A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pichón-Rivière Profª Esp.Alexandra Fernandes Azevedo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pichón-Rivière Profª Esp.Alexandra Fernandes Azevedo"— Transcrição da apresentação:

1 Pichón-Rivière Profª Esp.Alexandra Fernandes Azevedo
GRUPOS OPERATIVOS Pichón-Rivière Profª Esp.Alexandra Fernandes Azevedo

2 Grupos centrados na tarefa
PICHON-RIVIÈRE Grupos Operativos Grupos centrados na tarefa “A relação dos integrantes do grupo, com a tarefa é que gera a cura, ou a aquisição de conhecimentos”

3 Técnica de trabalho com grupos que busca:
• Promover um processo grupal de aprendizagem; • Fazer uma leitura crítica da realidade com uma apropriação ativa dessa mesma realidade; • Estimular nos participantes uma atitude investigadora, na qual cada resposta obtida se transforme imediatamente em uma nova pergunta; • Ter a aprendizagem como sinônimo de mudança.

4 Técnica de trabalho com grupos que busca:
A partir das técnicas são cumpridas todas as regras da aprendizagem sendo: Global Total Fundamentalmente de caráter social

5 Qual o sentido da espiral para o entendimento do grupo operativo

6 Sobre a tarefa Unidade de trabalho que possibilita o esclarecimento do subjacente Promover a mudança operativa ( de uma situação para a outra) Resolver situações estereotipadas e dilemáticas Tornar as situações anteriores dialéticas Tocar o ponto de urgência O processo de compartilhar necessidades em torno de objetivos comuns constitui a tarefa grupal.

7 Aspectos do adoecimento
Obstáculos Medo da perda Medo do ataque Ansiedade

8 Processo do grupo Novo emergente Interpretação Existente
Unidade de trabalho

9 Teoria da doença única Policausalidade Fator constitucional
Fator disposicional Fator atual Pluralidade fenomênica Preservação do bom e controle do mal Continuidade genética funcional Depressão básica

10 Teoria da doença única Posição depressiva do desenvolvimento
Protodepressão Posição depressiva do desenvolvimento Depressão de começo ou desencadeante Depressão regressiva Depressão iatrogênica Protodepressão: vivenciada pela criança ao sair do útero Posição depressivo do desenvolvimento: perda, luto (desmame), culpa e tentativa de elaboração da situação, mecanismo de reparação Depressão de começo desencadeante: frustração ou perda período anterior a doença mental Depressão regressiva: regressão ao ponto disposicional. Fracasso na instrumentalização da posição esquizoparanóide Depressão iatrogênica: na qual a tarefa corretora atua tentando integrar as partes do ego do paciente.adquiri um insight e uma capacidade para elaborar um projeto no qual a morte está incluída como uma situação concreta

11 Depressão iatrogênica positiva
Explique essa posição Elaboração de projeto a partir de adequação e adaptação à realidade Seus produtos: insight, integração, diminuição da culpa e da inibição, processo de elaboração que pode continuar até depois da análise

12 No aqui-agora –comigo e na tarefa do grupo:
ECRO grupal No aqui-agora –comigo e na tarefa do grupo: capta-se um conjunto de experiências, afetos e conhecimentos; a partir desses pensam e atuam tanto em nível individual e grupal

13 Estrutura do grupo Delimitação do problema por meio do diagnóstico
(demanda) Traçar objetivos específicos para alcance das metas

14 GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
Estrutura do grupo Atenção Antes de iniciar o trabalho grupal deve-se realizar reunião com a instituição, objetivando expor a proposta de trabalho – apreciação e discussão COLETIVA. GERENCIAMENTO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO

15 Estrutura do grupo Grupo homogêneo ou heterogêno? Fechado ou aberto? Duração limitada ou ilimitada? ... área geográfica, iluminação, ventilação, conforto, familiaridade e segurança agrupados de acordo com a possibilidade de comprometer com os objetivos do grupo e por suas habilidades em participar de regras.


Carregar ppt "Pichón-Rivière Profª Esp.Alexandra Fernandes Azevedo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google