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Publicoudouglas DOUGLAS Alterado mais de 6 anos atrás
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Lev Vygotsky Psicologia Histórico-Cultural Ms. Prof. Maristela de Godoy
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Dados Biográficos Nasceu e viveu na Rússia 1896 a 1934 Morreu vítima de tuberculose, aos 37 anos Casou-se aos 28 anos e teve duas filhas Viveu durante a Revolução Russa É um dos motivos pelo qual sua obra só foi conhecida e valorizada mais recentemente
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Dados Biográficos Produziu cerca de 200 trabalhos de Psicologia e 100 sobre arte e literatura Dois anos após sua morte suas obras foram proibidas, durante 20 anos, pela ditadura de Stálin Formou-se em direito Professor e pesquisador Pesquisa importante para as ciências educacionais e psicológicas Parceiros: Luria e Leontiev
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Dados Biográficos Foi contemporâneo de Piaget No entanto, eles não chegaram a se encontrar em vida, devido a vários fatores, principalmente os políticos Assim como Piaget, tinha como objetivo uma nova psicologia, que ultrapassasse as limitações das visões mecanicista e idealista
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Contexto Histórico País em estado lastimável Pior problema era a educação 70% eram analfabetos Necessidade de construção de uma nova sociedade e nova ciência
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A TEORIA DE VIGOTSKY
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Põe em pauta a discussão do papel do social no desenvolvimento mental O papel da educação, do professor e da aprendizagem
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CONHECIMENTO Socialmente construído Culturalmente transmitido
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DESENVOLVIMENTO Apropriação e transformação da cultura herdada
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INDIVÍDUO Participante ativo da sua própria existência, construída na inter-relação com outros sociais
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Estuda as funções psicológicas Classificou em elementares e superiores
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Funções Psicológicas Elementares De origem biológica Estão presentes nas crianças e nos animais Ações involuntárias (reflexas) Reações imediatas (automáticas) Sofrem controle do ambiente externo
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FUNÇÕES PSICOLÓGICAS ELEMENTARES + APRENDIZADO DA CULTURA = FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
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Funções Psicológicas Superiores São de origem social Presentes somente no homem Caracteriza-se pela intencionalidade das ações Interação entre fatores biológicos e sociais São possíveis por que existe atividade cerebral
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Fatores Psicológicos Superiores Auto-observação Intencionalidade Planejamento capacidade de pensamento abstrato Metacognição (indivíduo ser capaz de pensar sobre o seu próprio pensamento )
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Funções Psicológicas O surgimento das superiores não elimina as elementares O desenvolvimento mental é marcado pela interiorização das funções psicológicas A educação ajuda a formar as funções psicológicas superiores
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Questões Básicas Processo sócio-histórico Atividade cerebral
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O instrumento e o símbolo O uso de instrumentos começa a se manifestar aos 6 meses de idade A capacidade de utilização dos instrumentos é o aspecto mais importante na análise da inteligência prática das crianças A inteligência prática constitui a fase inicial do desenvolvimento cognitivo! Inicialmente, o raciocínio prático independe da fala
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O instrumento e o símbolo Fase pré-verbal: Uso dos símbolos igual aos macacos Os chimpanzés, por mais inteligentes que sejam, podem no máximo utilizar o cabo de vassoura para derrubar bananas, por exemplo, e jamais para criar uma situação imaginária. A atividade simbólica tem uma função organizadora específica que invade o processo do uso de instrumentos e produz formas novas de comportamento.
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As formas tipicamente humanas de pensar surgem, por exemplo, quando uma criança pega um cabo de vassoura e o transforma em um cavalo, ou em um fuzil, ou em uma árvore. Uso especificamente humano dos instrumentos: ir além do uso posível dos objetos O que nos torna humanos é a capacidade de utilizar instrumentos simbólicos para complementar nossa atividade, que tem bases biológicas.
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O que nos torna humanos, segundo Vygotsky, é nossa capacidade de imaginar!
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A linguagem é uma espécie de "cabo de vassoura" muito especial, capaz de transformar decisivamente os rumos de nossa atividade. Quando aprendemos a linguagem específica de nosso meio sociocultural, transformamos radicalmente os rumos de nosso próprio desenvolvimento.
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Linguagem: Sistema de mediação simbólica que organiza os signos em estruturas complexas
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LINGUAGEM Papel central
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Linguagem Momento mais significativo do desenvolvimento cognitivo Representa um salto qualitativo nas funções superiores Funciona como instrumento de comunicação, planejamento e auto- regulação Origina 3 grandes mudanças
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Mudanças Permite lidar com objetos externos que não presentes Permite abstrair, analisar e generalizar características dos objetos, situações e eventos Permite a preservação, transmissão e assimilação de informações e experiências acumuladas pela humanidade ao longo da história
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Funções da Linguagem Refletir o mundo exterior Planejar e determinar o curso de uma ação
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É natural e necessário para a criança falar enquanto age! Fala e ação fazem parte de uma mesma função psicológica complexa, dirigida para a resolução de problemas. Quanto mais complexa a ação exigida pela situação e menos direta a solução, maior a importância que a fala adquire na operação! Crianças podem não conseguir fazer algo se não lhe permitirem falar!
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Estratégias utilizadas pelas crianças para resolução de conflitos Após constatar que não consegue resolver um problema sozinha, a criança vai até o adulto e verbalmente descrevem o método que utilizaram Posteriormente, a fala socializada é internalizada A criança passa a apelar a si mesma!
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Antes de controlar o seu comportamento, a criança começa a controlar seu ambiente, com a ajuda da fala. Isto produz novas relações com o ambiente, além de uma nova organização do pensamento.
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Para que o indivíduo se desenvolva em sua plenitude, ele depende da aprendizagem que ocorre num determinado grupo cultural, pelas interações entre seus membros
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Aprendizagem Processo que antecede o desenvolvimento Aprendizagem e desenvolvimento se influenciam mutuamente Quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento e vice-versa O desenvolvimento é um processo mais lento que a aprendizagem A imtação pode ser levada em conta para avaliar o nível de aprendizado
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Aprendizagem inicia muito antes do ensino formal Aprendizagem escolar introduz elementos novos no seu desenvolvimento A diversidade no meio social promove aprendizagens diversas, que por sua vez ativam diferentes processos de desenvolvimento.
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Pressuposto Norteador - MEDIAÇÃO
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“É pela mediação que o indivíduo se relaciona com o ambiente, pois ele não tem acesso direto aos objetos, mas, apenas, a sistemas simbólicos que representam a realidade”
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É por meio dos signos, da palavra, dos instrumentos, que ocorre o contato com a cultura
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Processo da Aprendizagem Zona de Desenvolvimento Potencial: Atividade ou conhecimento que a criança não domina, mas espera-se que seja capaz de saber e/ou realizar, independente de etnia, religião ou cultura Zona de Desenvolvimento Real: Tudo aquilo que a criança é capaz de realizar sozinha
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Processo de Aprendizagem Zona de Desenvolvimento Proximal: - Distância entre o que a criança já pode realizar sozinha e aquilo que ela é capaz de desenvolver com o auxílio de alguém - É a zona cooperativa do conhecimento - O mediador ajuda a criança a transformar o desenvolvimento potencial em desenvolvimento real
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Fazer pedagógico com vistas à área de desenvolvimento potencial A criança precisa de intervenção pedagógica externa para colaborar na realização da tarefa Todo obstáculo que se interpõe à criança ao realizar uma tarefa ou, a solucionar um problema, pode fazer com que ela pare de trabalhar e solicite a outra pessoa um auxílio
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O apelo verbal a outra pessoa constitui um esforço para preencher o hiato que sua atividade apresentou. Ao fazer uma pergunta, a criança mostra que, de fato, formulou um plano de ação para solucionar o problema em questão, mas que é incapaz de realizar todas as operações necessárias
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Elementos mediadores do processo da aprendizagem pode e DEVE ser mediado por outra pessoa Redimensionamento da escola e do papel do professor o ensino não pode corresponder simplesmente ao desenvolvimento e sim se adiantar a ele, promovendo aprendizagens que levem ao desenvolvimento
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O esquema funcional de aprendizado de uma criança não pode ser idêntico ao de uma outra, embora possa haver semelhanças em certos estágios de desenvolvimento. O ensino, representando o meio através do qual o desenvolvimento avança, passa a exigir conteúdos socialmente elaborados e uma metodologia adaptada ao contexto histórico e cultural
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FIM...
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