A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Marta Scarpato

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Marta Scarpato"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Marta Scarpato
Unidade I DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. Dra. Marta Scarpato

2 A didática específica e a formação dos professores
Disciplina fundamental para formação pedagógica dos professores; O processo de ensino-aprendizagem – compreender sala de aula e a importância do ato de planejar; Ninguém nasce professor, nos tornamos professores;

3 O papel do professor na formação dos alunos
contribuir para a formação técnica, profissional e humana dos alunos; Aluno deve ser educado na concepção de desenvolvimento integral do ser humano: cognitivo, afetivo, motor e social ;

4 Tendências pedagógicas e a formação pedagógica dos professores
Expressam a especificidade histórica, política, social e cultural de cada período e influenciam a construção da identidade dos professores; Ministrar a aula – implícito a compreensão do ato de ensinar e de aprender ;

5 Interatividade As tendências pedagógicas da educação ajudam o professor a construir sua identidade: Porque o professor ao ministrar sua aula já estudou cada um desses períodos na sua graduação. Porque para ser professor precisamos construir nossa identidade pedagógica Porque enquanto ensina o professor expressa o que compreende do processo de ensino- aprendizagem e isso é construído em sua trajetória profissional e pessoal. Porque foram diferentes momentos históricos vividos mas que não tem uma relação direta com a construção da identidade do professor. Pois o ato de ensinar é um ato neutro e solitário.

6 Resposta A resposta correta é a “c”
Nos tornamos professores com o decorrer das experiências vividas a nível pessoal e escolar, nossas reflexões e percurso profissional que foram influenciados pelos diferentes momentos históricos vividos.

7 Tendências pedagógicas na educação brasileira
Tradicional Meados do século XIX Caráter conservador Metodologia de ensino: Autoritária e rígida; Aulas expositivas; Professor fala e o aluno escuta.

8 Tendências pedagógicas na educação brasileira
Papel do professor: Autoridade máxima; Único detentor do saber. Papel do aluno: Ser passivo.

9 Tendências pedagógicas na educação brasileira
Nova Final do século XIX Brasil: meados 1930 Surge em contraposição à Tradicional Metodologia de ensino: Métodos de ensino para facilitar a aprendizagem; Desconsidera o sentido do planejamento de ensino; 

10 Tendências pedagógicas na educação brasileira
Papel do professor: Facilitador no processo de busca de conhecimento que parte do aluno; Organiza e coordena situações de aprendizagem. Papel do aluno: Aprende e descobre pela experiência.

11 Tendências pedagógicas na educação brasileira
Tecnicista Versão moderna da escola Tradicional; Primeira metade do século XX; Brasil: anos 60, 70 – Regime Militar. Metodologia de ensino: Aplicação de manuais; Atividades mecânicas.

12 Tendências pedagógicas na educação brasileira
Papel do professor: Controla e dirige as atividades; Especialista que aplica os manuais; Não precisa ser criativo. Papel do aluno: Reagir aos estímulos dados e corresponder às respostas esperadas; Interesses e individualidade desinteressam.

13 Tendências pedagógicas na educação brasileira
Crítica Brasil: Início dos anos 80; Gerar transformações sociais, políticas, econômicas. Metodologia de ensino: Dialógica; Investigativa.

14 Tendências pedagógicas na educação brasileira
Papel do professor: Coordenador de atividades que organiza e atua junto com os alunos.  Papel do Aluno: Ser ativo, crítico.

15 Interatividade Os enfoques dados pela Didática nos diferentes momentos históricos influenciaram a prática docente dos professores e o processo de ensino-aprendizagem. Cada um desses enfoques tinham um propósito O da Escolanovista estava centrado nos métodos e técnicas, apoiado em pressupostos psicopedagógicos e experimentais. O da Tradicional focava a transmissão de conhecimentos e era centrado nos conteúdos. O da Tecnicista usava estratégias para alcançar o previsto e o ensino era mecanizado visando a produtividade. O da Crítica buscava compreender a escola, seu papel diante da sociedade a fim de compreendesse a realidade onde a escola estava inserida. As alternativas I e II estão corretas As alternativas II, III e IV estão corretas Apenas a alternativa IV está correta As alternativas II e III estão corretas Todas as alternativas estão corretas 

16 Resposta A resposta correta é a “e”
Todos os itens apresentam as características gerais de cada uma das tendências pedagógicas.

17 Tendências pedagógicas da educação física escolar
Todo esse momento histórico repercutiu, na Educação Física escolar, e, fez surgir novas concepções do ensino dessa área; Essas novas tendências da Educação Física surgiram com o objetivo de romper com as vertentes higienista, militarista, tecnicista, esportivista e biologicista presentes no início do século XX.

18 Tendências pedagógicas da educação física escolar
Tendências da Educação Física escolar - final da década de Tendência Pedagógica da Educação Crítica nas escolas brasileiras. Nova visão da área - propósitos interdependentes - desenvolvimento dos alunos de modo integral.

19 Tendências pedagógicas da educação física escolar e formação dos professores
É necessário que o professor de educação física, na construção de sua identidade docente, saiba identificá-las em seus objetivos de ensino; o surgimento dessas tendências não significou o abandono de práticas vinculadas ao modelo esportivo, biológico, ou, ainda, ao recreacionista, que podem ser considerados os mais freqüentes na prática do professor de Educação Física escolar. (Darido, 2003, p.23)

20 Interatividade Cada uma das tendências pedagógicas da Educação Física tiveram como propósito educacional romper com as vertentes até então presentes no início do século XX. E surgiram para trazer uma nova concepção de Educação Física escolar muito mais voltada para o desenvolvimento integral dos alunos. Elas surgiram como oposição aos modelos vigentes, mas não conseguiram superar a visão de Educação Física escolar . Pois foram contra o modelo imposto pela educação militarista. Mas cada uma dessas tendências não representou uma mudança nas aulas de Educação Física escolar. Todas procuram uma visão de aluno menos participativo.

21 Resposta A reposta correta é a “a”
Houve uma preocupação de uma Educação Física nas escolas voltada para a formação de pessoas mais humanas, críticas e participativas justamente indo contra o modelo que as outras tendências impunham.

22 Tendências pedagógicas da educação física escolar
Psicomotora: Objetivo Educativo: Garantir a formação integral do aluno: cognitivo, afetivo, motor e social Metodologia de ensino: Focada nos movimentos espontâneos, no desenvolvimento da imagem corporal

23 Tendências pedagógicas da educação física escolar
Psicomotora: Papel do professor: Ter responsabilidade escolar e pedagógica e valorizar o processo de aprendizagem do aluno. Papel do aluno: Adquirir consciência do seu corpo, expandir sua consciência corporal Avaliação da Aprendizagem: Voltada para o desenvolvimento integral do aluno.

24 Tendências pedagógicas da educação física escolar
Construtivista Objetivos Educativos: Construir o conhecimento pela interação com o meio Metodologia de Ensino: Resgatar a cultura dos jogos, brincadeiras de modo lúdico e com prazer Papel do professor: Respeitar a bagagem de conhecimento do aluno e propor tarefas que o ajudem a construir o conhecimento

25 Tendências pedagógicas da educação física escolar
Construtivista Aluno: Participativo, ativo na solução dos problemas Avaliação da aprendizagem: Participativo, ativo na solução dos problemas

26 Tendências pedagógicas da educação física escolar
Desenvolvimentista Objetivos Educativos: Privilegiar a aprendizagem do movimento para as habilidades motoras serem desenvolvidas Metodologia de Ensino: Seguir uma seqüência das habilidades básicas (andar, correr, saltar, saltitar) , manipulativas (arremessar, chutar, receber) e de estabilização (girar, flexionar)

27 Tendências pedagógicas da educação física escolar
Desenvolvimentista Papel do professor: Conhecer as etapas de aquisição de habilidades motoras Aluno: Aprender a se movimentar para os desafios motores que o cotidiano lhe trouxer. Avaliação da aprendizagem: Observação sistemática das fases de aquisição das habilidades motoras. O erro é compreendido como processo para aquisição dessas habilidades.

28 Tendências pedagógicas da educação física escolar
Crítica Objetivos Educativos: Valorizar a contextualização para gerar transformações sociais Metodologia de Ensino: Propiciar a descoberta, o questionamento pelos temas: jogos, ginástica, esporte, dança, capoeira, etc. para compreender o significado do que se aprende

29 Tendências pedagógicas da educação física escolar
Crítica Papel do professor: Conduzir à reflexão, à compreensão da realidade social, econômica Aluno: Ser questionador, deve ampliar seu conhecimento científico, ser capaz de transformar sua realidade Avaliação da aprendizagem: Avalia o processo de ensino-aprendizagem

30 Interatividade Um dos objetivos educacionais da escola é contribuir com a formação de pessoas participativas, críticas e conscientes de seus papéis sociais. Sobre essa afirmação podemos considerar que as tendências pedagógicas em educação física escolar que favorecem o alcance desse objetivo são: Tendência desenvolvimentista e psicomotricidade Tendência desenvolvimentista e construtivista Tendência crítica e da psicomotricidade Tendência construtivista e crítica Tendência construtivista

31 Resposta A reposta correta é a “d”
Ambas as tendências da educação física escolar: construtivista e crítica têm como um propósito maior a formação de alunos críticos, pois há uma preocupação com o contexto de onde eles estão inseridos.

32 ATÉ A PRÓXIMA!


Carregar ppt "Profa. Dra. Marta Scarpato"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google