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Aulas T EORIAS DA A PRENDIZAGEM Formação Docente para o Ensino Superior Prof. Ms. Denise N.Bruckner 1 2.

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1 Aulas T EORIAS DA A PRENDIZAGEM Formação Docente para o Ensino Superior Prof. Ms. Denise N.Bruckner 1 2

2 Sejam Todos Bem-vindos! 2

3 “ Ao professor cabe abrir a porta, mas é de responsabilidade dos alunos descobrir o que vem depois dela". Prof. Antonio Joaquim Severino 3

4 Objetivos da Disciplina Apresentar as diversas concepções teóricas sobre o processo de ensino aprendizagem e suas contribuições para a atuação do professor no ensino superior; Apresentar os diversos pressupostos norteadores dos paradigmas sobre aprendizagem e desenvolvimento humano. Variáveis que influenciam na aprendizagem. 4

5 Agenda do dia 1. Apresentação do professor e dos alunos. 2. Apresentação da Ementa da Disciplina e Discussão do Programa 3. Critérios de Avaliação 4. Introdução: alguns conceitos 5

6 O que é Aprender? QUESTÕES INTRODUTÓRIAS 6 1.Existem coisas que eu aprendi e sei com quem? 2.Existem coisas que eu sei, mas ninguém me ensinou? 3.Existem coisas que eu aprendi, mas não sei com quem?

7 O que é Aprender? QUESTÕES INTRODUTÓRIAS 7 No seu entender para qual dos três grupos se aplica o conceito de aprendizagem? Por quê? Costuma-se separar os conhecimentos em conhecimentos científicos e conhecimentos da tradição. Relacione esses conceitos com dois dos grupos de coisas que você aprendeu (listados anteriormente). E o terceiro grupo, como você chamaria?

8 O que é Aprender? 8 Instinto, um dos mecanismos mentais que não precisamos aprender “Instinto é uma palavra usada para descrever disposições inatas em relação a ações particulares. Instintos geralmente são padrões herdados de respostas ou reações a certos tipos de situações ou características de determinadas espécies. Em humanos, eles são mais facilmente observados em respostas a emoções. Instintos geralmente servem para pôr em funcionamento mecanismos que evocam um organismo para agir. As ações particulares executadas podem ser influenciadas pelo aprendizado, ambientes e princípios naturais. Geralmente, instinto não é usado para descrever uma condição existente ou status quo.” Extraído de:.http://pt.wikipedia.org/wiki/Instinto

9 O que é Aprender? 9 Quantas vezes já ouvimos dizer que “depois de velho não se aprende mais nada”. Essa afirmação é fruto da ideia de que nosso cérebro nasce pronto e com o passar do tempo só temos a perder. Ora, se perdemos neurônios à proporção que envelhecemos, como podemos aprender? A Neurobiologia da aprendizagem

10 O que é Aprender? 10 Nada mais equivocado. As atuais pesquisas na área das Neurociências mostram que novos neurônios estão nascendo a cada dia em nossos cérebros. E o que é mais interessante: esses novos neurônios nascem justamente em áreas responsáveis pela aprendizagem, o que significa dizer que temos condições neurológicas de aprender sempre. Mas, como isso ocorre? Que áreas são essas? O que o cérebro tem a ver com o que aprendo? A Neurobiologia da aprendizagem

11 O que é Aprender? 11

12 O que é Aprender? 12

13 O que é Aprender? 13

14 O que é Aprender? 14

15 O que é Aprender? 15

16 O que é Aprender? Assim como o problema do médico é conseguir que seus pacientes fiquem curados, o problema do professor é que seus alunos aprendam.  Mas em que consiste a aprendizagem?  Como pode ser facilitada? 16 VEJAMOS ALGUNS CASOS

17 O que é Aprender? 17

18 O que é Aprender? 18 PONTOS-CHAVE Pela observação das experiências de aprendizagem, tais como de nossos personagens, podemos concluir que na aprendizagem aparecem os seguintes processos, entre outros: 1.O aprendiz sente necessidade de resolver um problema, seja por motivação espontânea (Fábio: pela curiosidade), seja por motivação induzida por outros (como o professor, a prova etc...). 2.Para enfrentar o problema, que constitui uma barreira entre o aprendiz e o seu objetivo, a pessoa se prepara: estuda, lê, consulta, pergunta, examina, observa, (perceba que todos são verbos que indicam uma AÇÃO por parte do aprendiz) 3.A pessoa faz algumas tentativas: ensaio e erro. Compara, escreve, descreve. 4.A pessoa constata o sucesso ou o fracasso de sua ação. Se tem êxito, repete, caso contrário, faz outras tentativas ou abandona o esforço. Conhecer o resultado das tentativas é sempre crucial para a aprendizagem, como é a repetição das ações bem sucedidas para sua fixação e retenção.

19 O que é Aprender? 19 A RECOMPENSA PELO SUCESSO A RECOMPENSA PELO SUCESSO pode ser intrínseca ou extrínseca. O próprio fato de aprender, de conhecer algo novo, de entender, poder ser uma recompensa, outras vezes, a recompensa pode ser uma palavra do professor, uma nota, uma promoção, etc... PONTOS-CHAVE 5. Nota-se que existem diversos objetos de aprendizagem, pois enquanto Fonseca e Fábio desejam aprender a manejar o equipamento de inseminação, Medeiros deseja aprender o significado certos das palavras técnicas e Pereira por sua vez, deseja aprender a relação existente entre duas teorias, isto é: “coisas abstratas”. Dias procura entender um tema matemático. 6. Observa-se também que toda aprendizagem se baseia em aprendizagens anteriores. Fonseca não poderia aprender a inseminar uma vaca se não conhecesse previamente vários aspectos da anatomia animal, bem como a existência de diversos instrumentos.

20 O que é Aprender? 20 7. Podemos observar que junto às mudanças COGNITIVAS, acontecem também processos emotivos no aprendiz: sentimentos de curiosidade, tensão, ansiedade, angústia, entusiasmo, frustração, alegria, etc... Concluímos que quando se aprende algo, na realidade aprendem-se várias coisas importantes: PONTOS-CHAVE a.Um novo conhecimento, que é fixado na memória. b.Uma melhor operação mental ou motora (observar, relacionar, medir, avaliar, etc...) c.Uma confiança maior na própria capacidade de aprender, e por conseguinte, de realizar operações que satisfaçam suas necessidades. d.Uma forma de manejar ou controlar as emoções.

21 21 É um processo integrado no qual toda a pessoa: intelecto, afetividade e sistema muscular se mobiliza com o objetivo de resolver um “problema”, isto é, se transforma e modifica seu comportamento em virtude da aquisição de novos conhecimentos e transformação de sua inteligência. Não se trata apenas de um aumento quantitativo de conhecimentos mas de uma transformação estrutural da inteligência da pessoa.

22 O que é Aprender?  Condicionamento  Mudança de comportamento  Aquisição de novas informações  Aumento de conhecimento  Resolução de problemas  Construção de novos significados  Revisão de modelos mentais,  Etc... 22

23 23  Comportamentalista ou Behaviorista: PAVLOV, SKINNER,... (relação estímulo-resposta)  Cognitiva: PIAGET, VYGOTSKY,... (o que se passa na cabeça do sujeito entre a percepção do estímulo e a execução de uma resposta)  Humanista-Afetiva: ROGERS,... (caráter único da experiência de cada um)

24 24  São ou foram construídas para interpretar a área do conhecimento que chamamos de aprendizagem.  Representam o ponto de vista de diversos autores.  Mudam com o tempo e dependem de fatores sociais, políticos, culturais e econômicos da época.

25 25 Teoria Comportamentalista ou Behaviorista COMPORTAMENTALISMO  Ênfase nos comportamentos observáveis e controláveis: respostas aos estímulos externos.  O comportamento é controlado por suas conseqüências.  Não há hipóteses sobre as atividades mentais que ocorrem entre o estímulo e a resposta. Embasou a “Instrução Programada” nas décadas de 60 e 70 e influencia o ensino até os dias de hoje.

26 26 Teoria Comportamentalista ou Behaviorista As teorias comportamentais entendem o aprendiz como um ser que responde a estímulos do meio exterior, não levando em consideração o que ocorre dentro de sua mente durante o processo. A aprendizagem é interpretada somente como mudança de comportamento. SkinnerSkinner - seu representante atual - acha que a aprendizagem ocorre devido ao reforço - é a contingência do reforço que leva à aprendizagem.

27 27 Origem: John Watson (1878-1958) Consolidação: Anos 50 com Skinner em Harvard Aprender é condicionar de forma positiva ou negativa o indivíduo (animal ou humano) a operações provocadas pelo ambiente ou meio externo, reforçando e controlando a resposta do organismo. Sua teoria se fundamenta no poderoso papel da “recompensa” ou “reforço”. E parte da premissa fundamental de que toda ação que produza satisfação tenderá a ser repetida e aprendida. O trabalho de Skinner é oriundo da Psicologia Experimental. Talvez o mais célebre dos seus antecessores seja o Psicólogo Ivan Petrovich Pavlov. Teoria Comportamentalista ou Behaviorista Burrhus Frederic Skinner

28 28 John Watson (1878-1958)

29 29 O principal resultado do trabalho de Pavlov foi a descoberta do reflexo condicionado ou respondente.  Estímulo: uma ação do meio ambiente sobre o organismo. Quando o meio age sobre o organismo este emite algum tipo de resposta. Ao conjunto formado pelo estímulo e pela resposta chamamos de REFLEXO. Os reflexos podem ser de dois tipos: 1.Reflexo não-condicionado: é caracterizado por uma resposta que não é aprendida pelo organismo. 2.Reflexo condicionado: é ensinado ao organismo através do processo chamado CONDICIONAMENTO. Reflexo não-condicionado Estímulos: Positivos (premiação e recompensa para produzir o comportamento/resposta do organismo); Negativos (punição para neutralizar e extinguir o comportamento). PAVLOV

30 30 T EORIA C OMPORTAMENTALISTA OU B EHAVIORISTA Skinner provou que se podem condicionar também respostas não reflexas, que ele chamou de “respostas operantes!. Além disso, mostrou que se pode conseguir que um animal ou pessoa aprenda qualquer resposta operante se esta resposta é adequadamente “reforçada” ou “recompensada”. Ele considera “reforços primários” os estímulos que satisfazem necessidades básicas como: fome, sede, sexo, necessidades fisiológicas, etc... Os “reforços secundários” ou condicionados são aqueles que recebem poder de reforço de sua associação repetida com os estímulos reforçadores primários. Se, por exemplo, cada vez que um ratinho aperta uma alavanca recebe um grão de alimento ao mesmo tempo que se acende uma luz verde, depois de várias repetições o ratinho continuará a apertar a alavanca toda vez que uma luz verde for acesa. A luz verde “controla” o comportamento do rato pelo condicionamento de uma resposta operante a um reforço secundário.

31 31 Caixa de Skinner Thorndike Puzzle Box T EORIA C OMPORTAMENTALISTA OU B EHAVIORISTA

32 32 Diante de suas experiências, Skinner conseguiu “moldar” diversas condutas. O importante para nós é conhecer o caminho ou método que ele segui, que é o seguinte: a.Especificar claramente qual é o comportamento final que se deseja implantar. b.Identificar a seqüência de movimentos que o aprendiz deve executar para chegar gradualmente ao comportamento final desejado. c.Colocar o organismo em atividade por meio da privação (de alimentação, água, etc..) d.Condicionar o aprendiz a responder a um estímulo substituto, como por exemplo, uma ordem ou um apito. e.Aplicar o reforço toda vez que o aprendiz executa movimentos no sentido do comportamento desejado, e somente nesse caso. f.Uma vez implantado o comportamento, recompensar o animal de quando em quando e não toda vez que executa a ação desejada. T EORIA C OMPORTAMENTALISTA OU B EHAVIORISTA


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