* (formato txt) DACON* (formato txt) DCTF* (formato txt)

30 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
Documentação -Balancete (formato excel ou PDF) Controles de Depreciação/Amortização (formato excel) Livro de Entradas (formato PDF) Relação de DARFs Pagos (e-cac)* (formato excel, PDF ou TXT) - Situação Fiscal (formato PDF))

31 COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização
Documentação PER /DCOMP's transmitidos (formato PDF) Livro de Apuração do ICMS (a fim de verificar as aquisições registradas nos CFO 1.551, e ) (formato PDF) Notas Fiscais de Entrada (referente a Edificação e Benfeitoria no imóvel) (formato XML ou PDF) - SPED Fiscal (formato TXT)


Carregar ppt "TREINAMENTO TRIBUTARIE FILIAL BAHIA 2017"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google