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EAD - Educação a Distância
Processo de Avaliação Professora: Anamaria Colla
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PROBLEMATIZAÇÃO A avaliação é um processo de decisão seletiva
Um processo que envolve conteúdos, objetivos e modalidades de aprendizagem
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DECISÕES PRÉVIAS
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O que o professor espera de seus alunos no processo de avaliação?
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O processo de avaliação vai contemplar que tipos de aprendizagem
O processo de avaliação vai contemplar que tipos de aprendizagem? Vai refletir que níveis de conhecimentos?
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Quais os critérios básicos utilizados no processo de avaliação?
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CONCLUSÃO A avaliação desvinculada do processo de ensino-aprendizagem
Acaba servindo apenas para classificar o aluno, não tendo repercussão na dinâmica do trabalho.
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FATORES PRIMORDIAIS NA AVALIAÇÃO
Como o aluno se: ESTRUTURA ORGANIZA UTILIZA A INFORMAÇÃO Para resolver problemas mais complexos
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Para que Avaliar ? Verificar quais os pontos fortes e fracos do aluno
Ajudar o processo de aprender a aprender Ajudar a avaliar o próprio processo de aprendizado
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FATORES PRIMORDIAIS NA APRENDIZAGEM
Aprendizagem Significativa AUTO- REGULADA REFLEXIVA CONSTRUTIVA
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NOVAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM
Como oportunizar a prática de habilidades de ordem mais alta do pensamento No EAD o centro do processo é o aluno
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NOVAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM
No EAD o centro do processo é o aluno Trabalhar situações-problema Oferecer visões alternativas sobre o mesmo problema Oferecer materiais complementares que auxiliem a formação do aluno Ampliar as possibilidades de escolha do aluno Proporcionar feedback útil ao aluno e informações proveitosas para a comunidade Desenvolver competências
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NOVAS PERGUNTAS Como desenvolver um conteúdo mais significativo de forma mais participativa, diminuindo a necessidade de recorrer à nota como instrumento de coerção?
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AVALIANDO NOVAS DIMENSÕES
Ação coletiva e consensual (não individual e competitiva); Concepção investigativa e reflexiva (não classificatória); Mecanismo de diagnóstico (não como um fim em si mesmo);
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AVALIANDO NOVAS DIMENSÕES
Postura cooperativa entre professores e aluno (não disciplinadora e diretiva) Ação coletiva e consensual (não individual e competitiva); Privilégio à compreensão (não só memorização); Privilégio à autonomia (não dependente).
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AVALIAÇÃO A avaliação em EAD não se restringe somente a testes e trabalhos, mas envolve diferentes meios:
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RELAÇÃO COM PROCESSO DE APRENDIZAGEM
WWW Listas de discussão Vídeo conferência Projetos colaborativos Aspectos de Avaliação Habilidade de comunicar habilidade de colaborar interatividade autonomia
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O PROFESSOR AO AVALIAR DEVERÁ:
Repensar o uso autoritário da avaliação; Redimensionar o uso da avaliação quanto à forma e conteúdo; Alterar sua reação diante dos resultados.
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O AVALIADOR SE TRANSFORMA EM PESSOA-RECURSO E ABANDONA O PAPEL DE JULGADOR SUPREMO.
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