A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem."— Transcrição da apresentação:

1 “Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem

2 Cronograma das atividades 1. Como estou com a Informática Educativa - (10 min) 2. Vídeo : Tecnologia X Metodologia - (3 min) 3. Questões sobre o vídeo - (10min) 4. O que é Informática na Educação - (20min) - Proposta Pedagógica de atuação no Laboratório de Informática : - Atribuições do Professor de Informática Educativa - Proposta do Laboratório de Informática - Professor Mediador - Como os trabalhos são desenvolvidos 5. Características dos Softwares ferramenta e tutelado (7 min) 6. Aplicativos do Linux e Sites educativos (5 min) 7.Apresentação de alguns trabalhos de 2017 ( 5 min)

3 Como estou com a Informática Educativa ? Não tenho ideia!!! Quero ver mais... Corro de computador... Sei, e vou correndo para o Laboratório...

4 Não tenho paciência... Vou ao Laboratório com meu conteúdo Sei como é e gosto de planejar

5 Tecnologia X Metodologia Passar o Vídeo

6 SOBRE O VÍDEO Tecnologia ou Metodologia ? De que serve a tecnologia se o método mantém? Como fazer diferente? De que forma devo Planejar?

7 Segundo o MEC: "a inserção do computador no processo de ensino- aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador.“ OBJETIVO da Informática Educativa é utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se com “quando”, “por que” e “como” usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento O que é informática na educação ?

8 Proposta Pedagógica de atuação no Laboratório de Informática Atribuições do Professor de Informática NTM/SEMED Equipe da Gerência de Tecnologias Educacionais

9 Atribuições do Professor de Informática Educativa Planejar as aulas; Agendar as aulas com antecedência Atuar junto com os professores; Participar com os demais profissionais, integrar as diferentes áreas; Orientar professores, de acordo com o conteúdo das disciplinas e o objetivo das aulas ( FCE de Informática Educativa); Desenvolver um trabalho de integração entre os conteúdos, as tecnologias e os diferentes tempos e espaços escolares; Sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do uso dos recursos existentes; Criar um ambiente motivacional de alfabetização, socialização e comunicação;

10 Atribuições do Professor de Informática Educativa Assessorar o uso das TIC’s nos outros espaços pedagógicos da escola; Orientar os alunos a utilizarem os computadores, realizarem pesquisas na internet, realização de seus trabalhos; citar fontes... Incentivar projetos colaborativos envolvendo professores, alunos, escola, utilizando recursos variados (mídias digitais, TV, vídeo, livros, internet, visitas monitoradas, entrevistas); Incentivar a Formação Continuada;

11 Proposta do Laboratório de Informática Planejar as aulas de acordo com o conteúdo que o professor interessar ; O Professor deverá acompanhar a sua turma ao laboratório de informática para fazer a intervenção; O Horário das turmas de 1ª à 4ª, deverá ser flexível, flutuante, para atender a demanda de 5ª à 8ª Os Professores de 6ª à 9ª deverão agendar as aulas com antecedência, seguindo o planejamento previsto; Orientar os professores na utilização dos softwares e aplicativos do Linux;

12 Proposta do Laboratório de Informática Apresentar os trabalhos em Mostra Cultural no final do 2º Semestre; Trabalhar a música com os conteúdos; Editar vídeo com todos os trabalhos para apresentar em Mostra Cultural. Criar blog da Escola

13 Como os trabalhos serão desenvolvidos Planejamento semanal Horário de aula Disposição dos alunos nos micros Fichas de atividades

14 Características dos softwares Tutelado e Ferramenta Tutelado: Abordagem Construcionista, possui características pedagógicas das concepções teóricas de Piaget, Vygotsky e Papert. Softwares SUPER LOGO, EDLIM, JCLIC, HOTPOTATOES. Ferramenta: O computador passa a ser a ferramenta pela qual o aluno desenvolve alguma coisa – Aplicativos do Office, Openoffice : writer, impress, calc.

15 WWW.ATIVIDADESEDUCATIVAS.COM.BR WWW.CAMBITO.COM.BR WWW.CERCIFAF.ORG.PT/MOSAICO.EDU GCOMPRIS, CHILDSPLAY IMPRESS, WRITER, CALC, KDENLIVE, EDILIM Aplicativos e ferramentas do LINUX Sites Educativos

16 Próxima Formação No Laboratório de Informática Data a definir Sistema Operacional LINUX; Aplicativos do LINUX Sites Educacionais Sugestões


Carregar ppt "“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google