Resolução de Problemas

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Apresentação em tema: "Resolução de Problemas"— Transcrição da apresentação:

1 Resolução de Problemas

2 O que é de fato resolução de Problemas?
Resolução de Problemas nada mais é do que o uso de métodos, de formas ordenadas, para encontrar soluções de problemas específicos. Algumas técnicas para resolução de problemas desenvolvidos e utilizados na inteligência artificial;ciência da computação;engenharia; matemática; medicina,estão relacionadas com processos mentais de resolução de problemas estudados na psicologia.

3 Resolução de Problemas Matemáticos
Na Matemática é onde surge as Inúmeras Dúvidas Geradas pelos Alunos. A Grande questão é fazer os mesmos assimilarem Informações fornecidas através de símbolos adequados para resolver problemas. Isto requer muita atenção na leitura para a Interpretação e desenvolvimento de tal exercício.

4 Solução concretas para desafios reais
Proposta de Solução Ferramentas Resultado Esperado O desafio Solução concretas para desafios reais Uma abordagem realista que apresenta uma metodologia para colocar em pratica a estratégia proposta Estratégias atuais e eficientes para transformar os desafios em oportunidades de melhoria As Principais características da realidade enfrentada pela educação publica em seus diversos aspectos Resultados concretos, e não apenas reflexão. Serão propostos objetivos claros para cada um dos desafios

5 As quatro fases para resoluções de problemas
A Resolução de Problemas apresenta um conjunto de quatro fases: 1º Compreender o problema 2º Elaborar um plano 3º Executar um plano 4º Fazer o retrospecto ou verificação: serve para despertar e corrigir possíveis enganos

6 Na resolução de problemas é necessário eleger um assunto sobre o qual investigar: as preferências ou os medos da classe, as características da família dos alunos ou outras questões relacionadas ao cotidiano deles. Quando o tema faz parte do universo das crianças, os dados ganham sentidos, elas se enxergam neles e tem uma postura ativa ao longo das atividades.

7 Interpretação Os alunos apresentam grandes dificuldades em relação à aprendizagem dos conteúdos matemáticos que são oferecidos de forma abstrata e distante da realidade que os cercam, na resolução de problemas os alunos apresentam falta de compreensão diante da leitura das atividades propostas. Pois os mesmos decodificam os símbolos e os códigos, mas não conseguem entender o que diz os enunciados. 

8 Resoluções de problemas com equação do segundo grau
Toda equação é resultado de um processo que envolve a análise de um problema e a elaboração de uma generalização com base nele. Esse trajeto deve ser um dos principais norteadores do trabalho com álgebra, área da matemática que envolve o uso de letras.

9 Despertar no aluno o gosto pela resolução de problemas não é uma tarefa fácil, muitos são os momentos de dificuldade, obstáculos e erros. Isto acontece porque professores e alunos não conseguem distinguir um problema matemático de um exercício de matemático. Como exemplo de problemas, apresentamos a seguinte situação envolvendo equação do 2°grau

10 Exemplo 1 Duzentas e quarenta figurinhas devem ser repartidas por um grupo de meninos, mas na hora de reparti-las 5 meninos não aparecem para pegar as suas figurinhas. Por causa disso, menino recebeu 8 figurinhas a mais. Quantos meninos receberam figurinhas?

11 Resolução Para resolver este problema será necessário que o aluno traduza o enunciado para linguagem matemática apropriada = realizando manipulações algébricas para chegar à expressão 8x²-40x-1200=0 (ou x²-5x-150=0). Após estes passos, o aluno poderá utilizar algum procedimento padronizado para resolução, como por exemplo, aplicação da formula de Bháskara.

12 Como exemplo de um exercício poderia propor ao aluno que resolvesse a equação:
8x²-40x-1200=0. Neste caso solicita-se ao aluno a aplicação imediata, por exemplo, da fórmula de Bháskara, não requerendo o mesmo das outras habilidades matemáticas,como a interpretação de problemas e assim não promovendo o instinto investigativo.

13 Tipos de problemas Existem diferentes tipos de problemas e cada tipo é uma função no processo de aprendizagem do aluno. Em forma de síntese apresentamos esses tipos de problemas: Complexos: precisam de vários pontos de vista Exigentes: a solução só e atingida após um intenso trabalho mental; embora o caminho possa ser curto, ele tende a ser difícil Exigem lucidez e paciência: um problema se inicia com uma aparente desordem e é necessário observar as regularidades, os padrões que permitirão a construção do caminho até a solução

14 Exercícios A medida de área de um quadrado é igual a 121 m². Qual é a medida do lado dele?

15 Exercícios A medida de área de um quadrado é igual a 121 m². Qual é a medida do lado dele? X² =121 X = x= -11 e x=+11

16 O triplo do quadrado de um número inteiro é igual ao seu quíntuplo
O triplo do quadrado de um número inteiro é igual ao seu quíntuplo. Determine o número. Resolução:

17 O triplo do quadrado de um número inteiro é igual ao seu quíntuplo
O triplo do quadrado de um número inteiro é igual ao seu quíntuplo. Determine o número. Resolução: 3x²=5x 3x²-5x=0 X (3x-5) =0 X=0 3x-5=0 x=0 ou x=

18 Bibliografia www.brasileduca.com.br Revista nova escola
Geralda_Santana.pdf

19 Participantes Ana Paula Ofelina RGM : 146088-9
Eder Bueno da Silva RGM : Kathilene Lima dos Santos RGM : Miriã Alves da Silva Santos RGM : Samara Lira RGM : Valquíria Nascimento RGM :

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