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Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD

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Apresentação em tema: "Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD "— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD Prof. Eniel do Espírito Santo Aula 1

2 Aula 1: Fundamentos e Aprendizagem na EaD

3 [...] caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos - Decreto Lei nº 5.622 de 19/12/2005 Conceito de EaD

4 Estudantes e docentes estão separados pelo tempo e espaço, proporcionando a inclusão de estudantes impossibilitados de assistirem aos cursos presenciais. Estudo individualizado e independente: participação ativa do estudante qual autor de suas práticas e reflexões. Complexa estrutura organizacional para atender ao estudante: um sistema EaD com subsistemas integrados, comunicação, tutoria, produção de material didático etc. EaD: principais caraterísticas

5 Estudantes aprendem de forma independente e individualizada (autoaprendizagem). Comunicação multidirecional: dialogo com outros estudantes, tutores e professores Flexibilidade para atender aos estilos de aprendizagem do estudante adulto, com itinerários formativos diferenciados e considerando-se suas demandas profissionais e familiares. Cursos economicamente acessíveis em virtude da economia de escala, resultante da inclusão de um elevado número de estudantes EaD: principais caraterísticas

6 Construtivismo e sociointeracionismo o aprendizado pela interação; o professor como mediador entre o estudante e o conteúdo, orientando o processo de aprendizagem; o conhecimento como resultado de uma ação efetiva do estudante sobre o objeto da aprendizagem, razão pela qual não pode ser transmitido e muito menos copiado ou reproduzido. EaD: fundamentos epistemológicos

7 Andragogia: ciência que estuda como o adulto aprende Neuroeducação: campo interdisciplinar que combina Neurociência, Psicologia e Educação O cérebro humano adulto tem uma motivação nata para aprender, todavia somente disposto a aprender aquilo que reconhece como significativo, desta forma uma maneira de captar a atenção dos estudantes é apresentar o conteúdo a ser estudado de forma que os estudantes o considerem como importante EaD: aportes da Andragogia e Neuroeducação

8 A correlação de forma estimulante e agradável com o que já é conhecido pelo estudante, com suas experiências prévias também desperta a atenção para o aprendizado. O envolvimento do estudante em atividades em que eles tenham um papel ativo, e não meros expectadores, são decisivas para a aprendizagem. EaD: aportes da Andragogia e Neuroeducação

9 A atenção prolongada do estudante requer a utilização recursos neurais específicos e depois de algum tempo a pessoa tende a dispersar-se, o professor deve utilizar diferentes estratégias de ensino, divididas em intervalos menores, a fim de se manter o foco da atenção dos estudantes EaD: aportes da Andragogia e Neuroeducação

10 Construtivismo (Piaget) a aprendizagem é o resultado de um processo de adaptação entre os processos de assimilação de dados novos com acomodação com os existentes, isto é, o ajuste da nova informação recebida com a preexistente, dando-lhe novos significados Aprendizado

11 Sociointeracionismo (Vygotsky) O ser humano é formado a partir das suas interações no contexto social e cultural Aprendizado

12 Para a neurociência a construção das redes neurais responsáveis pelo aprendizado se faz por meio de processos de repetição e consolidação, capazes de associar a informação nova ao que já se sabe, daí a necessidade de se criar diversas oportunidades para que os alunos estudem o mesmo assunto, por meio de diferentes contextos e distintos canais de acesso ao cérebro: visual, auditivo, cenestésico etc. Aprendizado

13 O cérebro precisa de tempo para processar as informações e, normalmente, isto corre durante o processo de sono. Assim, os períodos de descanso contribuem para fixar o aprendido e prepara o cérebro para novas associações. Aprendizado

14 Recomendações Material didático: ‘Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD’  Assista os tutoriais propostos nos hiperlink  Leia os artigos sugeridos

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