A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Reinaldo Portal Domingo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Reinaldo Portal Domingo"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Reinaldo Portal Domingo
O SOFTWARE EDUCATIVO Prof. Dr. Reinaldo Portal Domingo

2 NOS ANOS 80 SE INICIA O USO DA COMPUTAÇÃO NA ESCOLA CUBANA
DESDE 12º GRAU (Ensino Médio Superior) ATE A 9° GRAU (Ultimo grau do Ensino Médio)

3 No fim da década de 90 foi decidido implantar a disciplina Informática em todos os graus do Ensino Meio

4 Objetivos da Informática na escola cubana
Como objeto de estudo. Como ferramenta de trabalho. Como meio de ensino-aprendizagem. Em Cuba, todas as escolas têm Laboratório de Informática.

5 USO DA INFORMÁTICA COMO MEIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Conceito: “são todos aqueles componentes do processo de ensino-aprendizagem que se utilizam em situações reais ou virtuais, para apresentar de forma material o conteúdo e facilitar as ações internas e externas do professor e alunos para alcançar os objetivos” (Fernández B. e outros 2001)

6 Meio de ensino-aprendizagem
Objetivos Conteúdos Métodos Formas Organizativas ,e Avaliação.

7 Conceito de Software Educativo
“Os materiais informáticos que são criados com o objetivo expresso de ajudar no processo de aprendizagem. (Rodríguez J.L. 2002).

8 Conceito de Software Educativo
“Conjunto de recursos informáticos projetados com a intenção de serem usados no contexto de ensino-aprendizagem. Tais programas abrangem finalidades diversas que podem ir desde a aquisição de conceitos, até o desenvolvimento de habilidades ou a resolução de problemas”. (Cano. 1998).

9 Conceito de Software Educativo
“A aplicação informática que é criada e utilizada como meio (ensino-aprendizagem) para facilitar o processo de ensinar e aprender um determinado conteúdo”. (Del Toro. 2005).

10 Na atualidade, um dos tipos de software educativos mais difundidos no âmbito escolar são os hiperentornos de ensino-aprendizagem baseados na tecnologia hipermídia.

11 Hipertexto, multimídia,hipermídia
Não existe suficiente clareza para estudantes e professores de suas semelhanças e diferenças.

12 Hiperentornos de ensino-aprendizagem
De forma geral o hiperentorno ensino-aprendizagem pode ser uma plataforma de educação aberta ou a distancia, destinada a difusão de recursos pedagógicos, como um software para a aprendizagem de uma determinada competência de álgebra (Tchounikine P. 2002)

13 Os hiperentornos de ensino-aprendizagem
Possuem amplas potencialidades tecnológicas: a integração de varias formas de apresentação da informação (texto, imagem, som, animação, vídeos).

14 Alguns resultados positivos do uso dos hiperentornos de ensino-aprendizagem desde o ponto de vista didático Uma implementação simples das estruturas conceituais, geralmente de semântica complexa dos conteúdos de ensino-aprendizagem.

15 Alguns resultados positivos do uso dos hiperentornos de ensino-aprendizagem desde o ponto de vista didático A liberdade de navegação possibilita obter a informação que o aluno precisa na ordem que ele deseja. É livre de dirigir sua aprendizagem, aprofundando em aqueles conteúdos mais significativos para ele.

16 Alguns resultados positivos do uso dos hiperentornos de ensino-aprendizagem desde o ponto de vista didático Se favorece a aprendizagem exploratória dos estudantes e se propicia um papel ativo mediante sua interação com o sistema. Esta interatividade incluí aquela que pode ter os alunos com os conteúdos e com os outros sujeitos.

17 Alguns resultados positivos do uso dos hiperentornos de ensino-aprendizagem desde o ponto de vista didático Ao navegar em um hiperentorno de ensino-aprendizagem, é possível adquirir a transferência da rede semântica ao estudante implementada no mesmo. Em sua interação, o estudante pode apropiar-se das relações entre os conceitos e as estruturas da informação.

18 Alguns resultados positivos do uso dos hiperentornos de ensino-aprendizagem desde o ponto de vista didático Estes sistemas favorecem os processos de integração e contextualização dos conhecimentos.

19 Alguns resultados positivos do uso dos hiperentornos de ensino-aprendizagem desde o ponto de vista didático A apresentação da informação multimídia resulta mais enriquecedora e atrativa, o que incrementa seu uso e a motivação desses alunos pelo sistema.

20 Com essas características, em Cuba, foram desenvolvidas 3 coleções:
Multisaber: Para Ensino Fundamental. El navegante: Para Ensino Meio. Futuro: Para Ensino Meio Superior.

21 No desenho didático de cada meio de ensino-aprendizagem (software educativo) precisa-se de uma base teórica que o sustente.

22 A coleção Multisaber, El navegante e Futuro, foram desenvolvidas a partir dos postulados da Didática Desenvolvimentista

23 A Didática DESENVOLVIMENTISTA é aquela que deve permitir o desenvolvimento integral da personalidade do estudante, sendo esse o resultado de um processo ativo de apropriação da experiência histórica acumulada pela Humanidade.

24 Características: Centralizar sua atenção no professor e no aluno, motivo pelo qual seu objeto de estudo é o processo de ensino- aprendizagem. Considerar a direção científica, por parte do professor, da atividade cognitiva, prática e valorativa dos alunos.

25 Diagnósticar tem um importante papel como processo e como resultado, sendo ainda um diagnóstico integral, ou seja, do estudante, da instituição, dos docentes e diretores, da comunidade e da família (Silvestre 2000, Silvestre y Zilberstein, 2002).

26 Assumir processos de socialização e comunicação que sejam propiciadas a independência cognitiva e a apropriação de conteúdos (conhecimentos, habilidades, valores).

27 Formar um pensamento reflexivo e criativo, que permita ao aluno chegar à essência; estabelecer nexos e relações e aplicar o conteúdo à prática social, de modo que, solucione problemas não somente no âmbito educativo, mas também familiar e social.

28 Propiciar a valoração pessoal daquilo que se estuda, de modo que o conteúdo adquire sentido para o aluno e este interioriza seu significado.

29 Estimular o desenvolvimento de estratégias que permitem regular os modos de pensar e atuar, o que contribui para a formação de ações de orientação, planejamento, valoração e controle.

30 Como parte da Educação Continuada os professores da rede de Ensino Médio realizam cursos de capacitação de como utilizar os diferentes software educativos no processo de ensino-aprendizagem, conjuntamente com os conteúdos das disciplinas do currículo.

31

32

33

34

35

36 A modo de conclusão O software educativo é uma poderosa ferramenta, que em mãos do professor, como meio de ensino-aprendizagem, desenvolve habilidades, hábitos, competências, conhecimentos no aluno. O software educativo ajuda no processo de alfabetização digital das novas gerações.

37 Muito obrigado


Carregar ppt "Prof. Dr. Reinaldo Portal Domingo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google