A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Serviço Social Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich

2 Psicologia Social Olhar voltado para os Arranjos construídos para o bom funcionamento de uma sociedade. Destacam-se como objeto de estudo: A interação social, a interdependência entre os indivíduos que compõem determinada sociedade e o encontro social (Bock,2005)

3 Conceitos que fundamentam esta perspectiva
Percepção Comunicação Atitude

4 Percepção Social Entendida como um processo motivado por um estímulo que, por sua vez, é significado pelo indivíduo. São elementos sociais que o indivíduo organiza em sua consciência, buscando sua compreensão e determinações.

5 A Comunicação Processo que implica a codificação e decodificação de uma mensagem. Essa mensagem pode ser verbal ou não verbal (gestos, desenhos e outros tipos de expressões que buscam alguma forma de comunicação). Faz parte dos estudos da psicologia social “o processo de interdependência e de influência entre as pessoas que se comunicam” (Bock, 2005, p.136).

6 Atitudes Vistas como “informações com forte carga afetiva, que predispõem o indivíduo para uma determinada ação” = comportamento. Contribui para “certa regularidade na relação com o meio.” Dessa maneira, “nós não tomamos atitudes (comportamento ação), nós desenvolvemos atitudes (crenças, valores, opiniões) em relação aos objetos do meio social” (Bock, 2005, p.137).

7 Processo de Socialização
Engajamento do indivíduo nas crenças, nos valores, nas regras que compõem as significações sociais construídas no sentido de manter o funcionamento social mais próximo de certa harmonia. Entre a amplitude social e o indivíduo estão os grupos sociais (entendidos como pequenas organizações de indivíduos com objetivos comuns) que atuam como mediadores dessa socialização.

8 Papéis Sociais Prescritos: comportamento que se espera de determinado indivíduo em determinada posição; Desempenhado: que pode ou não estar de acordo com o comportamento esperado, isto é, com o que está prescrito socialmente. Favorecem aprendizagem do papel complementar

9 Nova Psicologia Social
Busca romper com o modelo norte-americano pós-guerra que, com seu método descritivo, preconizava a construção de instrumentos e metodologias de intervenção no sentido de resultados imediatos, contribuindo para a manipulação e massificação social.

10 Busca também Aprofundamento na investigação do psiquismo humano. As relações sociais são base para a constituição do indivíduo a partir apropriação dos significados culturais construídos pelo próprio homem.

11 Subjetividade O mundo objetivo é visto como fator constitutivo da subjetividade do indivíduo. “[…] a subjetividade humana surge do contato entre os homens e dos homens com a Natureza, isto é, esse mundo interno que possuímos e suas expressões são construídas nas relações sociais” (Bock,p.141).

12 Conceitos Básicos Atividade Consciência Identidade A serem analisados dentro de um contexto social.

13 Atividade Concebida como o meio que favorece a apropriação dos significados culturais pelo homem. Isso significa dizer que o homem, ao atuar na sociedade, constrói o seu mundo interno ao mesmo tempo em que transforma o mundo no qual está inserido.

14 Consciência Também construída a partir da relação com o outro, norteia a relação do homem frente às experiências da vida cotidiana. Produto das relações sociais, depende do mundo externo para se desenvolver, ou seja, das condições externas como o trabalho, a vida social e a linguagem.

15 Identidade “[…] representações e sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio, a partir do conjunto de suas vivências. […] é a síntese pessoal sobre o si-mesmo” (Bock,2005,p.145).

16 Portanto “o homem é um ser social, que constrói a si próprio, ao mesmo tempo que constrói, com os outros homens, a sociedade e sua história” (Bock,2005,p146). Neste sentido, falamos em Encontro: relações estabelecidas, criadas, desenvolvidas e transformadas ao longo de um processo dinâmico e contínuo.


Carregar ppt "Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google