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LDB – artigo 23___novas possibilidades de organizar a escolarização

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Apresentação em tema: "LDB – artigo 23___novas possibilidades de organizar a escolarização"— Transcrição da apresentação:

1 LDB – artigo 23___novas possibilidades de organizar a escolarização
FREITAS, Luiz Carlos de. CICLOS, SERIAÇÃO E AVALIAÇÃO: confronto de lógicas LDB – artigo 23___novas possibilidades de organizar a escolarização Prefeitura de Belo Horizonte – ciclos Prefeitura de São Paulo – 1998: progressão continuada Ambas procuram por caminhos diferentes- reordenar tempos da escola Avaliação- na org. atual são centrais

2 FREITAS, Luiz Carlos de. CICLOS, SERIAÇÃO E AVALIAÇÃO: confronto de lógicas
Autor procura diferenciar as duas experiências, chamadas de CICLOS mas que são diferentes Ciclos de formação- exp. socialmente significativas para a idade do aluno Agrupamento de séries- procura garantir progressão continuada- fluxo de alunos – garantir aprendizagem com medidas de apoio

3 Escola- construção social- cumpre função
FREITAS, Luiz Carlos de. CICLOS, SERIAÇÃO E AVALIAÇÃO: confronto de lógicas CICLOS : proposta global de redefinição de tempos e espaços da escola, como se organizam estes tempos e espaços seriação salas de aulas Escola- construção social- cumpre função

4 Escola – visão socialista
FREITAS, Luiz Carlos de. CICLOS, SERIAÇÃO E AVALIAÇÃO: confronto de lógicas Escola – visão liberal Conceito de equidade Nível socioeconômico ainda é fator relevante Escola não é ilha- visão ingênua- resta trabalhar fatores intrínsecos à escola Escola – visão socialista Necessidade da eliminação dos desníveis socioeconômicos e da distribuição do capital cultural e social

5 Respeitar o tempo que os alunos precisam
FREITAS, Luiz Carlos de. CICLOS, SERIAÇÃO E AVALIAÇÃO: confronto de lógicas Unificação dos tempos de aprendizagem diferencia o desempenho dos alunos. Pq? Unificação de aprendizagens pressupõe alterar o tempo das aprendizagens Respeitar o tempo que os alunos precisam

6 Autor separa experiências em dois grupos:
FREITAS, Luiz Carlos de. CICLOS, SERIAÇÃO E AVALIAÇÃO: confronto de lógicas Autor separa experiências em dois grupos: 1- exp. norteadas pela utopia liberal: escola eficaz para todos, inclusão, aprendendo apenas conteúdos socialmente valorizados- Progressão Continuada 2- exp. visando superar essa utopia- ir além da inclusão formal redefinindo as finalidades educacionais - Ciclos

7 Dilema do papel a atribuir à avaliação escolar
FREITAS, Luiz Carlos de. CICLOS, SERIAÇÃO E AVALIAÇÃO: confronto de lógicas Progressão Continuada: apesar de juntar séries, trata cada ano escolar de forma seriada e vê conteúdos como conjuntos de comp./hab a serem dominadas - Apenas limitou o poder de reprovar- recup. paralela, avaliações de sistema Questão central aqui não é progressão ou séries e sim: avaliar com poder de reprovar ou não Dilema do papel a atribuir à avaliação escolar

8 Alteração dos tempos e dos espaços Tem como pressupostos
FREITAS, Luiz Carlos de. CICLOS, SERIAÇÃO E AVALIAÇÃO: confronto de lógicas A lógica dos ciclos Alteração dos tempos e dos espaços Tem como pressupostos Conhecimento como processo de construção e reconstrução: com significado a pt das exp. dos alunos valorização de saberes sócio- culturais propostas interdisciplinares para superar fragmentação gestão democrática e planejamento participativo

9 Belo Horizonte: prática do professor deve ser construída a pt:
FREITAS, Luiz Carlos de. CICLOS, SERIAÇÃO E AVALIAÇÃO: confronto de lógicas Belo Horizonte: prática do professor deve ser construída a pt: fases do desenvolvimento humano do aluno suas características pessoais e vivências socioculturais articulando temas transversais com as disciplinas convencionais

10 Seriação tende a favorecer concepção lógico – enciclopédica
FREITAS, Luiz Carlos de. CICLOS, SERIAÇÃO E AVALIAÇÃO: confronto de lógicas A lógica da avaliação Seriação tende a favorecer concepção lógico – enciclopédica Progressão continuada – prática ou instrumental Ciclos – concepção cultural que supera por inclusão as outras duas; mantém o que há de positivo e vai além- proposta progressiva

11 Políticas Educacionais
FREITAS, Luiz Carlos de. CICLOS, SERIAÇÃO E AVALIAÇÃO: confronto de lógicas Políticas Educacionais Estabilização da taxa de repetência em índices ainda altos e queda na proficiência média dos alunos que frequentam a 4ª série (5º anos) do EF. Esse quadro não se deve à implantação de ciclos ou progressão continuada pois o regime seriado representa 90% da opção das redes de ensino no país

12 Poder do professor- a pt do controle da avaliação do aluno
FREITAS, Luiz Carlos de. CICLOS, SERIAÇÃO E AVALIAÇÃO: confronto de lógicas Escola afastada da vida usou muito tempo motivadores artificiais- um deles, o processo avaliatório e por conseguinte, a nota Finalidade da avaliação nunca foi apenas verificar a aprendizagem, mas sim, estabelecer controle sobre o comportamento dos alunos, seus valores e atitudes Poder do professor- a pt do controle da avaliação do aluno

13 FREITAS, Luiz Carlos de. CICLOS, SERIAÇÃO E AVALIAÇÃO: confronto de lógicas
Novas formas de exclusão- tipo de uso que se faz da avaliação informal, pois atingem diretamente a auto- estima dos alunos e podem ser mais perversos que a nota a avaliação informal vai criar trilhas diferenciadas de progressão com diferenciados e variados momentos de terminalidade ou com a exclusão sendo feita em anos mais elevados da estrutura escolar, quando a evasão já é tida como algo mais natural e aceitável

14 Progressão e ciclos ainda são avanços em relação à seriação
FREITAS, Luiz Carlos de. CICLOS, SERIAÇÃO E AVALIAÇÃO: confronto de lógicas Conclusão Progressão e ciclos ainda são avanços em relação à seriação É preferível que o aluno mesmo sem aprender fique na escola para denunciar essa mesma escola


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