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VIGOTSKI Nascimento: 17 de nov. de 1896 em Orsha – Bielo-Rússia + 11 de junho de 1934 – Moscou. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira1 Vigotski ( )

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1 VIGOTSKI Nascimento: 17 de nov. de 1896 em Orsha – Bielo-Rússia + 11 de junho de 1934 – Moscou. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira1 Vigotski ( 1896-1934)

2 Vigotski fez seus estudos universitários em direito, filosofia e história em Moscou. Após a universidade, Vigotski retorna a Gomel, onde se dedica a atividades intelectuais diversificadas; Ensina psicologia, começa a se preocupar com os problemas das crianças deficientes. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira Um pouco de história... 2

3 Vigotski continua seus estudos sobre teoria literária e psicologia da arte. Segundo Luria, Vigotski era um gênio. Kornilov levou, do Instituto de Psicologia, vários colegas seus mais jovens, dentre eles estava Luria. Em 1924 Luria encontrou Vigotski no Congresso de Psiconeurologia em Leningrado – fórum para os cientistas que trabalhavam na área de psicologia.. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira3 Um pouco de história...

4 Vigotski defendeu no congresso a posição, segundo a qual a consciência era um conceito que deveria permanecer na psicologia, argumentando que ela deveria ser estudada por meio de estudos objetivos. Vigotski apresentou o tema: A relação entre o reflexo condicionado e o comportamento consciente do homem. No ano anterior Kornilov havia atacado as teorias introspectivas. Seu estudo voltado para as reações era a posição dominante no instituto. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira31

5 Apesar de Vigotski não ter convencido a todos com a sua presentação, ficou claro que ele deveria participar do jovem corpo de assistentes do novo Instituto de Psicologia de Moscou. Leontiev e Luria reconhecendo as qualidades pouco comuns de Vigotski ficaram encantados e o inclui no seu grupo de estudo e pesquisa. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira32

6 Antes do aparecimento em Leningrado, havia ensinado na escola de formação de professores em Gomel. Este trabalho colocou-o em contato com os problemas de crianças com defeito congênito – cegueira, surdez, deficiência mental – estimulando-o a descobrir maneiras de ajudar tais crianças a desenvolverem as suas potencialidades individuais. Mergulhando fundo nos textos alemães, ingleses e americanos, e deles absorvendo muita coisa, desenvolveu suas análises e descreveu a crise na psicologia. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira33 Vigotski

7 De acordo com Vigotski, a situação da psicologia mundial no começo do século XX era extremamente paradoxal. Os pesquisadores se interessavam para a descoberta das leis dos mecanismos elementares, o que deu origem ao comportamento de laboratório. Influenciado por Marx, Vigotski concluiu que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser encontradas nas relações sociais que o individuo mantém com o mundo exterior. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira34

8 O homem não é apenas um produto de seu ambiente é também um agente ativo no processo de criação deste meio. Vigotski chamava este estudo de Psicologia “cultural”, “histórica” ou “instrumental” – Psicologia Histórico Cultural. Instrumental se refere à natureza basicamente mediadora de todas as funções psicológicas complexas. O elemento histórico funde-se com o cultural. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira35

9 Vigotski estendeu o conceito de mediação ao relacioná-lo às interações homem-natureza, que se dão pelo uso de instrumentos e de signos. Os instrumentos são elementos externos ao indivíduo, construídos fora dele; sua função é provocar mudança nos objetos, controlar processos da natureza. Os signos, por sua vez, também chamados por Vigotski de "instrumentos psicológicos", são orientados para o próprio sujeito, dirigem-se ao controle de ações psicológicas, seja do próprio indivíduo, seja de outras pessoas. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira36

10 No começo as respostas que as crianças dão ao mundo são dominadas pelos processos naturais (herança biológica). Mas através das constantes mediações do adulto, processos instrumentais mais complexos começam a tomar forma. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira37

11 A psicologia Vigotskiana tem como base epistemológica o materialismo histórico dialético de Karl Marx. Na década de 1924 a 1934 Vigotski, juntamente com um grupo de pesquisadores cria sua teoria histórico- cultural dos fenômenos psicológicos. O ser humano faz parte de uma realidade concreta e sua essência é construída nas relações sociais. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira4

12 A teoria de Vigotski compreende que o desenvolvimento do sujeito, desde o início da vida, ocorre pelo processo de apropriação dos significados culturais que o circundam, como ser de linguagem, consciência e atividade, transformando-se de biológico em sociohistórico (VIGOTSKI 1999). Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira5

13 CONCEPÇÕES DO DESENVOLVIMENTO: Genética – procura compreender a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos. Filogênese – desenvolvimento da espécie humana ex: coisas que somos capazes de fazer. Pegar em pinça, andamos, mas não voamos. Ontogênese (história do ser)- O sujeito nasce, cresce, reproduz, morre. O plano ontogenético do ser: a criança quando pequena fica deitada, depois sentada, depois em pé... a seqüência de seu desenvolvimento. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira6

14 Concepções do desenvolvimento: Sociogênese – história dos grupos sociais, história da cultura, onde o sujeito está inserido.Ex: Puberdade – as mudanças biológicas são compreendidas de forma diferente em cada cultura. 3ª idade – categoria criada nos últimos tempos, claramente social. Microgênese – desenvolvimento de aspectos específicos do repertório psicológico; cada fenômeno psicológico tem uma história. Ex: saber algo e não saber algo como amarrar o sapato, antes o sujeito não sabia como fazê-lo, depois ele aprende (algo aconteceu). A história de como aprendeu a amarrar o sapato é a microgênese. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira7

15 Aspectos qualitativamente diferentes ao longo do desenvolvimento: Funções elementares – memória imediata, atenção não voluntária, percepção natural... Funções superiores – memória voluntária, atenção consciente, imaginação, criatividade, linguagem, pensamento conceitual, percepção mediada, vontade e outros. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira8

16 VIGOTSKI Estudos das funções psicológicas superiores – capacidade de planejamento, memória voluntária, imaginação... ▼ Mecanismos intencionais que se referem as ações conscientemente controladas. Processos voluntários que dão ao indivíduo a possibilidade de independência ▼ Originam-se nas relações entre indivíduos humanos ▼ Se desenvolvem ao longo do processo de internalização das formas culturais de comportamento. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira9

17 A categoria central na obra de Vigotski é a atividade prática humana É através do trabalho que o homem, ao mesmo tempo que transforma a natureza (com o objetivo de satisfazer suas necessidades) se transforma. Isto quer dizer que as relações dos homens entre si são mediadas pelo trabalho. A origem do pensamento: primeiro vieram os atos (a atividade prática) expressa por palavras. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira10

18 Bebê manipulando objeto construído na cultura O bebê humano, ao contrário dos animais, possui a chance de compreender o mundo externo, por meio das pessoas, pela linguagem, pelos objetos (funções e significados culturais). Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira9

19 MEDIAÇÃO SIMBÓLICA Mediação caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros homens. Dois elementos básicos responsáveis pela mediação: Instrumento - são os objetos e utensílios materiais utilizados para manipular e modificar a realidade externa (faca, machado...) Signo – sistemas simbólicos como linguagem, símbolos algébricos, sistema de representação gráfica por meio da escrita, de desenhos, de mapas, etc. Ex: no código de trânsito a cor vermelha significa parar... Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira10

20 Os sistemas simbólicos Os sistemas simbólicos - sistemas de representação da realidade - especialmente a linguagem, funcionam como elementos mediadores que permitem a comunicação entre indivíduos, estabelecendo os significados determinados pelos grupos culturais e situações do mundo circundante. Os processos de funcionamento mental do homem são fornecidos pela cultura, através da mediação simbólica. Signos – Instrumentos psicológicos - cuja função é auxiliar o homem nas suas atividades psíquicas. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira 11

21 A função da mediação em Vygotsky Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira12

22 A linguagem é o sistema simbólico do homem, fornece os conceitos, as formas de organização do real, a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. É por meio dela que as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas, portanto, sociedades e culturas diferentes produzem estruturas diferenciadas. LINGUAGEM Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira 13

23 Linguagem – designa os objetos do mundo externo ( Ex. Faca designa um utensílio usado na alimentação...), ações (como cortar, ferver, andar), qualidades do objeto (afiado, áspero) e as se referem às relações entre objetos ( tais como abaixo, acima, próximo). Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira14

24 As três mudanças essenciais após o surgimento da linguagem: Lidar com os objetos do mundo exterior mesmo quando eles estão ausentes. Processo de abstração e generalização – analisar, abstrair e generalizar as características dos objetos, eventos e situações presentes na realidade. Função de comunicação entre os homens - garante como conseqüência, a preservação, transmissão e assimilação de informações e experiências acumuladas pela humanidade ao longo da história. A linguagem é um sistema de signos que possibilita o intercâmbio social entre indivíduos que compartilhem deste sistema de representação da realidade. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira15

25 Criança A criança incorpora ativamente as formas de comportamento já consolidadas na experiência humana, por meio de sua inserção num dado contexto cultural, na sua interação com membros de seu grupo e sua participação em práticas historicamente construídas. Os membros da sociedade estão num constante movimento de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significados. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira16

26 Desenvolvimento infantil A importância da interação social no desenvolvimento do ser humano. O indivíduo para se humanizar precisa crescer num ambiente social e interagir com outras pessoas. Quando isolado, privado do contato com outros seres, entregue apenas a suas próprias condições, vivendo os recursos da natureza, o homem é indefeso e despreparado para lidar com os desafios de seu meio. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira17

27 Aprendizagem É um processo de apropriação de conhecimentos, habilidades, signos, valores, que engloba o intercâmbio ativo do sujeito com o mundo cultural onde está inserido. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira18

28 O processo ensino - aprendizagem Para Vygotsky, as potencialidades do indivíduo devem ser levadas em conta durante o processo de ensino-aprendizagem. A partir do contato com uma pessoa mais experiente juntamente com os aspectos histórico-culturais, as potencialidades do aprendiz são transformadas em situações que ativam esquemas processuais cognitivos ou comportamentais, e este convívio produz no indivíduo novas potencialidades, num processo dialético contínuo. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira19

29 Tipos de aprendizagens de conceitos: Espontâneos: adquiridos no contextos cotidianos de atividade da criança. Científicos: adquiridos por meio do ensino, exemplo, os conceitos matemáticos de números decimais, conjuntos, variáveis e os conceitos de verbo adjetivo, vinculados à compreensão da linguagem escrita. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira20

30 Relação entre desenvolvimento e aprendizagem: Importância das praticas educacionais; Anterior ao ensino escolarizado a criança traz uma pré-história de conhecimento - ao entrar em contato com as noções de matemática ou da escrita, a criança já experimentou na vida cotidiana essas noções – Ex: já contou ou fez hipóteses sobre a escrita presente numa sociedade letrada. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira21

31 A atividade espontânea da criança, como saber o nome de seus familiares, é impulsionada por motivos, necessidades, enquanto a escrita formal demanda habilidades que envolvem mecanismos de abstração complexos. A escola tem um papel essencial no desenvolvimento de funções psicológicas mais avançada. Ex: construção de conceitos necessários ao domínio de uma escrita sistemática. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira22

32 Para que ocorra as situações de produção de conhecimento é importante as interações sociais das crianças/alunos. Aprender está vinculado ao reconhecimento das potencialidades e diferenças dos alunos à ação do sujeito frente aos desafios lançados pela situação de ensino e à mediação do outro. 23Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

33 Aprendizagem e a prática pedagógica... Que privilegia a participação ativa dos alunos e do professor, por meio de situações que priorizem o intercâmbio, o diálogo, a expressão criativa e o trabalho de grupo, respeitando as atividades discursivas do aluno e sua singularidade. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira24

34 Função social da escola: A escola lugar de hominização, é espaço de luta pela transformação social e pela autodeterminação do sujeito como ser político e social que faz a sua própria história relacionada com muitas outras histórias coletivas e individuais.(DUARTE, 1993). Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira25

35 Assim o sujeito/aluno deve ser entendido na sua concretude em uma perspectiva de vir a ser, de ser pleno de possibilidades, (DUARTE, 1993). Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira62

36 AVALIAR Não pode ser reduzido a um momento isolado, mas a captação das constantes mudanças no percurso da aprendizagem nas variadas situações de ensino. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira26

37 Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

38 65 Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

39  Esta mudança acontece... com um questionamento da função da escola e do papel do professor. A ênfase deixa de ser a memorização da informação transmitida pelo professor e passa a ser a construção do conhecimento realizada pelo aluno. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

40 Transmissão da Informação ENSINO Transformar o ambiente de APRENDIZAGEM Foco no Ensino Foco na Aprendizagem ProfessorENCICLOPÉDIAProfessor PARCEIRO ESPECIAL Preparado para organizar conteúdo e INFORMAÇÃO Preparado para colaborar com a construção de SIGNIFICADOS Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

41 Bibliografia: DUARTE, Newton. A individualidade para-si. Contribuições a uma teoria histórico-social da formação do individuo.Campinas, SP: Editora Autores Associados, 1993. NUNES, Ana Ignez B. L.e SILVEIRA, Rosemary do N. Psicologia da Aprendizagem processos, teorias e contextos. Brasília: Liber livro, 2009. REGO, Teresa C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação.Petrópolis, RJ: Vozes,1995. VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira


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