A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eixos Articuladores FHTM 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eixos Articuladores FHTM 3."— Transcrição da apresentação:

1 Eixos Articuladores FHTM 3

2 Eixos Articuladores da Proposta Metodológica de Ruptura
Investigação-Ação Assessoria aos Setores Populares Redefinição da prática de Assistência Social

3 INVESTIGAÇÃO-AÇÃO Se situa no contexto de uma prática educativa com destaque ao esforço de investigação e construção de um saber, desenvolvido em conjunto com a população envolvida. O assistente social se coloca como investigador que situa o esforço investigativo no âmbito de um processo educativo.

4 Investigação participante; Investigação militante;
CONVERGÊNCIA entre Educação Popular e Investigação-Ação Investigação participante; Investigação militante; Investigação comprometida.

5 Corrente que se propunha superar as deformações acadêmicas e procurando uma relação mais estreitas entre a teoria e a ação. Entre a prática e o conhecimento nesta. Trabalha-se para armar ideológica e intelectualmente as classes exploradas da sociedade, para que assumam conscientemente seu papel como agentes da história. É um nível que permite escolher a própria instância de intervenção do Assistente Social.

6 Explicita: Aspectos Cotidianos Aspectos Valorativos Aspectos Subjetivos Aspectos Ideológicos Que embora não isolados da perspectiva de luta de classes, exigem um nível particular de explicação.

7 Proporciona aos profissionais “conhecimento” sobre as formas de organização da população, fornecendo, assim elementos para o apoio ao seu fortalecimento organizativo enquanto proposta de ação a ser desenvolvida. Toda pesquisa supõe uma construção de categorias de análise da realidade, mediante processo cotidiano de crítica e autocrítica, o qual se configura estrutural e historicamente.

8 Saber técnico a serviço da população.
Conhecimento produto coletivo. RESULTADO de um processo de reflexão sobre os dados do cotidiano, situando-os historicamente e nas relações com a totalidade social contraditória. A esse processo associa-se a valorização do saber popular mediante o esforço da reflexão-ação. A investigação-ação não é preestabelecida, mas construída no processo com a participação da população.

9 TRANSFORMAÇÃO SOCIAL – real mudança que ocorre a partir das lutas de classes, num determinado momento histórico. A Pesquisa se apresenta como instrumento fundamental para aprofundar o conhecimento da realidade, possibilitando um capacidade crítica para questionar e até modificar essa realidade.

10 Também articulada à dimensão acadêmica no sentido de levar “ao processo de formação profissional aspectos como o caráter teórico-prático da profissão e os princípios éticos e humanísticos a partir de uma concepção global e crítica da realidade, considerando as particularidades regionais e locais” Referência básica – HOMEM como ser histórico de uma realidade em que as relações sociais emergem das condições materiais produzidas pela dinâmica da sociedade.

11 Assim a investigação-ação contribui para o amadurecimento e avanço da profissão no nível da formação acadêmica e da intervenção, tendo em vista o compromisso com os setores populares no âmbito das instituições ou dos movimentos sociais.

12 Assessoria aos Setores Populares
Desenvolvimento de uma ação em que o assistente social atua como coadjuvante da prática dos setores populares – sugerindo alternativas concretas de enfrentamento dos conflitos, decorrentes da dinâmica da correlação de forças. Tendo em vista encaminhamento de soluções que viabilizam o atendimento de suas demandas e seu fortalecimento enquanto classe organizada.

13 O que se exige? Uma elaboração teórica voltada para a prática política na perspectiva de instrumentar a classe subalterna no processo de sua constituição com hegemônica. Pensamento efetivo para o Serviço Social enquanto prática interventiva em seu esforço de superação do pragmatismo.

14 Compreender o movimento contraditório que “abre para o assistente social a possibilidade de se colocar a serviço de um projeto de classe alternativo àquele para o qual é chamado a intervir”.

15 Ação de cunho sócio-educativo para transformação das relações sociais.
Cotidiano expressão concreta das relações sociais e espaço de intervenção dos Assistentes Sociais cuja apreensão aponta possibilidades de transformação da realidade social. A prática direta junto aos setores populares propicia condições favoráveis de apreensão do cotidiano. Compromisso político de se solidarizar com as lutas populares e instrumentalizá-los em seu processo organizativo.

16 O SABER A SERVIÇO DA COLETIVIDADE
Para avançar o desenvolvimento da capacidade de ação social das classes populares nas situações ligadas ao atendimento de seus interesses e necessidades. ASSESSORIA articulada com o compromisso e apoio às organizações populares. Conscientização que viabilize o atendimento, não apenas das necessidades imediatas mas, a médio e longo prazo direcionar-se a hegemonia de classe.

17 Objetivos Fundamentais
Contribuir efetivamente no processo de conscientização, mobilização e organização da população explorada para capacitá-la para que se converta em agente de seu próprio desenvolvimento. Supõe reorientar conteúdo teórico-metodológico da prática profissional para produzir conhecimentos que instrumentalizam as classes populares para fortalecer sua organização e viabilizar o atendimento aos seus interesses.

18 Prática redimensionada e dirigida ai resgate à sistematização e fortalecimento do potencial inovador e transformador da vivência cotidiana das classes populares, na criação de alternativas concretas de luta e resistência contra o processo de dominação.

19 REDEFINIÇÃO DA PRÁTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Possibilidade de resgate e reconstrução da identidade do profissional do Serviço Social. Redimensionar a Assistência Social no mesmo campo de direitos sociais na perspectiva de transformação de correlação de forças institucionais, tendo em vista ampliação da participação popular no interior das instituições e seu fortalecimento enquanto grupo organizado.

20 ASSISTÊNCIA SOCIAL como estratégia da ação profissional se constitui em eixo marcante para a inserção do Assistente Social na divisão sociotécnica do trabalho. Prestação de serviços e ação educativa concebidas como dimensões articuladas da prática profissional. Nos anos 80 a Assistência Social com vinculação orgânica com o Serviço Social, enquanto ação profissional viabilizadora da assistência social.

21 Legitimidade da prestação de serviços dirigidos à população
Legitimidade da prestação de serviços dirigidos à população. (Raichelis) Setores populares novos interlocutores capazes de criar novas formas de legitimidade dos serviços institucionais. Rever diretrizes políticas da organização interna que sustenta. “Repensar a assistência social é uma questão central do Serviço Social contemporâneo. Persistindo no exercício profissional dos Assistentes Sociais como mediação fundamental da sua prática. A Assistência vem se colocando, cada vez mais como objeto prioritário de análise e de discussão no debate que se tava na categoria e na sociedade acerca das políticas sociais brasileiras. Yasbek, 1991.

22 Para os trabalhadores, a assistência e os serviços sociais se configuram como um modo de acesso a recursos necessários para sua manutenção e sobrevivência. Assistência Social é uma reivindicação básica na luta para construção da cidadania, configurando-se como expressão da relação de classes. Instrumento de construção de cidadania. Forma concreta de acesso à bens e serviços. Espaço político de luta. Sposati.

23 Superar visão fetichizada de assistência no Serviço Social
Superar visão fetichizada de assistência no Serviço Social. O Assistencial mecanismo histórico presente nas políticas sociais. Criar estratégias para reverter essas políticas. ASSISTÊNCIA SOCIAL – direito do cidadão podendo ser espaço de mobilização, conscientização e organização. VISÃO TRADICIONAL – AJUDA – BENESSE. A prática da assistência social remete à compreensão do espaço institucional. Expressão das contradições sociais. Entendimento de que já é materialização dessa contradição.

24 Cabe ao Assistente Social, mediante opção política e compromisso com os setores populares operá-la na perspectiva da educação política e conscientização em vista do fortalecimento das organizações e avanço da construção de projeto hegemônico dessas classes. Assistência Social é um mecanismo concreto aliado ao trabalho de educação política, tendo como horizonte a transformação social.


Carregar ppt "Eixos Articuladores FHTM 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google