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Lev Vygotsky Psicologia Histórico-Cultural Ms. Prof. Maristela de Godoy.

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1 Lev Vygotsky Psicologia Histórico-Cultural Ms. Prof. Maristela de Godoy

2 Dados Biográficos  Nasceu e viveu na Rússia  1896 a 1934  Morreu vítima de tuberculose, aos 37 anos  Casou-se aos 28 anos e teve duas filhas  Viveu durante a Revolução Russa  É um dos motivos pelo qual sua obra só foi conhecida e valorizada mais recentemente

3 Dados Biográficos  Produziu cerca de 200 trabalhos de Psicologia e 100 sobre arte e literatura  Dois anos após sua morte suas obras foram proibidas, durante 20 anos, pela ditadura de Stálin  Formou-se em direito  Professor e pesquisador  Pesquisa importante para as ciências educacionais e psicológicas  Parceiros: Luria e Leontiev

4 Dados Biográficos  Foi contemporâneo de Piaget  No entanto, eles não chegaram a se encontrar em vida, devido a vários fatores, principalmente os políticos  Assim como Piaget, tinha como objetivo uma nova psicologia, que ultrapassasse as limitações das visões mecanicista e idealista

5 Contexto Histórico  País em estado lastimável  Pior problema era a educação  70% eram analfabetos  Necessidade de construção de uma nova sociedade e nova ciência

6 A TEORIA DE VIGOTSKY

7  Põe em pauta a discussão do papel do social no desenvolvimento mental  O papel da educação, do professor e da aprendizagem

8 CONHECIMENTO  Socialmente construído  Culturalmente transmitido

9 DESENVOLVIMENTO  Apropriação e transformação da cultura herdada

10

11 INDIVÍDUO Participante ativo da sua própria existência, construída na inter-relação com outros sociais

12  Estuda as funções psicológicas  Classificou em elementares e superiores

13 Funções Psicológicas Elementares  De origem biológica  Estão presentes nas crianças e nos animais  Ações involuntárias (reflexas)  Reações imediatas (automáticas)  Sofrem controle do ambiente externo

14 FUNÇÕES PSICOLÓGICAS ELEMENTARES + APRENDIZADO DA CULTURA = FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES

15 Funções Psicológicas Superiores  São de origem social  Presentes somente no homem  Caracteriza-se pela intencionalidade das ações  Interação entre fatores biológicos e sociais  São possíveis por que existe atividade cerebral

16 Fatores Psicológicos Superiores  Auto-observação  Intencionalidade  Planejamento  capacidade de pensamento abstrato  Metacognição (indivíduo ser capaz de pensar sobre o seu próprio pensamento )

17 Funções Psicológicas  O surgimento das superiores não elimina as elementares  O desenvolvimento mental é marcado pela interiorização das funções psicológicas  A educação ajuda a formar as funções psicológicas superiores

18 Questões Básicas  Processo sócio-histórico  Atividade cerebral

19 O instrumento e o símbolo  O uso de instrumentos começa a se manifestar aos 6 meses de idade  A capacidade de utilização dos instrumentos é o aspecto mais importante na análise da inteligência prática das crianças  A inteligência prática constitui a fase inicial do desenvolvimento cognitivo!  Inicialmente, o raciocínio prático independe da fala

20 O instrumento e o símbolo  Fase pré-verbal: Uso dos símbolos igual aos macacos  Os chimpanzés, por mais inteligentes que sejam, podem no máximo utilizar o cabo de vassoura para derrubar bananas, por exemplo, e jamais para criar uma situação imaginária.  A atividade simbólica tem uma função organizadora específica que invade o processo do uso de instrumentos e produz formas novas de comportamento.

21  As formas tipicamente humanas de pensar surgem, por exemplo, quando uma criança pega um cabo de vassoura e o transforma em um cavalo, ou em um fuzil, ou em uma árvore.  Uso especificamente humano dos instrumentos: ir além do uso posível dos objetos  O que nos torna humanos é a capacidade de utilizar instrumentos simbólicos para complementar nossa atividade, que tem bases biológicas.

22 O que nos torna humanos, segundo Vygotsky, é nossa capacidade de imaginar!

23  A linguagem é uma espécie de "cabo de vassoura" muito especial, capaz de transformar decisivamente os rumos de nossa atividade.  Quando aprendemos a linguagem específica de nosso meio sociocultural, transformamos radicalmente os rumos de nosso próprio desenvolvimento.

24  Linguagem: Sistema de mediação simbólica que organiza os signos em estruturas complexas

25 LINGUAGEM Papel central

26 Linguagem  Momento mais significativo do desenvolvimento cognitivo  Representa um salto qualitativo nas funções superiores  Funciona como instrumento de comunicação, planejamento e auto- regulação  Origina 3 grandes mudanças

27 Mudanças  Permite lidar com objetos externos que não presentes  Permite abstrair, analisar e generalizar características dos objetos, situações e eventos  Permite a preservação, transmissão e assimilação de informações e experiências acumuladas pela humanidade ao longo da história

28 Funções da Linguagem  Refletir o mundo exterior  Planejar e determinar o curso de uma ação

29  É natural e necessário para a criança falar enquanto age!  Fala e ação fazem parte de uma mesma função psicológica complexa, dirigida para a resolução de problemas.  Quanto mais complexa a ação exigida pela situação e menos direta a solução, maior a importância que a fala adquire na operação!  Crianças podem não conseguir fazer algo se não lhe permitirem falar!

30 Estratégias utilizadas pelas crianças para resolução de conflitos  Após constatar que não consegue resolver um problema sozinha, a criança vai até o adulto e verbalmente descrevem o método que utilizaram  Posteriormente, a fala socializada é internalizada  A criança passa a apelar a si mesma!

31  Antes de controlar o seu comportamento, a criança começa a controlar seu ambiente, com a ajuda da fala.  Isto produz novas relações com o ambiente, além de uma nova organização do pensamento.

32  Para que o indivíduo se desenvolva em sua plenitude, ele depende da aprendizagem que ocorre num determinado grupo cultural, pelas interações entre seus membros

33 Aprendizagem  Processo que antecede o desenvolvimento  Aprendizagem e desenvolvimento se influenciam mutuamente  Quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento e vice-versa  O desenvolvimento é um processo mais lento que a aprendizagem  A imtação pode ser levada em conta para avaliar o nível de aprendizado

34  Aprendizagem inicia muito antes do ensino formal  Aprendizagem escolar introduz elementos novos no seu desenvolvimento  A diversidade no meio social promove aprendizagens diversas, que por sua vez ativam diferentes processos de desenvolvimento.

35 Pressuposto Norteador - MEDIAÇÃO

36 “É pela mediação que o indivíduo se relaciona com o ambiente, pois ele não tem acesso direto aos objetos, mas, apenas, a sistemas simbólicos que representam a realidade”

37  É por meio dos signos, da palavra, dos instrumentos, que ocorre o contato com a cultura

38 Processo da Aprendizagem  Zona de Desenvolvimento Potencial: Atividade ou conhecimento que a criança não domina, mas espera-se que seja capaz de saber e/ou realizar, independente de etnia, religião ou cultura  Zona de Desenvolvimento Real: Tudo aquilo que a criança é capaz de realizar sozinha

39 Processo de Aprendizagem  Zona de Desenvolvimento Proximal: - Distância entre o que a criança já pode realizar sozinha e aquilo que ela é capaz de desenvolver com o auxílio de alguém - É a zona cooperativa do conhecimento - O mediador ajuda a criança a transformar o desenvolvimento potencial em desenvolvimento real

40  Fazer pedagógico com vistas à área de desenvolvimento potencial  A criança precisa de intervenção pedagógica externa para colaborar na realização da tarefa  Todo obstáculo que se interpõe à criança ao realizar uma tarefa ou, a solucionar um problema, pode fazer com que ela pare de trabalhar e solicite a outra pessoa um auxílio

41  O apelo verbal a outra pessoa constitui um esforço para preencher o hiato que sua atividade apresentou.  Ao fazer uma pergunta, a criança mostra que, de fato, formulou um plano de ação para solucionar o problema em questão, mas que é incapaz de realizar todas as operações necessárias

42  Elementos mediadores do processo da aprendizagem  pode e DEVE ser mediado por outra pessoa  Redimensionamento da escola e do papel do professor  o ensino não pode corresponder simplesmente ao desenvolvimento e sim se adiantar a ele, promovendo aprendizagens que levem ao desenvolvimento

43  O esquema funcional de aprendizado de uma criança não pode ser idêntico ao de uma outra, embora possa haver semelhanças em certos estágios de desenvolvimento.  O ensino, representando o meio através do qual o desenvolvimento avança, passa a exigir conteúdos socialmente elaborados e uma metodologia adaptada ao contexto histórico e cultural

44  FIM...


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