Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROF.: JOÃO ANTONIO DA SILVA ALMEIDA
2
PLANEJAMENTO SITUAÇÃO ATUAL PLANEJAMENTO SITUAÇÃO DESEJADA
3
MOMENTO FILOSÓFICO Trata-se das informações e dados que permitem conhecer toda a empresa desde sua formação até o processo atual. Seu funcionamento, passado, presente, planejando seu redirecionamento futuro. HISTÓRICO DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO PÚBLICO ALVO MISSÃO VISÃO EXPECTATIVAS/DESEJOS DOS CLIENTES
4
DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO VISÃO ESTRATÉGICA, BENEFÍCIO OFERECIDO AO CLIENTE. PARA A DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO, SUGERE-SE UTILIZAR A FERRAMENTA DO “BRAINSTORMING” LEVANDO SEMPRE EM CONSIDERAÇÃO A PERCEPÇÃO DO EMPRESÁRIO.
5
DEFINIR O CLIENTE QUE SE DESEJA ATINGIR.
PÚBLICO - ALVO DEFINIR O CLIENTE QUE SE DESEJA ATINGIR.
6
MISSÃO DEFINIR A RAZÃO DA EXISTÊNCIA DA EMPRESA. PARA TANTO, PROCURE RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES: O que a Empresa deve fazer? Para quem deve fazer? Porque deve fazer? Como deve fazer? Onde deve fazer?
7
VISÃO É A INTENSÃO ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO. ONDE QUEREMOS CHEGAR, CONSIDERANDO-SE UM ESPAÇO DE TEMPO DETERMINADO. PORTANTO A VISÃO DEVE CONTER, ONDE QUEREMOS CHEGAR OU O QUE DESEJAMOS SER; EM QUE ESPAÇO GEOGRÁFICO (REGIÃO, ESTADO. PAÍS, ETC); EM QUE ESPAÇO DE TEMPO (ANO).
8
EXPECTATIVA/DESEJOS DOS CLIENTES
IDENTIFICAR E DESCREVER JUNTO AO PÚBLICO ALVO, SEUS PRINCIPAIS DESEJOS E EXPECTATIVAS PARA, POSTERIORMENTE, DEFINIR QUAIS A EMPRESA IRÁ ATENDER.
9
MOMENTO ANALÍTICO TRATA-SE DA FASE DE ANÁLISE DE TODOS OS PROCESSOS QUE ENVOLVEM A EMPRESA, INTERNA E EXTERNAMENTE, CRUZANDO DADOS, INFORMAÇÕES, TENDÊNCIAS E CENÁRIOS. ANÁLISE DAS VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS (EMPRESA) E INCONTROLÁVEIS (MERCADO E MACROAMBIENTE) ANÁLISE EXTERNA ANÁLISE INTERNA
10
ANÁLISE EXTERNA FATORES MACROAMBIENTAIS CONCORRÊNCIA FORNECEDORES
MERCADO CONSUMIDOR
11
ANÁLISE EXTERNA FATORES MACROAMBIENTAIS
ANALISAR E DESCREVER AS TENDÊNCIAS E CENÁRIOS DO MACROAMBIENTE EM RELAÇÃO A CADA EVENTO. VISUALIZAR E IDENTIFICAR AS POSSÍVEIS AMEAÇAS E OPORTUNIDADES EM RELAÇÃO A ESTES CENÁRIOS QUE IMPACTAM NA EMPRESA.
12
ANÁLISE EXTERNA CONCORRÊNCIA
LISTAR OS PRINCIPAIS CONCORRENTES E IDENTIFICAR SEUS PRINCIPAIS PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS.
13
ANÁLISE EXTERNA FORNECEDORES
PRIMEIRAMENTE, RELACIONAR OS PRINCIPAIS ITENS DE SUPRIMENTO ESTRATÉGICO PARA O NEGÓCIO. APÓS, RELACIONAR OS PRINCIPAIS FORNECEDORES IDENTIFICANDO AMEAÇAS E OPORTUNIDADES EM RALÇÃO AOS ITENS DE SUPRIMENTO ESTRATÉGICO.
14
ANÁLISE EXTERNA MERCADO CONSUMIDOR
ANALISAR O MERCADO CONSUMIDOR, SEU COMPORTAMENTO E SUAS NECESSIDADES. IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES E AMEAÇAS. DESCREVER AS OPORTUNIDADES IDENTIFICADAS, DIVIDINDO-AS EM DOIS GRUPOS: OPORTUNIDADES EM MERCADOS ATUAIS E OPORTUNIDADES EM NOVOS MERCADOS. IDENTIFICAR E DESCREVER AS AMEAÇAS DO MERCADO CONSUMIDOR MEM RELAÇÃO AO NEGÓCIO.
15
ANÁLISE INTERNA DESEMPENHO DAS VENDAS PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS
FATORES CHAVE DE SUCESSO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS ESTRATÉGIAS
16
ANÁLISE INTERNA DESEMPENHO DAS VENDAS
CONHECER SUA CAPACIDADE E EFICIÊNCIA, SUA FRAGILIDADE E VULNERABILIDADE. ANALISAR O DESEMPENHO DAS VENDAS NOS ÚLTIMOS 3 ANOS, LISTANDO OS PRINCIPAIS PRODUTOS, O VOLUME DE VENDAS (QUANTIDADE) E O VALOR DESTAS VENDAS (R$). IDENTIFICAR E DESCREVER CONSIDERAÇÕES E FATOS RELEVANTES SOBRE A EVOLUÇÃO DAS MESMAS DURANTE ESTES PERÍODOS.
17
ANÁLISE INTERNA PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS
ANÁLISE DA MATRIZ FOFA. IDENTIFICAR E DESCREVER AS FORÇAS E FRAQUEZAS DO NEGÓCIO EM RELAÇÃO AOS FATORES INTERNOS DO NEGÓCIO (RECURSOS)
18
ANÁLISE INTERNA FATORES CHAVE DE SUCESSO
SEM ELES, O NEGÓCIO NÃO EXISTE. DESCREVER NO MÁXIMO QUATRO FATORES CHAVE DE SUCESSO, AOS QUAIS ATRIBUÍMOS A EXISTÊNCIA DO NEGÓCIO.
19
ANÁLISE INTERNA OBJETIVOS ESTRATÉGICOS - O QUE QUEREMOS ATINGIR?
DESCREVER OS OBJETIVOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS QUE QUEREMOS ATINGIR ENQUANTO NEGÓCIO. OS OBJETIVOS DEVEM SER ESPECÍFICOS, MENSURÁVEIS, TEMPORAIS FACTÍVEIS, FLEXÍVEIS, DESAFIADORES E COERENTES ENTRE SI.
20
ANÁLISE INTERNA ESTRATÉGIAS - COMO PRETENDEMOS ATINGIR OS OBJETIVOS
CAMINHO A SER PERCORRIDO PARA ELABORAR E DESCREVER AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS DO NEGÓCIO.
21
MOMENTO TÁTICO PLANO DE AÇÃO CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO
TRATA-SE, ATÉ ESTE MOMENTO, DA IMPLANTAÇÃO DE TUDO O QUE PLANEJAMOS. ELABORAR O PLANO DE AÇÃO QUE IRÁ DIRECIONAR A IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO. PLANO DE AÇÃO DESCREVER A ESTRATÉGIA E AS AÇÕES A SEREM EXECUTADAS, DETERMINDO PRAZOS, RESPONSÁVEIS, CUSTO E UM INDICADOR PARA ACOMPANHAR A IMPLANTAÇÃO. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DESCREVER A ESTRATÉGIA, A AÇÃO E DETERMINAR O TEMPO/PRAZO PARA A IMPLANTAÇÃO.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.