A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico
PUC/RS EAD Gestão em Saúde 2ª Aula Roberto Astor Moschetta

2 Planejamento Estratégico Roteiro
Estratégia Planejamento Estratégico Cenários e Tendências Visão Método Negócio – Análise do Ambiente Missão – Objetivos Princípios – Estratégias Controle OK

3 Com qual roteiro? - Método

4 Método 6 passos básicos agregados pela Visão Aplicar e controlar Visão
Negócio Missão Princípios Análise do Ambiente Objetivos Estratégias Aplicar e controlar Visão

5 Âmbito de atuação da empresa
1º Passo: Negócio “A questão é que tão raramente perguntamos de forma clara e direta e tão raramente dedicamos tempo a uma reflexão sobre o assunto, que esta talvez seja a mais importante causa do fracasso das empresas” Âmbito de atuação da empresa Peter Drucker

6 1º Passo: Negócio Visão míope X Visão estratégica produto benefício
Beleza Automação Energia Alegria Presentes Entretenimento

7 1º Passo: Negócio

8 1º Passo: Negócio

9 1º Passo: Negócio Monsanto é uma empresa pioneira na área de Ciências da Vida. Ela pesquisa e desenvolve soluções que levam à saúde e ao bem-estar, estabelecendo um elo entre agricultura, nutrição e saúde (área farmacêutica)

10 Evolução do negócio da IBM
1º Passo: Negócio Permanente mas não imutável Evolução do negócio da IBM Início década 50 Computadores Fim década 50 Processamento de dados Início década 60 Manipulação de informações Fim década 60 Solução de problemas Início década 70 Minimização de riscos Fim década 70 Desenvolvimento alternativas Início década 80 Telemática Fim década 80 Informação

11 1º Passo: Negócio Mantemos a liderança em criação, desenvolvimento e manufatura das mais avançadas tecnologias de informação, incluindo sistemas de computadores, software, sistemas de rede, dispositivos de armazena-mento e microeletrônica. Traduzi-mos estas avançadas tecnologias em valor para nossos clientes atra-vés das nossas soluções profissio-nais e serviços no mundo inteiro

12 Papel desempenhado pela empresa em seu Negócio
2º Passo: Missão “Uma empresa não se define pele seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão e existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa” Papel desempenhado pela empresa em seu Negócio Peter Drucker

13 2º Passo: Missão Perguntas facilitadoras: O que a empresa deve fazer?
Para quem deve fazer Para quê deve fazer? Como deve fazer? Onde deve fazer? Qual a responsabilidade social deve ter?

14 2º Passo: Missão Missão SLC em 1990 O que a empresa deve fazer?
Desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços Para quem deve fazer Destinam-se à agricultura Para quê deve fazer? Visa a satisfação do cliente Como deve fazer? Com tecnologia adequada e qualidade superior

15 2º Passo: Missão Missão SLC em 1990 Onde deve fazer? Brasil e exterior
Qual a responsabilidade social deve ter? Contribuir para o incremento da produtividade agrícola, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente

16 2º Passo: Missão Missão SLC em 1990
“A SLC S.A Indústria e Comércio, tem por missão desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços destinados à agricultura, com tecnologia adequada e qualidade superior, visando a satisfação do cliente, contribuindo para o incrementeo da produtividade agrícola, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente”

17 2º Passo: Missão Missão SLC após parceria JOHN DEERE

18 2º Passo: Missão “Promover a melhoria contínua da qualidade de vida da sociedade, intermediando recursos e negócios financeiros de qualquer natureza, atuando, prioritariamente, no fomento ao desenvolvimento urbano e nos segmentos de habitação, saneamento e infra-estrutura, e na administração de fundos, programas e serviços de caráter social”

19 2º Passo: Missão

20 2º Passo: Missão

21 2º Passo: Missão

22 3º Passo: Princípios “Seja flexível e, quando não puder aceitar os termos, aceite os meios termos. Porém, não confunda meios termos com meios princípios. Meios princípios não existem” Balizamentos para o processo decisório e para o comportamento da empresa no cumprimento de sua Missão Ilie Gilbert

23 3º Passo: Princípios Contato permanente com clientes
Segredo do sucesso das Fortune 500: Contato permanente com clientes Estrutura com poucos níveis Executivos inovadores e empreendedores Princípios (valores, credos, políticas, filosofias) explicitados

24 3º Passo: Princípios Características: Redação de forma concisa e clara
Abrangência Número reduzido Alguns temas: Clientes, Recursos Humanos, Etica, Qualidade, Parceria, Tecnologia, Inovação, Sigilo, Transparência, etc.

25 3º Passo: Princípios

26 3º Passo: Princípios

27 3º Passo: Princípios

28 3º Passo: Princípios

29 3º Passo: Princípios

30 1º, 2º e 3º Passos Negócio Identidade Organizacional
Personalidade Organizacional Missão Visão Princípios

31 Fontes de informação www.strategia.com.br
PAGNONCELLI, D.; Vasconcellos Filho, P. Sucesso empresarial planejamento. RJ, qualitymark, 1992 MONTGOMERY, C.; PORTER, M (org). Estratégia. A busca da vantagem competitiva. RJ, Campus, 1998 PRAHALAD, C. K.; HAMEL G. Competindo pelo futuro, SP, Campus, 1996

32 Fontes de informação NAISBITT, J.; ABURDENE, P. Megatrends 2000: dez novas tendências de transformação da sociedade nos anos 90. RJ, Campus, 1990 PORTER, M. Vantagem competitiva. RJ, Campus, 1989 PORTER, M. Estratégia competitiva. RJ, Campus, 1988

33 Questões


Carregar ppt "Planejamento Estratégico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google