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GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo

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Apresentação em tema: "GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo"— Transcrição da apresentação:

1 GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
UFU – Universidade Federal de Uberlândia FACOM – Faculdade de Computação GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo Aulas 05 – Integração Prof. William Chaves de Souza Carvalho

2 Integração Grupo de Processo Processo Iniciação
Desenvolver o termo de abertura do projeto Planejamento Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto Execução Orientar e gerenciar a execução do projeto Controle Monitorar e controlar o trabalho do projeto Realizar o controle integrado de mudanças Encerramento Encerrar o projeto ou fase

3 Principais documentos do projeto
Disciplina Conteúdo Plano de Gestão Termo de Abertura (Project Charter) Integração Autorização de início Definição do Gerente - Declaração de Escopo (DE) Escopo O que deve ser feito O que deve ser entregue Plano de Gestão do Projeto (PGP) Como será feita a gestão do Escopo do Cronograma de Custos de Qualidade de Recursos de Comunicação de Riscos de Aquisições

4 Plano de Gestão do Projeto
Disciplina Integração Escopo Tempo Custos Qualidade Recursos Comunicações Riscos Aquisições Fatores Ambientais Ativos de Processos Planejar Aquisições Desenvolver o Termo de Abertura Declaração de Escopo Planejar Comunicações Criar a WBS Definir o Escopo Coletar os Requisitos Definir as Atividades Plano Gestão Projeto Desenvolver Plano de RH Desenvolver Cronograma Estimar as Durações Estimar os Recursos Seqüenciar Atividades Planejar Qualidade Determinar Orçamento Estimar Custos Planejar as respostas a riscos Realizar a análise quantitativa dos riscos Realizar a análise qualitativa dos riscos Identificar os riscos Planejar Gestão de Riscos

5 Desenvolver o Termo de Abertura

6 Desenvolver o Termo de Abertura
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Declaração de trabalho (DT) Caso de Negócio Contratos (quando aplicável) Fatores ambientais da empresa Ativos de processos organizacionais Opinião especializada Termo de Abertura (Project Charter) Missão: Autoriza o início formal do projeto (ou fase) e define o GP Declaração de trabalho: Necessidades de negócio e macro escopo do produto Relevância estratégica do produto e do projeto Caso de Negócio (Business Case): Justificativa de negócios do projeto Viabilidade econômica: Custos x Benefícios esperados (ROI)

7 Visão Geral O produto a ser desenvolvido é o aplicativo multilíngue de self-expression Sonora, o qual se integrará ao serviço web de streaming e consumo de músicas do site. O aplicativo possibilitará a interação e troca de informações entre usuários das redes sociais Orkut e Facebook integradas com o Twitter e mecanismos de consulta e links externos. O objetivo deste aplicativo é aumentar os índices de compartilhamento e consumo de músicas entre usuários das referidas redes sociais. Para tanto, contará, também, com recursos que permitam a formação de opinião individual ou coletiva com base nos dados disponíveis. Estes dados darão origem a informações que serão referenciadas pelo aplicativo (dentro da base Sonora), o qual poderá exportá-las para outros sistemas de acordo com modelos de negócio pré-estabelecidos.

8 Entradas típicas Fatores ambientais da empresa
Cultura e sistemas existentes na empresa Padrões governamentais (IBAMA, ANATEL, etc.) Infra-estrutura organizacional (cultura, clima, estrutura e infra) Normas do setor (ISO) Condições de mercado e de trabalho (políticas, normas e regulamentos) Ativos de processos organizacionais Processos e procedimentos: Processos, instruções, diretrizes, modelos, etc. Requisitos de gestão de comunicação, controle, defeitos, mudanças Encerramento de projeto Base de conhecimento: Estatísticas de projetos Lições aprendidas, etc. Informações históricas

9 Documentação e consultoria
Clientes Fornecedores NDA (Non Disclosure Agreement) RFP (Request For Proposal) Proposal Contract Declaração de Trabalho Opinião Especializada: Conhecida no Brasil como Consultoria Pode ser oferecida por qualquer pessoa ou entidade que detenha os conhecimentos necessários à realização do trabalho Ex: Outras unidades, consultores, partes interessadas, associações de classe, especialistas e escritório de projetos

10 Critérios de seleção de projetos
Significado Escolha VPL (Valor Presente Líquido) Fluxo de caixa do projeto trazido para o presente Quanto maior melhor TIR (Taxa Interna de Retorno) Retorno gerado / capital investido (desconto aplicável para o VPL ser zero) ICB (Índice de Custo-Benefício) Benefícios / Custo TR (Tempo de Retorno) Tempo gasto para o investimento se pagar Quanto menor melhor Custo de Oportunidade: VPL do Projeto preterido numa seleção de projetos. Ao escolher um Projeto A, o VPL de um Projeto B (preterido na escolha) é o Custo da Oportunidade de fazer o Projeto A.

11 Termo de abertura Qual o conteúdo típico deste documento?
Propósito ou justificativa do projeto Objetivos mensuráveis e critérios de sucesso Gerente de projetos incluindo responsabilidade e nível de autoridade Requisitos, descrição e riscos de negócio do projeto (na visão do patrocinador e do cliente) Cronograma macro Resumo do orçamento Requisitos de aprovação (critérios, decisor e aprovadores) Nome e autoridade do patrocinador e autorizadores do início do projeto

12 Desenvolver o Plano de Gestão do Projeto

13 Desenvolver o Plano de Gestão do Projeto
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Termo de abertura do projeto Saídas dos processos de planejamento Fatores ambientais da empresa Ativos de processos organizacionais Opinião especializada Plano de Gestão do Projeto (PGP) Missão: Define as ações necessárias criar, preparar, gerenciar e integrar os planos auxiliares necessários ao PGP O PGP depende do tipo e complexidade do projeto Agrupa e alinha os planos produzidos pelos demais processos de planejamento (planos auxiliares) Define como o projeto é executado, monitorado, controlado e encerrado

14 Plano de Gestão do Projeto (PGP)
Disciplina Conteúdo Integração Ciclo de vida selecionado e nível de aplicações dos processos de gestão de projetos Escopo Planos de Gestão do Escopo, de Configuração e de Requisitos Como serão gerenciadas as configurações e mudanças Tempo Plano de Gestão do Cronograma Como será mantida a integridade da linha base (das variáveis) Custos Plano de Gestão de Custos Qualidade Plano de Gestão da Qualidade, de Revisões e de Melhoria de Processos Recursos Plano de Gestão de Recursos Comunicação Plano de Gestão de Comunicações Quais as necessidades técnicas de comunicação do projeto Riscos Plano de Gestão de Riscos Aquisições Plano de Gestão de Aquisições

15 Reunião de kickoff do projeto
Objetivo: Conquistar adesão (compromisso e agenda) ao projeto Dica: Faça um pré-kickoff com o cliente e o kickoff oficial Pauta da apresentação: Escopo do projeto (O que deve ser feito) Metodologia utilizada (Como será feito) Principais Entregas (Etapas e Artefatos) Plano de Comunicação (O que e como será comunicado) Interação entre equipes (recursos, infra e disponibilidade) Agenda de Reuniões (explicitar todas as já conhecidas) Matriz de Responsabilidades Plano de Aceitação do Produto Gestão de Configuração e Mudança Principais Riscos

16 Orientar e gerenciar a execução

17 Orientar e gerenciar a execução
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Plano de Gestão do Projeto Mudanças aprovadas Fatores ambientais Ativos de processos Opinião especializada Sistemas de Informação de Gestão de Projetos (SIGP) Entregas Informações de desempenho Mudanças solicitadas PGP atualizado Documentos atualizados Missão: Orientar e gerir a execução do trabalho definido no PGP para realização do projeto Solicitações de Mudanças ou Requisições de Mudanças: CR = Change Request ou RFC = Request For Change Aprovadas: Receberam autorização do Comitê de Controle de Mudanças (CCM) Solicitadas: Devem ser avaliadas pelo CCM Podem ser: Ações Corretivas, Ações Preventivas, Reparos de Defeitos e Atualizações Entregas: produto, resultado ou capacidade verificável, que foi aprovada pela equipe Informações de desempenho: informações sobre as atividades

18 Solicitação de Mudanças
Tipos de Mudanças: Ação corretiva: Orientação documentada para que o trabalho futuro gere os resultados esperados dele Ação preventiva: Orientação documentada para realização de ação que reduza a probabilidade ou as conseqüências de riscos Reparo de defeito: Identificação formal de defeito com recomendação para reparar ou substituir o componente defeituoso Atualizações: Ajustes de documentos controlados pelo projeto Observação: Podem ser aplicadas ao produto ou ao projeto

19 Monitorar e controlar o trabalho

20 Monitorar e controlar o trabalho
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Plano de Gestão do Projeto Relatórios de desempenho Fatores ambientais Ativos de processos Opinião especializada Solicitações de mudanças Atualização do PGP Atualização de documentos Missão: Processo de acompanhamento, revisão e ajustes do progresso do projeto para atender aos objetivos previstos no PGP Monitoramento  sensibilidade e Controle  ações: Principal comparação: Previsto x Realizado Indicação e acompanhamento de ações corretivas e preventivas Identificação, análise e acompanhamento de novos riscos Manutenção de informações para: análise de desempenho e previsões Fornecimento de previsões para a atualização de custos e tempo Monitoramento da execução das mudanças aprovadas

21 Relatório de Desempenho
Relatório de Status ou Status Report: Situação atual do projeto: % completo por fase, marcos, etc. Realizações (entregas) significativas Principais entregas em andamento: Previsões de conclusão Principais problemas e planos de ações Principais riscos e problemas do projeto Questões de importância para o projeto Históricos de: entregas, mudanças, decisões, etc.

22 Realizar o controle integrado de mudanças

23 Realizar o controle integrado de mudanças
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Plano de Gestão do Projeto Informações de desempenho Solicitações de mudança Fatores ambientais Ativos de processos Opinião especializada Reuniões de controle de mudanças Atualização do estado das CRs Atualização do PGP Atualização de documentos Missão: Revisão, aprovação e gestão das Solicitações de Mudança (CRs) no PGP, em entregas, documentos e ativos Atividades do Comitê de Controle de Mudanças (CCM): Revisar, analisar e aprovar ou rejeitar rapidamente as mudanças (ações corretivas e preventivas, reparos de defeitos e atualizações) Atividades de responsabilidade do Gerente do Projeto: Documentar o impacto completo no projeto das mudanças Cuidar para que somente CRs aprovadas mudem as Linhas de Base Gerenciar e coordenar as mudanças aprovadas através do projeto

24 Processo padrão de uma Solicitação de Mudança
Atividades de configuração no CIM: Identificação da configuração Contabilidade do andamento da configuração Auditoria e verificação da configuração

25 Encerrar o projeto ou fase

26 Encerrar o projeto ou fase
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Plano de Gestão do Projeto Entregas aceitas Ativos de processos Opinião especializada Transição do produto, serviço ou resultado Atualização dos ativos de processos Missão: Finalizar todas as atividades, de todos os grupos, para encerrar formalmente o projeto ou fase (encerramento administrativo) Transferir o produto, serviço ou resultado para próxima fase ou operação Coletar lições aprendidas e finalizar o registro da fase ou projeto corrente, auditar o sucesso ou fracasso e arquivar os resultados Desmobilizar a equipe do projeto Entradas: Entregas aceitas: Entregas feitas e aceitas pelos usuários no processo Verificar o Escopo Ativos de processos: Diretrizes e requisitos (auditorias, avaliações, critérios de transição, etc.) de encerramento do projeto Informações históricas e base de conhecimento de lições aprendidas no encerramento de projetos ou fases anteriores

27 Encerrar o projeto ou fase - saídas
Transição do produto, serviço ou resultado final: Entrega do produto, serviço ou resultado para a próxima fase ou para produção ou operação Atualização dos ativos de processos da empresa: Arquivos de projeto: Arquivar documentos (planos, calendários, riscos, mudanças, ações empreendidas, resultados, etc.) do projeto Documentos de encerramento: Termo de conclusão do projeto ou fase, formalizando a conclusão e a entrega para outras áreas Requer revisão dos documentos de fases anteriores, de aceitação e do contrato (se aplicável), no Verificar o escopo, para garantir a conclusão dos requisitos antes de encerrar Se está encerrando antes da conclusão explicitar as lições Informação histórica: Transferir resultados e lições aprendidas para a base de conhecimento

28 Exemplos de questões 1) Uma integração eficaz do projeto normalmente requer ênfase em: A. Carreiras pessoais dos membros da equipe B. Atualizações oportunas no Plano de Gestão do Projeto C. Comunicações eficazes em pontos de interface essenciais D. Controle do produto 2) Todas opções a seguir fazem parte de um Plano de Gestão de Mudanças eficaz, EXCETO: A. Procedimentos B. Padrões para relatórios C. Reuniões D. Lições aprendidas Respostas: C e D

29 Questões?


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