A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec Itu Angelo Luiz Cortelazzo – Unicamp

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec Itu Angelo Luiz Cortelazzo – Unicamp"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DO “SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM” (SAA) POR PROFESSORES E ESTUDANTES
Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec Itu Angelo Luiz Cortelazzo – Unicamp Francisco de Assis de Freitas – CPS – Fatec Itu Maria Rafaela Junqueira Bruno Rodrigues – CPS – Fatec Franca

2 O processo de “Ensino-Aprendizagem”
Linearidade do processo...sem retroalimentação Objetivo Conteúdo Método Avaliação Período (Bimestre, Semestre, Ano...)

3 Processos de “Avaliação”
D I AGNÓ S T I CA SOM A T I V A Aula 1 Aula 2 Aula 3 Aval iação 3 Aula n Aval iação n Aval iação 1 Aval iação 2 ... FORMATIVA Período (semestre, ano etc.) Mais comumente usada: somativa

4 Avaliação Formativa - dificuldades
Muitos estudantes nas salas de aula. Professor cada vez com menos tempo. Foco de boa parte dos professores: “dar aula”. Massificação do processo de ensino ... Sem apoio (tecnológico).... Quase impossível !!

5 Avaliação Formativa: dinâmica
Método Convencional Aula 1 Tarefa(s) 1 (Exercícios) Avaliação 1 Resgate de pontos Fracos Aula 2 Célula de fluxo

6 Avaliação Formativa: dinâmica
Método Convencional, com Resgate de pontos Fracos Aula 2 Aula 1 Tarefa(s) 1 (Exercícios) Avaliação 1 Resgate de pontos Fracos Aula 2 Célula de fluxo

7 O Linguagem: PHP Banco de Dados: MySql
(gratuitos e fáceis de utilizar e manter) Agilização e padronização do desenvolvimento: Framework Laravel (era bootstrap) - desenvolvimento mobile first Portanto, é um sistema Web, alocado no domínio PIVA JR., D.; CORTELAZZO, A.L.; FREITAS, F.A. e BELO, R.O. Sistema de Avaliação da Aprendizagem (SAA): Operacionalização da Metodologia FlippedClassroom. In: Anais do 22º Congresso Internacional ABED Educação a Distância, Águas de Lindóia, SP: ABED, 2016.

8 Planejamento da disciplina
Funcionamento do Planejamento da disciplina Aulas.. 1, 2,.. Aula Data,Conteúdo, Objetivos, Conceito, Bibliografia... Conceito Descrição, forma de avaliação, questões... Diretamente no Sistema (Web) Banco de Questões Via Planilha Excel Via WebService

9 Planejamento da disciplina
Funcionamento do Planejamento da disciplina Aulas.. 1, 2,.. Aula Data,Conteúdo, Objetivos, Conceito, Bibliografia... Conceito Descrição, forma de avaliação, questões... Banco de Questões Registro de Presença Aulas.. 1, 2,.. Montagem da avaliação Conforme Configuração Controle da Aplicação da Avaliação por Estudante Banco de Questões

10 Avaliação do Metodologia
O SAA desenvolvido foi aplicado junto a disciplinas de cursos presenciais na área de Computação e Informática. Os testes foram realizados em três Faculdades de Tecnologia (Fatecs) ligadas ao Centro Paula Souza. 1ª etapa: duas turmas de um mesmo professor, num total de 109 estudantes. 2ª etapa: sete turmas e disciplinas diferentes, de cinco docentes, num total de 387 estudantes.

11 Avaliação do Avaliações:
Professores: questão aberta para tecer comentários sobre o processo, ao final das disciplinas. Retorno: 100%, apesar de não ter havido uma grande quantidade de observações (respostas sucintas) Alunos: espontânea, a partir de questionário disponibilizado ao final das disciplinas para estudantes com pelo menos 3 avaliações pelo SAA. Retorno: 27,9%, sendo 2/3 desse total, com participação de 6 avaliações ou mais. Disciplinas: “Algoritmos” (53,4%), “Fundamentos de TI” (39,7%) e “Lógica de Programação Aplicada” (6,9%).

12 Avaliação dos Professores -
Depoimentos selecionados “No início da aula da disciplina Y, fiz a correção e comentários do exercício 3 com os alunos e percebi um crescimento, pois aqueles que fizeram e erraram, perceberam que falta um pouco mais de esforço para estudar a matéria, e os que não fizeram, perceberam a importância de fazê-lo, pois foi efetuada uma apresentação de um protótipo industrial que leva codificação do que estamos trabalhando. Convidei um aluno que fez a disciplina no semestre passado, e perceberam a importância de entender a disciplina em suas partes e no todo, além de fazer os exercícios. Olhinhos brilharam.”

13 Avaliação dos Professores -
Depoimentos selecionados “O Professor tem que chegar em sala de aula, explicar a matéria, e se o aluno aprendeu ou não, tem que passar pra frente, e o software SAA permite que quando ministro aulas em minha disciplina, eu consigo identificar problemas que de forma tradicional, não consigo trabalhar, [...] o professor consegue, com base nos relatórios emitidos pelo sistema, identificar as diferenças e assim, trabalhar de maneira diferenciada.”

14 Avaliação dos Professores -
Depoimentos selecionados “Outro fator importante a ser relatado, é que com a utilização do sistema em questão, o Professor tem muito mais trabalho em sala de aula em função de diagnosticar constantemente através dos relatórios oferecidos, os “gaps” de aprendizagem e o trabalho individualizado de cada aluno, recuperando-o, trazendo-o ao patamar dos demais colegas, o que faz com que os alunos não entrem no desânimo situacional e acabem fazendo parte do índice de evasão escolar.”

15 Avaliação dos Professores -
Pontos positivos destacados pelos docentes 1. Permite identificar a deficiência dos estudantes durante o processo, o que possibilita a solução dos problemas e melhoria da aprendizagem; 2. Possibilita a mudança de postura dos estudantes (de agentes passivos para agentes ativos), no que se refere à própria aprendizagem; 3. Aumenta a motivação dos estudantes, possibilitando um melhor direcionamento e aumento no tempo dedicado aos estudos; 4. Possibilita que a busca da aprendizagem se dê e seja importante para retroalimentar as ações do processo, o que reduz a exclusão dos que não conseguem “acompanhar” a disciplina e, com isso, muito possivelmente, também contribui para diminuir a evasão; 5. Possibilita redução das diferenças de aprendizagem.

16 Entendimento do conteúdo
Avaliação dos Alunos - Percepção da aprendizagem com o uso do SAA Melhorou Piorou Indiferente 50,0% 44,8% Entendimento do conteúdo 50,0% 46,6% Aprendizagem

17 Avaliação dos Alunos - Nota obtida na disciplina Melhorou Piorou
29,3% 60,3% Melhorou Piorou Indiferente

18 Avaliação dos Aluno - Diferença: Aumento de 17%
Caso da disciplina de “algorítimos” Nota média dos estudantes no SAA nas disciplinas de Algoritmos  4,18 Nota média dos estudantes nas provas oficiais das disciplinas de Algoritmos  5,60 A média dessa discipina em semestres anteriores para turmas com a mesma relação candidato/vaga  4,80 Diferença: Aumento de 17%

19 Avaliação dos Aluno - Total de 496 estudantes
2º Semestre estudantes Fatec Itu 1º Semestre 2017 – 387 estudantes das Fatecs de Itu, Tatuí e Indaiatuba Total de 496 estudantes

20 Avaliação dos Alunos - Interface do SAA (1 – ruim a 5 – ótima)

21 Avaliação dos Alunos - O que você acha do SAA ser utilizado em outras disciplinas do seu curso? (1 – não a 5 – com certeza)

22 Utilização do METODOLOGIAS ATIVAS MÉTODOS CONVENCIONAIS
Flipped Classroom PBL – Problem Based Learning Learning Spaces Blended Learning ... MÉTODOS CONVENCIONAIS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO PRESENCIAL Disciplinas Regulares -> Avaliação Formativa Disciplinas ou Casos Especiais -> Projetos Interdisciplinares -> Avaliação de Portfólios -> ENADE (treinamento)

23 Novos módulos - Obrigado! Módulo raciocinador...
SALA ALLEGRO 2 – 19 set 17  -      15:30 as 15:55 TC 204 -  SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA): UM SISTEMA POTENCIALIZADOR DE CURSO NAS MODALIDADE EAD, CONVENCIONAL E HÍBRIDA


Carregar ppt "Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec Itu Angelo Luiz Cortelazzo – Unicamp"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google