A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EAD - Educação a Distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EAD - Educação a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 EAD - Educação a Distância
Processo de Avaliação Professora: Anamaria Colla

2 PROBLEMATIZAÇÃO A avaliação é um processo de decisão seletiva
Um processo que envolve conteúdos, objetivos e modalidades de aprendizagem

3 DECISÕES PRÉVIAS

4 O que o professor espera de seus alunos no processo de avaliação?

5 O processo de avaliação vai contemplar que tipos de aprendizagem
O processo de avaliação vai contemplar que tipos de aprendizagem? Vai refletir que níveis de conhecimentos?

6 Quais os critérios básicos utilizados no processo de avaliação?

7 CONCLUSÃO A avaliação desvinculada do processo de ensino-aprendizagem
Acaba servindo apenas para classificar o aluno, não tendo repercussão na dinâmica do trabalho.

8 FATORES PRIMORDIAIS NA AVALIAÇÃO
Como o aluno se: ESTRUTURA ORGANIZA UTILIZA A INFORMAÇÃO Para resolver problemas mais complexos

9 Para que Avaliar ? Verificar quais os pontos fortes e fracos do aluno
Ajudar o processo de aprender a aprender Ajudar a avaliar o próprio processo de aprendizado

10 FATORES PRIMORDIAIS NA APRENDIZAGEM
Aprendizagem Significativa AUTO- REGULADA REFLEXIVA CONSTRUTIVA

11 NOVAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM
Como oportunizar a prática de habilidades de ordem mais alta do pensamento No EAD o centro do processo é o aluno

12 NOVAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM
No EAD o centro do processo é o aluno Trabalhar situações-problema Oferecer visões alternativas sobre o mesmo problema Oferecer materiais complementares que auxiliem a formação do aluno Ampliar as possibilidades de escolha do aluno Proporcionar feedback útil ao aluno e informações proveitosas para a comunidade Desenvolver competências

13 NOVAS PERGUNTAS Como desenvolver um conteúdo mais significativo de forma mais participativa, diminuindo a necessidade de recorrer à nota como instrumento de coerção?

14 AVALIANDO NOVAS DIMENSÕES
Ação coletiva e consensual (não individual e competitiva); Concepção investigativa e reflexiva (não classificatória); Mecanismo de diagnóstico (não como um fim em si mesmo);

15 AVALIANDO NOVAS DIMENSÕES
Postura cooperativa entre professores e aluno (não disciplinadora e diretiva) Ação coletiva e consensual (não individual e competitiva); Privilégio à compreensão (não só memorização); Privilégio à autonomia (não dependente).

16 AVALIAÇÃO A avaliação em EAD não se restringe somente a testes e trabalhos, mas envolve diferentes meios:

17 RELAÇÃO COM PROCESSO DE APRENDIZAGEM
WWW Listas de discussão Vídeo conferência Projetos colaborativos Aspectos de Avaliação Habilidade de comunicar habilidade de colaborar interatividade autonomia

18 O PROFESSOR AO AVALIAR DEVERÁ:
Repensar o uso autoritário da avaliação; Redimensionar o uso da avaliação quanto à forma e conteúdo; Alterar sua reação diante dos resultados.

19 O AVALIADOR SE TRANSFORMA EM PESSOA-RECURSO E ABANDONA O PAPEL DE JULGADOR SUPREMO.


Carregar ppt "EAD - Educação a Distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google