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SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

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Apresentação em tema: "SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA"— Transcrição da apresentação:

1 SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
As possibilidades da Avaliação Interna

2 PARA APRENDER E ENSINAR
AVALIAR PARA QUÊ ? PARA APRENDER E ENSINAR Avaliação tem múltiplos olhares

3 A primeira e grande característica de um processo de avaliação é estar integrado ao processo de aprendizagem como um elemento de incentivo e motivação para a aprendizagem A avaliação do desenvolvimento requer um olhar sensível e permanente do professor para responder adequadamente ao “aqui e agora” de cada situação. Sua finalidade não é excluir, mas exatamente o contrário: incluir os alunos no processo educacional e assegurar-lhes êxito em sua trajetória. Oliveira (2002, p. 182)

4 A grande discussão se faz quanto às questões:
O que avaliar? Quando avaliar? Como avaliar? Para quê avaliar? Enfim, quanto às finalidades da avaliação, quais as funções a avaliação deve desempenhar?

5 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Fonte de informações para formulação de práticas pedagógicas; Aponta reciprocidade entre desempenho dos alunos e práticas de ensino dos professores.

6 MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Discrimina conhecimentos e competências a serem avaliados; Sua finalidade é orientar a elaboração de estratégias ou questões de avaliação; Não esgota o repertório de capacidades ou de procedimentos possíveis para a avaliação. Compõe-se de capacidades progressivas e diferenciadas quanto ao grau de complexidade. Apresenta habilidades e objetivos que devem ser desenvolvido ao longo do ano.

7 Matriz de Referência – Caderno 5
Matriz de Referência – PROEB Organizar uma nova Matriz de Referência a partir das existentes.

8 QUESTÕES PARA UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Cada questão deve medir apenas uma capacidade; Uma certa capacidade pode ser medida por questões com diferentes graus de dificuldades; Focar o que é importante e não o que é periférico; Ser coerentes com o que está sendo avaliado; Variadas quando ao grau de complexidade; Claras, curtas e objetivas.

9 ANÁLISE DA AVALIAÇÃO Análise vertical: em cada capacidade avaliada observar o desempenho da turma. Análise horizontal: no conjunto de capacidades avaliadas observar o desempenho individual de cada aluno.

10 Portifólio da Evolução da Escrita
O professor deve colecionar produções das crianças, como exemplos de suas escritas, desenhos com escrita, ensaios de letras, os comentários que fez e suas próprias anotações como observador da produção de cada uma. O registro diário de suas observações, impressões, idéias etc. pode compor um rico material de reflexão e ajuda para o planejamento educativo.

11 É IMPORTANTE ANALISAR AS ESCRITAS INFANTIS CHRISTIAN - PRÉ-SILÁBICA
O nome próprio foi o ponto de partida para o uso de letras na escrita, pois a maioria utilizada pertence a ele. Mas garante o significado diferente para cada palavra modificando o lugar da letra ou acrescentando outras. Não apresenta controle de quantidade, pois a grafia só é interrompida pelo limite da folha. LUCAS - PRÉ-SILÁBICO Existem presença de letras e números na escrita das palavras, ou seja, não construiu ainda a hipótese que para escrever uma palavra utilizamos somente letras. Está no início desta construção apesar de apresentar um repertório pequeno de letras, utilizando quase sempre a mesma grafia para a escrita de diferentes palavras.

12 O conhecimento sobre a psicogênese da língua escrita é essencial, pois permite que o professor atue como mediador no processo ensino-aprendizagem, através de intervenções que conduzam os alunos a uma evolução sistemática na construção da leitura e da escrita. Através da AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA o professor conhece as hipóteses das crianças envolvidas no processo de alfabetização (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética) o que dará a ele elementos para fazer seu planejamento, determinando os conteúdos e respectivos graus de aprofundamento.

13 AVALIAÇÃO EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE ORALIDADE
Pode-se observar : Se as crianças ampliaram seu vocabulário, incorporando novas expressões e utilizando de expressões de cortesia; Se percebem quando o professor está lendo ou falando; Se reconhecem o tipo de linguagem escrita ou falada. Durante a leitura, se lê com fluência, expressividade, respeitando a pontuação.

14 APLICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
É menos rigorosa do que a aplicação de uma avaliação sistêmica; Exige mediação do professor; Exige flexibilidade.

15 VALIDADE Fonte de informações para formulação de práticas pedagógicas;
Comunicação dos resultados (escola pais e alunos). Construção, com os alunos, de metas e objetivos a serem alcançados pela turma e por cada aluno individualmente. Utilização dos resultados analisados para planejamento e implementação de intervenções pedagógicas.


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