A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MBA em Gestão de Projetos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MBA em Gestão de Projetos"— Transcrição da apresentação:

1 MBA em Gestão de Projetos
Disciplina: Gerenciamento da Qualidade

2 GERENCIAMENTO DE PRAZOS
O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS Conceitos básicos e a importância do Gerenciamento da Qualidade em Projetos; e. Identificar a distinção entre qualidade no projeto e qualidade no produto; OS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DA QUALIDADE Conhecer os conceitos dos processos de gerenciamento da qualidade; e. Detalhar os processos de gerenciamento da qualidade: Planejar, Garantir e Controlar.

3 O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS
FOCO NA QUALIDADE Porque a Qualidade é essencial nas organizações? Qual a relação entre esses elementos?

4 O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS
FOCO NA QUALIDADE CONCEITOS INICIAIS Qualidade - é o grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades. Grau - é uma categoria atribuída a produtos ou serviços que possuem o mesmo uso funcional. Requisito - é uma condição ou capacidade que deve ser atendida ou possuída para satisfazer necessidades, desejos e expectativas.

5 O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS
FOCO NA QUALIDADE EXEMPLOS PRÁTICOS

6 O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS
FOCO NA QUALIDADE A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE

7 O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS
FOCO NA QUALIDADE A IMPORTÂNCIA DOS REQUISITOS

8 O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS
FOCO NA QUALIDADE A RESPONSABILIDADE PELA QUALIDADE O gerente de projetos e a equipe de gerenciamento de projetos são responsáveis por determinar e fornecer os níveis exigidos de qualidade e de grau, mas na prática, todos possuem responsabilidades relacionadas à qualidade de um projeto.

9 O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS
FOCO NA QUALIDADE FATORES BÁSICOS DA QUALIDADE Baseada no Produto - Qualidade é uma variável precisa e mensurável, oriunda dos atributos do produto. Baseada na Produção - Qualidade é uma variável precisa e mensurável, oriunda do grau de conformidade do planejado com o executado.

10 O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS
FOCO NA QUALIDADE FATORES BÁSICOS DA QUALIDADE Baseada no Usuário - Qualidade é uma variável subjetiva. Produtos de melhor qualidade atendem melhor aos desejos do consumidor. Baseada no Valor - Qualidade quer dizer o melhor para certas condições do cliente. Essas condições são: o verdadeiro uso e o preço de venda do produto.

11 O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS
IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE QUALIDADE DO PROJETO E DO PRODUTO O gerenciamento da qualidade deve abordar tanto o gerenciamento do projeto quanto o produto do projeto.  Além disso, deve-se buscar sempre a conformidade com os requerimentos e a adequação ao uso que se propõe. Equipe e Cliente

12 O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS
IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DICAS IMPORTANTES NÃO fornecer escopo extra (“Gold Plating”); Sempre buscar a satisfação do Cliente (“entender” o que realmente o cliente espera); Prevenção antes da inspeção (“melhor prevenir”); e. Focar o “Defeito Zero” (“fazer certo na primeira vez”)

13 O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS
IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE O CUSTO DA QUALIDADE O custo da qualidade se refere ao custo total da geração do produto ou serviço do projeto de acordo com os padrões de qualidade, tanto de prevenção quanto de correção. Envolve analisar: - o Custo da Conformidade; e. - o Custo da Não Conformidade.

14 O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS
IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE O CUSTO DA CONFORMIDADE É o recurso gasto durante o projeto para evitar falhas. Prevenção de Custos está associada ao cumprimento dos requisitos dos clientes por meio da geração de produtos livres de defeitos. Custos da Avaliação são aqueles em que se incorre para examinar o produto ou processo e averiguar se determinados requisitos estão sendo atendidos.

15 O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS
IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE O CUSTO DA NÃO CONFORMIDADE É o recurso gasto durante e após o projeto devido a falhas. Envolvem os custos de falhas internas e os custos das falhas externas. Ocorrem quando as coisas não se passam conforme o planejado.

16

17

18 OS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DA QUALIDADE
PLANEJAR A QUALIDADE GARANTIR A QUALIDADE CONTROLAR A QUALIDADE O principal objetivo é assegurar que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado.

19 OS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DA QUALIDADE
PLANEJAR A QUALIDADE É o processo responsável por identificar os requisitos e/ou padrões de qualidade do projeto e do produto, bem como documentar de que modo o projeto demonstrará a conformidade.

20 OS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DA QUALIDADE
GARANTIR A QUALIDADE: É o processo responsável pela auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições do controle de qualidade para garantir que sejam usados os padrões de qualidade e as definições operacionais apropriadas.

21 OS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DA QUALIDADE
CONTROLAR A QUALIDADE: É o processo responsável pelo monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias. Todos os Processos têm Entradas e Saídas e se apoiam em ferramentas de qualidade.

22 SÍNTESE DA AULA Conhecemos os conceitos básicos e a importância do Gerenciamento da Qualidade em Projetos; Identificamos a distinção entre qualidade no projeto e qualidade no produto; Conhecemos os conceitos dos processos de gerenciamento da qualidade; e. Detalhamos os processos de gerenciamento da qualidade: Planejar a qualidade; Garantir a qualidade; e Controlar a qualidade.

23 BONS ESTUDOS!


Carregar ppt "MBA em Gestão de Projetos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google