Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPietra de Santarém Vilaverde Alterado mais de 6 anos atrás
1
Refletindo sobre os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
2
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
A EJA é uma modalidade específica da Educação Básica que se propõe a atender a um público ao qual foi negado o direito à educação (infância e/ou adolescência) Seja por: oferta irregular de vagas, inadequações do sistema de ensino pelas condições socioeconômicas desfavoráveis. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
3
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
O conceito de EJA muitas vezes confunde-se com o de Ensino Noturno. Trata-se de uma associação equivocada... A EJA se define pelas características e especificidades dos sujeitos aos quais ela se destina. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
4
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
A escola pode ofertar a EJA para além do noturno para permitir a inclusão daqueles que só podem estudar durante o dia. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
5
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Para a EJA ser uma modalidade educativa inscrita no campo do direito, É preciso superar a concepção compensatória cujas principais fundamentos são: a de recuperação de um tempo de escolaridade perdido no passado e, a idéia de que o tempo apropriado para o aprendizado é a infância e a adolescência. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
6
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Os artigos 1º 2º da LDBEN de 1996 enfatiza a educação como direito que se afirma independente do limite de idade: 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
7
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Art. 1º - "A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais". Art. 2º - "A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
8
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Para que possamos estabelecer com clareza a parcela da população a ser atendida pela modalidade EJA, é fundamental refletir sobre o seu público, suas características e especificidades. Tal reflexão servirá de base para a elaboração de processos pedagógicos específicos para esse público. A EJA não é apenas uma questão etária, mas sobretudo de especificidade cultural, não são quaisquer jovens e adultos, mas uma determinada parcela da população. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
9
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Alunos do Eja São homens e mulheres, trabalhadores/as empregados/as e desempregados/as ou em busca do primeiro emprego; filhos, pais e mães; moradores urbanos de periferias, favelas e vilas. São sujeitos sociais e culturais, marginalizados nas esferas socioeconômicas e educacionais, privados do acesso à cultura letrada e aos bens culturais e sociais, comprometendo uma participação mais ativa no mundo do trabalho, da política e da cultura. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
10
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Vivem no mundo urbano, industrializado, burocratizado e escolarizado, em geral trabalhando em ocupações não qualificadas. Trazem a marca da exclusão social, mas são sujeitos do tempo presente e do tempo futuro, formados pelas memórias que os constituem enquanto seres temporais. São, ainda, excluídos do sistema de ensino, e apresentam em geral um tempo maior de escolaridade devido a repetências acumuladas e interrupções na vida escolar. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
11
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Jovens e adultos que quando retornam à escola o fazem guiados pelo desejo de melhorar de vida ou por exigências ligadas ao mundo do trabalho. São sujeitos de direitos, trabalhadores que participam concretamente da garantia de sobrevivência do grupo familiar ao qual pertencem." (Parecer/CME) 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
12
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Para a EJA devemos Considerar a heterogeneidade desse público, quais seus interesses, suas identidades, suas preocupações, necessidades, expectativas em relação à escola, suas habilidades, enfim, suas vivências, torna-se de suma importância para a construção de uma proposta pedagógica que considere suas especificidades. É fundamental perceber a que aluno lidamos para que os conteúdos a serem trabalhados façam sentido, tenham significado, sejam elementos concretos na sua formação, instrumentalizando-o para uma intervenção significativa na sua realidade. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
13
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Um passo inicial pode ser a elaboração de instrumentos e estratégias que contribuam para o levantamento de dados para além das questões referentes à faixa etária, escolarização, mundos do trabalho ou inserção no núcleo familiar. É importante ressaltar que essa é uma reflexão de todo o coletivo e que todos devem participar na elaboração de tais instrumentos e estratégias. Os dados colhidos permitem visualizar várias possibilidades de trabalho e devem se referenciar nos conhecimentos e na observação feita pelo professor no dia-a-dia com seus alunos, nas expectativas observadas e nas representações de mundo que os alunos trazem de suas vivências. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
14
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
É essencial garantir o registro de todo o processo, afinal todo esse universo de informações vai constituir o perfil dos alunos, seus conhecimentos prévios, suas expectativas, tornando-se um dos materiais fundamentais para que a equipe de professores possa ir planejando sua ação. É muito importante que o professor esteja atento à utilização dos dados que demonstrem os interesses dos alunos, para desenvolver suas atividades de forma 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
15
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Eu sozinho menino entre as mangueiras lia a história de Robinson Crusoé, comprida história que não acabava mais. E eu não sabia que minha história era mais bonita que a de Robinson Crusoé. (Infância, Carlos Drumond de Andrade) 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
16
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
17
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
19
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
20
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
21
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
22
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
23
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
24
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
25
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
26
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
27
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
28
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
29
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
30
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
31
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
32
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
33
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
34
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
35
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
36
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
37
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
38
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Tema Uma análise do processo de “Aprendizagem Transformativa” e seus recursos andragógicos 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
39
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Hoje, vive-se face a mudanças constantes e desafios sem precedentes: - Social - Econômico - Político - Cultural 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
40
- Tecnológico - Globalização - Consciência do ser humano
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
41
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
A realidade começa a ser : Ressignificada Reconstruída Transformada a mesma não é concebida como uma forma pronta e acabada, segundo a visão linear-cartesiana. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
42
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Um novo cenário de mudanças e novos desafios As organizações e indivíduos, estão mudando suas habilidades fixas transformando-as em capacidades de conhecimento e perspectivas mentais para aprender continuamente. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
43
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
"A habilidade de uma organização para aprender e transformar aquela aprendizagem rapidamente em ação é a última e a mais importante vantagem competitiva” (Meister, 2000:3). 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
44
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
A habilidade para aprender Pode ser, de fato, a competência mais importante para o desempenho de uma liderança eficaz (Dechant, 1990) 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
45
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
46
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
O grande desafio do ser humano é “Criar disposição para aprender e reaprender continuamente” (Zacharias, 2002) 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
47
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Os Líderes, Gestores e Tutores Estão no ápice da organização Representam papéis significantes e necessários 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
48
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Um dos grandes atributos da liderança que repousa sobre os gestores e tutores é a habilidade e disposição para mudar, adaptar-se aos novos tempos e aprender. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
49
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Os professores devem ser: “Lideres de Aprendizagem Permanente” (Vaill, 1996). 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
50
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Pedagogia é a filosofia, ciência e a técnica da educação da criança. Do grego: pais, paidós = criança. Agein = conduzir. Logos = tratado, ciência. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
51
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Andragogia é a filosofia, ciência e a técnica da educação do ser humano adulto. Do grego: andros = homem. Agein = conduzir. Logos = tratado, ciência. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
52
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Os adultos apresentam interesses e necessidades diferentes de uma criança em idade escolar. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
53
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Andragogia, educação continuada, educação extra-escolar e mais recentemente, educação corporativa, embora sejam conceitos formalmente distintos, encontram-se intimamente relacionados. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
54
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
O termo Andragogia ainda não se generalizou a ponto de substituir o clássico Pedagogia no campo da educação de adultos. É, no entanto, o mais apropriado e expressivo para indicar a consciência que hoje se tem deste tipo de educação. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
55
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
A Educação de Adultos é uma prática tão antiga quanto a história da raça humana, ainda que só recentemente ela tem sido objeto de pesquisa científica. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
56
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
A nossa herança cristã, com cerca de dois mil anos, apresenta fartos exemplos de relacionamento educacional adulto através dos patriarcas, sacerdotes e o próprio Jesus Cristo que foi, por excelência, o maior educador de adultos de todos os tempos. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
57
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Analfabetos e doutores, conseguiram resultados que até hoje continua transformando pessoas no mundo inteiro com a mensagem de Cristo. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
58
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
A Andragogia é a grande revolução tecnológica para obtenção da excelência organizacional, uma vez que ela trata do desenvolvimento da pessoa adulta. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
59
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Objetivos da Andragogia 1º - Desenvolver capacidades em curto prazo; 2º - Aumentar conhecimentos; 3º - Melhorar atitudes e comportamentos; 4º - Modificar hábitos; 5º - Aprender a aprender 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
60
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Mezirow (1994) e Knowles (1998) Princípios da aprendizagem de adultos: - Aprender a conhecer - Aprender a aprender - Aprender a fazer - Aprender a ser - Aprender a conviver 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
61
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Em 1998 a Unesco adotou esses princípios andragógicos, denominando-os “aprendizagens essenciais”, indispensáveis em todo e qualquer processo educativo para os profissionais do século XXI. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
62
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Aprender a conhecer – o desenvolvimento de habilidades, hábitos, atitudes e valores coerentes permite ao adulto (...) 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
63
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
(...) adquirir as ferramentas de compreensão como meio para entender o mundo, viver com dignidade, comunicar-se com os demais. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
64
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Isto implica em conciliar uma cultura geral ampla o suficiente, com a necessidade de aprofundamento em uma área específica de atuação, construindo as bases para aprender ao longo de toda a vida. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
65
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Aprender a aprender – o desenvolvimento de habilidades, hábitos, atitudes e valores coerentes permite ao adulto adquirir e/ou criar métodos, procedimentos e técnicas de estudo e de aprendizagem. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
66
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Compreender a estrutura e o significado do conhecimento a fim de que o possa discutir, negociar e aplicar. Nesse sentido, o “aprender a aprender” constitui em ferramenta que lhe permite seguir aprendendo toda a vida. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
67
Aprender a fazer – esta é uma aprendizagem essencial nas organizações.
18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
68
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
(...) O desenvolvimento da capacidade de inovar, criar estratégias, meios e ferramentas, permite ao adulto combinar os conhecimentos teóricos e práticos com o comportamento sociocultural (...) 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
69
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
(...) desenvolver a capacidade para trabalhar em equipe, a capacidade de iniciativa e de assumir riscos, caso estes sejam necessários. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
70
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Essa aprendizagem implica em desenvolver a capacidade de enfrentar situações inusitadas que requerem o trabalho coletivo em unidades organizacionais. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
71
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Aprender a ser – esta aprendizagem é essencial e envolve o desenvolvimento da integridade física, intelectual, social, afetiva e ética do indivíduo em sua qualidade de adulto, de trabalhador, de estudante e (...) 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
72
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
(...) contribui diretamente no processo de emancipação e cidadania humana. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
73
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Isto envolve o desenvolvimento da autonomia e a capacidade de julgar, bem como fortalecer a responsabilidade pelo autodesenvolvimento pessoal, profissional e social. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
74
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Aprender a conviver – permite ao educando perceber a crescente interdependência dos seres humanos, buscando conhecer o outro, sua história, tradição e cultura e aceitando a diversidade humana. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
75
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
A realização de projetos comuns a gestão inteligente e pacífica dos conflitos envolvem a análise compartilhada de riscos e a ação conjunta em face dos desafios do futuro. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
76
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
A Educação deve: 1. Evoluir ultrapassando as fronteiras de espaço e tempo. 2. Dar lugar a um processo de aprendizagem durante toda a vida, possibilitando a cada um a capacidade de saber conduzir sua vida. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
77
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
O grande desafio do ser humano é ... Criar disposição para aprender e reaprender continuamente (Zacharias, 2002). 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
78
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
"A habilidade de uma organização para aprender e transformar aquela aprendizagem rapidamente em ação é a última e a mais importante vantagem competitiva” (Meister, 2000:3). 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
79
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Os adultos "tendem a encarar a si próprios como responsáveis, auto-condutores e independentes." (Malcolm S. Knowles) 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
80
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
O adulto busca sempre uma resposta para a questão: O quê isso significa para mim? 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
81
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
A educação é um caminho possibilitado ao homem de experimentar-se, sentir, aprender e traçar novas possibilidade de caminhar, ou traçar um caminho diferente. Apropriando-se desse conhecimento vivido, compreendido e transformado no dia-a-dia pelas relações e pelo diálogo (Paulo Freire). 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
82
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Teoria da Aprendizagem Transformativa de Jack Mezirow (Mezirow, 1991, 1996, 1998, 2000). 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
83
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Jack Mezirow 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
84
Teoria da Aprendizagem Transformativa de Jack Mezirow
Influências: Construtivismo – (Piaget, Vygotsky) O indivíduo tem uma visão ativa da realidade. A construção da realidade é uma atividade constante que é marcada pela novidade e mudança e não por condições pré definidas. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
85
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Corrente Progressista – (Dewey, Lindeman) A educação deve promover o contínuo crescimento e desenvolvimento ao longo da vida, contribuindo para a construção da comunidade democrática (...) 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
86
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
(...) A reflexão ligada à análise da experiência individual, permite uma leitura critica do contexto social, permitindo a tomada de estratégias com vista à transformação do comportamento individual e coletivo. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
87
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Teoria Crítica de Habermas – (Jürgen Habermas) O conhecimento resulta de diferentes tipos de interesses: técnico, prático, e emancipatório. Teoria da ação comunicativa. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
88
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Pedagogia Crítica – (Paulo Feire) O objetivo da reflexão crítica é o de levar as pessoas a "profundamente darem-se conta da realidade sociocultural que molda as suas vidas, bem como da capacidade de transformar essa mesma realidade agindo nela" (Freire, 1970, p. 27). 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
89
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Reflexão Crítica – (Garrison, Brookfield, Cranton) Refletir criticamente significa ser capaz de dar-se conta dos seus pressupostos, estando disponível para analisar outras perspectivas alternativas de interpretação da realidade. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
90
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Para Labouvie-Vief (1984) o desenvolvimento humano é constituído por duas fases principais: A) Infância e Adolescência B) Pós adolescência 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
91
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
A) Infância e Adolescência - Caracteriza-se pela descodificação dos automatismos biológicos e pela codificação dos automatismos sociais e culturais; 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
92
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
B) Pós-adolescência - O indivíduo é finalmente capaz de reexaminar as diversas estruturas assumidas na fase anterior. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
93
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Para Mezirow: Na idade adulta, a pessoa será capaz de melhor examinar e transformar os diversos pressupostos assumidos anteriormente de forma acrítica. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
94
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
“A aprendizagem é o processo de utilizar as interpretações anteriores, com vista a construir uma interpretação nova, ou uma interpretação alterada acerca do sentido da experiência pessoal em ordem a guiar a ação futura.” (Mezirow, 1996:162). 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
95
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
As perspectivas adquiridas pelo indivíduo constituem o quadro de referência de posteriores interpretações que o indivíduo faz da realidade que o envolve. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
96
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
As novas aprendizagens são, desta forma, “condicionadas” pelas aprendizagens anteriores (. . . ) 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
97
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
(. . . ) é exatamente na revisão dessas interpretações assumidas anteriormente pelo indivíduo de forma não critica, que consiste uma das dimensões mais importantes da aprendizagem na vida adulta. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
98
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Formas não Críticas São denominadas de “perspectivas de sentido” e envolvem três diferentes vertentes que influenciam a nossa percepção acerca de nós próprios e da realidade que nos envolve: 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
99
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
1) Distorções de ordem epistêmica, influenciando o nosso modo de conhecer e a forma como usamos o conhecimento; 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
100
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
2) Distorções de ordem sociolingüística, sendo os mecanismos pelos quais a sociedade e a linguagem limitam as nossas percepções; 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
101
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
3) Distorções psicológicas, "produzindo formas de sentir e agir que nos causam sofrimento porque são inconsistentes com o nosso autoconceito e a nossa percepção de como queremos ser como adultos." (Mezirow, 1991, p. 138). 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
102
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Muitas das pressuposições do indivíduo, especialmente as de ordem psicológica, são assimiladas durante a infância, através do processo de socialização e aculturação, sendo freqüentemente adquiridas durante experiências com os pais e professores. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
103
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
A Aprendizagem Transformativa corresponde à alteração das perspectivas existentes (...) 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
104
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
(...) Não se trata de adquirir novas perspectivas, pois a aquisição das mesmas é sempre influenciada pelas perspectivas já existentes, não existindo qualquer alteração na forma como o sujeito vê e interpreta a realidade. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
105
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
A aprendizagem torna-se transformativa quando os pressupostos são vistos como distorcidos, inadequados, ou inválidos para dar resposta à realidade, dando lugar a uma perspectiva de sentido transformada. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
106
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Para Mezirow: "A reflexão é o processo de avaliar criticamente o conteúdo, o processo, ou as premissas dos nossos esforços de interpretar e dar sentido à experiência." (Mezirow, 1991, p. 104). 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
107
Atividades de aprendizagem
1. Nova realidade defrontada pelo aprendiz; 2. Dilema desorientante; 3. Auto-exame acompanhado de sentimentos de culpa e vergonha; 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
108
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
4. Exame crítico das pressuposições epistêmicas, socioculturais, ou psíquicas; 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
109
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
5. Reconhecimento que a tomada de consciência da inadequação das perspectivas de sentido e a sua transformação, não é um caso individual, mas é uma experiência pela qual já passaram outras pessoas; 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
110
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
6. Exploração das opções para novos papéis, relações e ações; 7. Planejamento de um novo curso de ação; 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
111
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
8. Construção da competência e da autoconfiança no novos papéis e nas novas relações. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
112
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
A Aprendizagem Transformativa poderá ser aplicada ao aluno e ao professor num sistema de autodireção (aprendizagem autodirigida). 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
113
Recursos andragógicos aplicados à Aprendizagem Transformativa:
Recursos Informais: 1. Leitura de livros, revistas, jornais, etc. “Qem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê” (Castro Alves). 2. Educação continuada – cursos de atualização presencial e a distância 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
114
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Recursos Formais: 1. Cursos de capacitação para o trabalho. 2. Cursos de aperfeiçoamento - < que 360 horas. 3. Cursos de MBA. 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
115
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
4. Cursos de Lato Sensu – > que 360 horas 5. Curso de Mestrado 6. Curso de Doutorado 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
116
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
“Nem todos os indivíduos estão predispostos para a aprendizagem transformativa” (Taylor, 1998) (...) 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
117
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
(...) “Mas a sua importância não deve ser menosprezada pelos educadores” (Imel, 1998, p. 2). 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
118
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
“A maioria das tentativas de mudança em escola foi largamente fracassada” (Evans 1992) 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
119
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Vale a pena tentar . . . “Nenhum grande aperfeiçoamento será possível, em toda a humanidade, até que se opere uma grande mudança na constituição fundamental, no modo de pensar dos homens.” John Stuart Mill 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
120
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Lembre-se: A educação não é o único instrumento, mas certamente é o instrumento mais eficaz no processo de transformação social (Ex: Islândia, Chile, Coréa do Sul, Espanha) 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
121
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade se transforma” (Paulo Freire) 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
122
Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Obrigado!!! 18/09/2018 Práticas Educativas EJA Prof Dorival Rosa Brito
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.