A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação e Expressão na Escrita Técnico-Profissional do Serviço Social Revisão 1 Luís Cláudio Dallier.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação e Expressão na Escrita Técnico-Profissional do Serviço Social Revisão 1 Luís Cláudio Dallier."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação e Expressão na Escrita Técnico-Profissional do Serviço Social
Revisão 1 Luís Cláudio Dallier

2 Linguagem verbal e não verbal
A comunicação escrita, assunto desta revisão, corresponde à linguagem verbal. A linguagem verbal diz respeito tanto à escrita quanto à fala.

3 Qual alternativa apresenta apenas uso da linguagem verbal?
Um gerente gesticulando e falando alto. A Assistente Social escrevendo um relatório. Um candidato representando uma ação durante uma dinâmica de um processo seletivo. O diretor financeiro desenhando um gráfico. Um instrutor sinalizando para o operador de máquinas.

4 Textos com linguagem verbal e não verbal
Integração entre linguagem não verbal e linguagem verbal pode ser um bom recurso expressivo. Exemplos: charges, tirinhas, mapas, fotos com legendas etc.

5 Os signos e a linguagem verbal e não verbal
Vídeo “Linguagem e dialogismo” (UNIVESP TV)

6 Metáfora e metonímia Referem-se à alteração de
sentido das palavras, correspondendo ao valor conotativo ou figurativo da palavra em um texto oral ou escrito.

7 Na frase “As taxas de juro colocaram a inflação na marca do pênalti”, a expressão marca do pênalti apresenta uma alteração de sentido por meio do acréscimo de um segundo significado. Qual seria esse tipo de alteração?

8 Coerência Textual A coerência textual está ligada à capacidade de se estabelecer um sentido para o texto.

9 Fatores que contribuem para a coerência do texto.
A situação e o contexto; um grau adequado de informações; consistência e relevância; as relações com outros textos; as intenções do autor; focalização; a participação do leitor; conhecimento prévio do leitor; inferências.

10 Restabelecendo a coesão e a coerência
Muitas árvores foram derrubadas pelas máquinas e muitas árvores de imensas áreas verdes foram devastadas pelas queimadas, por isso a floresta consegue sobreviver. (sem coesão e incoerente) Embora muitas árvores tenham sido derrubadas pelas máquinas e imensas áreas verdes devastadas pelas queimadas, a floresta conseguiu sobreviver.(coerente)

11 Restabelecendo a coerência
A inclusão social é uma das principais metas da nossa instituição, assim a contratação de colaboradores com necessidades especiais foi reduzida. (incoerente) A inclusão social é uma das principais metas da nossa instituição, no entanto, a contratação de colaboradores com necessidades especiais foi reduzida.(coerente)

12 Atividade Estabeleça a relação ou a articulação de oposição entre as frases, restabelecendo a coerência do texto. “A inclusão social é uma das principais metas do turismo. O segmento de Aventura Especial ficou de fora do projeto.”

13 Tornar o pensamento comum
Comunicação Eficaz Tornar o pensamento comum Produzir resposta paroquiadesaopedropb.blogspot.com Persuadir

14 Característica de um texto
Um texto não é a soma de sentenças ou um aglomerado de frases. Um texto precisa ser delimitado. Um texto deve ser gerador de sentido. A produção de um texto não está isolada de seu contexto.

15 Tipos de texto Narrativo. Descritivo.
Dissertativo (expositivo e argumentativo).

16 Revisão gramatical Ela disse: - Muito obrigada! Ela própria redigiu o relatório. As faturas seguem anexas. Elas estavam meio apressadas, pois havia bastantes compromissos. Eles foram bastante prestativos. Já era meio-dia e meia e não havia nada para eu comer.

17 Uso dos “porquês” Por que – “por qual razão”, “pelo qual”, “por qual”. Por quê – final de frase. Porque – “uma vez que”, “já que”, “devido a”. Porquê – substantivo (“razão”, “motivo”). Quê – substantivo (“qualquer coisa, alguma coisa”).

18 Atividade a) _____ você não fala a verdade? (por que/ por quê/ porque/ porquê) b) Você na fala a verdade _______? (por que/ por quê/ porque/ porquê) c) Não sei _______ ele não fala a verdade. (por que/ por quê/ porque/ porquê) d) Ele não fala a verdade _______ lhe falta coragem. (por que/ por quê/ porque/ porquê)


Carregar ppt "Comunicação e Expressão na Escrita Técnico-Profissional do Serviço Social Revisão 1 Luís Cláudio Dallier."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google