A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A teoria de ensino de Bruner Paula Andréa Prata Ferreira Maria Clara 1º/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A teoria de ensino de Bruner Paula Andréa Prata Ferreira Maria Clara 1º/2011."— Transcrição da apresentação:

1 A teoria de ensino de Bruner Paula Andréa Prata Ferreira Maria Clara 1º/2011

2 Introdução Jerome Bruner nasceu em New York, em 1915 e obteve o título de Doutor em psicologia em Harvard em 1941. Dentro das principais vertentes do aprendizado e da psicologia do desenvolvimento, Bruner, é um dos principais representantes da "Teoria Cognitiva". A psicologia cognitiva tem ênfase nos processos de aquisição do conhecimento. Atualmente professor pesquisador sênior da Universidade de Nova York.

3 Algumas publicações: Mandate from the people (1944); A study of thinking (1956); The process of education (1960); On knowing. Essays for the left hand (1962); Toward a theory of instruction (1966); Studies in cognitive growth (1966); Processes of cognitive growth (1968); Infancy (1968); The relevance of education (1971); First phases of the cognitive growth (1974); Child's talk: learning to use language (1983); Actual minds, possible worlds (1986); Acts of meaning (1990); The culture of education (1996); Making stories: law, literature, life (2002). Introdução 1969 1990 Atos de significação (1990): Um estudo critico das conseqüências da Revolução Cognitiva, destacando o papel da cultura, como principal fator formador da mente

4 Introdução “É possível ensinar qualquer assunto, de uma maneira honesta, a qualquer criança em qualquer estágio de desenvolvimento.” (MOREIRA, 1999 apud BRUNER, 1969, 1973, 1976)

5

6 Introdução Isso não quer dizer que qualquer assunto poderia ser ensinado como forma final. Isso quer dizer que seria sempre possível ensiná-lo, desde que fosse respeitado as diferentes etapas do desenvolvimento intelectual.

7 Introdução Mas, que etapas são essas? São etapas caracterizadas por um modo peculiar de representação. E como seriam essas representações? As representações seriam o modo como cada indivíduo visualiza o mundo e o explica-o para si mesmo.

8 Introdução Ou seja, “a tarefa de ensinar uma criança em qualquer idade é de representar a estrutura deste conteúdo em termos da visualização que a criança tem das coisas” (id. ib., p. 82).

9 Assim, dentro desta visão, o que seria relevante em uma matéria de ensino para Bruner? Introdução

10

11 Vemos aí a principal idéia de Bruner do que ensinar. Porém, é importante ressaltar que suas ideias sofreram evolução, tendo o papel da estrutura perdido ênfase. Introdução

12 Mas e quanto à questão de como ensinar? Que visão Bruner tinha sobre isso? Introdução

13 Processo de descoberta: a aprendizagem deve ser considerada significante e relevante, onde o ambiente de aprendizagem proporcione alternativas para a descoberta, de forma que o aprendiz sinta-se como um cientista em laboratório.

14 Introdução Currículo em espiral: o aprendiz deve ter a oportunidade de ver o mesmo tópico mais de uma vez com diferentes níveis de profundidade e com diferentes formas de representação.

15 Desenvolvimento intelectual

16 Segundo Bruner: “Ensinar é, em síntese, um esforço para moldar o desenvolvimento”. “Uma teoria de ensino versa, com efeito, sobre as várias maneiras de auxiliar o desenvolvimento” (MOREIRA, 1999, p. 82 apud BRUNER, 1969, p.15). Desenvolvimento intelectual

17

18 Para Bruner o indivíduo ao se desenvolver deve, necessariamente, adquirir meios de REPRESENTAR o que acontece ao seu redor, sendo capaz de conservar em um modelo a experiência decorrente da estimulação do meio, como também de recuperar a informação desse mesmo modelo. Desenvolvimento intelectual

19 De forma semelhante à teoria dos períodos de desenvolvimento de Piaget (pré-operacional, operacional concreto, operacional formal), Bruner postulou 3 modos de representação do mundo pelos quais o indivíduo passa. Desenvolvimento intelectual

20

21

22 Representação ATIVA Estágio pré-operacional; operações de ensaio e erro; a criança não tem aptidão de usar a reversibilidade, isto é, a operação inversa; aprendizagem de respostas e formação de hábitos e a criança resolve seus problemas pela ação pura e simples. Desenvolvimento intelectual

23 Representação ICÔNICA Estágio operacional; manipulação direta de objetos, ou interna, quando a criança manipula mentalmente símbolos que representam coisas e relações; a criança organiza na mente os dados de forma seletiva; a ação é interiorizada (pois a criança não precisa resolver um problema por ensaio e erro) e reversível e a criança é capaz de estruturar a realidade imediatamente presente, não tendo ainda as todas as habilidades para tratar de possibilidades novas. Desenvolvimento intelectual

24 Representação SIMBÓLICA: Estágio das operações formais; Operações lógicas; “Nesse ponto, a atividade intelectual da criança parece basear-se antes numa capacidade para operar com proposições hipotéticas, do que em permanecer restrita ao que já experimentou, ou ao que tem diante de si. A criança pode, então, pensar a respeito de possíveis e, até mesmo, deduzir relações potenciais que, mais tarde, podem ser verificadas pelo experimento ou pela observação.” (MOREIRA, 1999, p. 84 apud BRUNER, 1973, p.35). Desenvolvimento intelectual

25 Fases de desenvolvimento Sequenciais e insubstituíveis Caracterizado por ● Manuseio e ação ● Organização perceptiva e imagens ● Utilização de símbolos de INFORMAÇÕES TRÊS Estágios de processamentoerepresentação TRÊS formas de REPRESENTAÇÕES

26 Características de uma teoria de ensino Para Bruner teorias psicológicas de aprendizagem e desenvolvimento não devem ser somente descritivas, mas também prescritiva.

27 Estabelecer regras quanto à melhor maneira de obter conhecimentos e técnicas Características de uma teoria de ensino Não apenas descritivasMas também prescritivas Concentrar-se em como otimizar a aprendizagem Facilitar a transferência ou a recuperação de informações Teorias psicológicas de desenvolvimento e aprendizagem

28 Características de uma teoria de ensino 1º - Apontar experiências mais efetivas visando implantar predisposição no indivíduo para aprender 2º - Especificar como deve ser estruturado o conjunto de conhecimentos, de forma a ser melhor apreendido pelo indivíduo 3º - Uma teoria de ensino deverá citar qual a melhor sequência, ou seja, qual a mais eficiente para se abordar um assunto. 4º - Uma teoria de instrução deve deter-se na forma e aplicação dos prêmios e punições durante o processo de ensino e aprendizagem, visto que com o progresso da aprendizagem, chega-se a um ponto que é melhor suprimir as premiações extrínsecas, em favor das recompensas intrínsecas. 4 características de uma Teoria de Ensino

29 O desenvolvimento intelectual baseia-se numa interação sistemática e contingente, entre um professor e um aluno, na qual o professor, amplamente equipado com técnicas anteriormente inventadas, ensina a criança.” (MOREIRA, 1999, p. 90 apud BRUNER, 1969, p.20). A instrução e o papel do professor

30 Conclusão Tudo o que “entra” na consciência é o que foi “acordado” interpessoalmente; Somente aquilo a que a criança pode assegurar “concordância compartilhada” torna-se parte de sua representação do mundo.

31 Referências bibliográficas MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. 1. ed. São Paulo: EPU, 1999. 195 p. NYU Department of Psychology. Jerome Bruner. 2010. Disponível em:. Acesso em: 8 mar 2011. http://www.psych.nyu.edu/bruner/ Nova Escola. Howard Gardner, o cientista das inteligências múltiplas. Disponível em:. Acesso em: 6 mar 2011. http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica- pedagogica/cientista-inteligencias-multiplas- 423312.shtml?page=3


Carregar ppt "A teoria de ensino de Bruner Paula Andréa Prata Ferreira Maria Clara 1º/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google