A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIVERSIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIVERSIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA"— Transcrição da apresentação:

1

2 DIVERSIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Sala Allegro 1 – Palestras Institucionais - 19set17 13:00 / 13:25 – PI Pearson DIVERSIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Um ambiente de aprendizagem é um espaço comunicativo onde sujeitos vivenciam oportunidade de aprendizado. No ensino superior à distância ele se configura principalmente dentro de diferentes ambientes virtuais, onde as trocas subjetivas se dão na proporção das interações entre os sujeitos e seus objetos interativos e no esforço de alcançar seus objetivos. É a qualidade dessas interações que promovem processos metacognitivos e potencializadores do sucesso da aprendizagem. Compreender como essas trocas acontecem e conhecer as formas diversificadas dessas interações são essenciais para construirmos modelos mais significativos de espaços de aprendizagem à distância. Maria Filomena Brandão – Pearson

3 Um ambiente de aprendizagem é um espaço comunicativo onde sujeitos vivenciam oportunidade de aprendizado Distância Física Autonomia e Disciplina Aplicação da tecnologia e meios de comunicação à aprendizagem (Llamas) EAD Gera novos papéis para alunos e professores Estratégias com Novas atitudes e Novos enfoques metodológicos Processo de ensino-aprendizagem, mediado pela tecnologia (Moran) Tutoria grande importância no papel de facilitador e mediador Metodologia a EAD é uma estratégia educativa baseada na “aplicação da tecnologia à aprendizagem e, por isso, não obedece a limites de lugar, tempo, ocupação ou idade. Situação que gera novos papéis para alunos e professores, bem como novas atitudes e novos enfoques metodológicos”. A EAD pode também ser definida como uma “relação professor-aluno ou ensino-aprendizagem mediada pedagogicamente e mediatizada por diversos materiais instrucionais e pela orientação tutorial. Isto é válido tanto para ambientes pedagógicos tradicionais quanto para aqueles que usam as novas tecnologias” (RIANO, 1997, p. 20). Por sua vez, Moran (2002) caracteriza a EAD por ser um “processo de ensinoaprendizagem, mediado pela tecnologia, no qual professores e alunos não se encontram no mesmo lugar ao mesmo tempo”

4 Construções coletivas e interatividade Engajamento e Estímulo ao Aluno
TUTORIA Relevância Construções coletivas e interatividade Engajamento e Estímulo ao Aluno Empregabilidade Motivação e Interação dos Alunos Seleção de Materiais e Plano de aula Gestão do Ambiente Virtual Com a continuidade do crescimento do número de cursos e de matrículas em cursos a distância formais e não formais no país, esta função assume cada vez maior relevância e potencial de empregabilidade e de geração de renda. O tutor online é uma espécie de regente de orquestra remota: é responsável pelas construções coletivas, seleção de materiais, pela interatividade e gestão do ambiente virtual, pela preparação das aulas de acordo com o modelo e o projeto do curso. “Tutorar” online significa assumir o importante papel de facilitação dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem, tendo como responsabilidades principais orientar e acompanhar o aluno neste ambiente para que se mantenha engajado e estimulado a concluir os seus estudo Orientar e acompanhar Feedback

5 Processos Metacognitivos e Potencializadores do sucesso da Aprendizagem
Processos Mentais Controle do Uso das suas Competências Uso de Habilidades por meio de estratégias específicas Atividades Rotineiras e Simples Objetos Cognitivos Emoções Motivações Monitorização do Sistema Cognitivo Estratégias de Aprendizagem Metacognição Metacognição As estratégias são processos mentais que têm um papel importante na aprendizagem, porque ao utilizá-las o aprendiz torna-se capaz de controlar o uso das suas competências e o uso das estratégias mais específicas, ou seja, de estratégias que o permitam realizar uma tarefa com o maior êxito possível.  Este conceito, introduzido por John Flavell, define o conhecimento sobre os próprios processos e produtos cognitivos. A metacognição abrange o conhecimento sobre os objetos cognitivos, emoções e motivações, mas também abrange a monitorização do sistema cognitivo, ou seja, as ações de observação, avaliação e correção realizadas pelo aprendiz sobre os seus produtos cognitivos. A metacognição, segundo Pozo; Monereo; Castelló (2004) diz respeito à capacidade que os seres humanos possuem de exercer um certo controle consciente sobre os próprios estados e processos mentais.         Sempre que realizamos atividades, mesmo as mais simples e rotineiras, que executamos continuamente sem reparar nelas, ou as mais elaboradas que exigem de nós habilidades e conhecimentos mais complexos, é exigido de nós o controle sobre alguns elementos dessa atividade, ou a realização de analogias com conhecimentos já adquiridos para que obtenhamos êxito.          O uso das estratégias solicita do indivíduo uma capacidade de refletir sobre seus próprios processos mentais. Por esta razão, o interesse pelo estudo do papel das estratégias na aprendizagem intensificou-se com surgimento de uma nova área de investigação psicológica designada por metacognição .          Este conceito, introduzido por John Flavell, define o conhecimento sobre os próprios processos e produtos cognitivos. A metacognição abrange o conhecimento sobre os objetos cognitivos, emoções e motivações, mas também abrange a monitorização do sistema cognitivo, ou seja, as ações de observação, avaliação e correção realizadas pelo aprendiz sobre os seus produtos cognitivos. A metacognição, John Flavell Produtos Cognitivos

6 No contexto dos avanços tecnológicos, as instituições de ensino deparam-se com desafios emergentes:
a necessidade de responder às demandas da sociedade da informação; um novo público discente, caracterizado como estudantes digitais Imperatividade de modelos educacionais dinâmicos, flexíveis, cooperativos, personalizados e interativos

7 ESTRUTURA DA APRENDIZAGEM NA EAD
Foco na Aprendizagem Interação Construção do Conhecimento Desenvolvimento das Potencialidades ESTRUTURA DA APRENDIZAGEM NA EAD

8 FORMAS DIVERSIFICADAS DE INTERAÇÕES
Formas simples e em uma interface amigável, para que o aprendizado fique em primeiro lugar assim como as metas de aprendizado de cada aluno.

9 Tutores Alunos Convidados Troca de Arquivos e Vídeos
Síncrona Tutores Alunos Convidados Registro (gravação) Dúvidas Troca de Arquivos e Vídeos Debates

10 Assíncrona Reflexão e Pesquisa antes da postagem Aprofundamento de Ideias e Conceitos ´Prática Consciente das Funções Cognitivas: Relacionar, analisar, inferir, etc. Possibilita o registro do Processo de Construção do Conhecimento (Leite)

11 Construção de Texto de modo colaborativo
Discussão de Temas com mediação dos tutores Pode servir como Mural para exposição de trabalhos ´Pode servir para estudo de casos Criação de Livro online Sistematização de Conhecimento

12 Participação do Tutor e dos Alunos
Inserção de links nos textos do curso que levam à visualização da lista Compreensão de Textos

13 Amplia a visão sobre um mesmo tema
Informações Trabalhos Produções Amplia a visão sobre um mesmo tema Atinge a Turma toda

14 Recurso de Aprendizagem em ambiente Colaborativo
Criação de trabalhos e Projetos (principalmente games) Permite criação de um guia de estudo e de correção das atividades Alunos podem acompanhar sua evolução por meio das correções (erro promove aprendizado) Pode ser usado como avaliação Promove habilidades específicas como por exemplo em Artes, Educação Física, Matemática e Linguagem

15 Troca de Experiências Oficina de Estudos Foco na temática do Blog ´Ampliação e Aprofundamento de Conhecimento Combina textos, imagens, diversas mídias e links para outros blogs Construção coletiva de conhecimento Microblogging: consiste em blogs com textos curtos que podem formar uma biblioteca ou um glossário

16 Exibe e compartilha Informações Totalmente interativa
Vídeos PPT Áudios Tempo Real (Síncrona) Exibe e compartilha Informações Totalmente interativa

17 Webinar é uma transmissão de áudio e vídeo que utiliza a tecnologia do “Streaming” como base para realizar apresentações online onde os alunos, usando um computador, tablet ou celular, assistem a uma palestra ou curso “Ao Vivo” a partir de uma plataforma específica, sem se preocupar com as barreiras geográficas, algo bem parecido com uma tv só que via internet e com interação. O Tutor, professor ou aluno discute a informação transmitida na tela dos participantes, que podem fazer perguntas em tempo real através do telefone.


Carregar ppt "DIVERSIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google