Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo Capítulo - Aprendizagem Tema- Lei do Efeito e Condicionamento Operante Princípios Básicos.

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1 Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo Capítulo - Aprendizagem Tema- Lei do Efeito e Condicionamento Operante Princípios Básicos

2 A Lei do Efeito e o Condicionamento Operante Uma forma importante de aprendizagem é aquela que leva em consideração a conseqüência da resposta que está sendo aprendida. O pioneiro do estudo nesta forma de aprendizagem foi Thorndike, que desenvolveu a Lei do Efeito.

3 A Lei do Efeito e os primórdios do Condicionamento Operante A Lei do Efeito- Comportamentos acompanhados por conseqüências agradáveis tornam-se mais freqüentes enquanto comportamentos acompanhados por conseqüências desagradáveis tendem a desaparecer. Edward Lee Thorndike (1874-1949)- Dedicou-se ao estudo experimental da inteligência em animais e seres humanos. Através de experimentos com gatos, desenvolveu a Lei do Efeito

4 A Lei do Efeito Esta era a caixa experimental onde Thorndike estudou os princípios da Lei do Efeito

5 A Lei do Efeito

6 No entanto, foi com Skinner que o estudo da aprendizagem através das suas conseqüências ganhou grande ímpeto. Skinner desenvolveu o conceito de Condicionamento Operante Condicionamento Operante

7 Condicionamento operante – Forma de aprendizagem que leva em consideração a conseqüência do comportamento. O comportamento aumenta de freqüência se for reforçado (positivamente ou negativamente). Por outro lado, o comportamento reduz de freqüência se for punido (positivamente ou negativamente). O comportamento é regulado pelas suas conseqüências ou contingências. Burrhus Friederich Skinner (1904- 1990)- Provavelmente um dos psicólogos mais influentes na área da aprendizagem, desenvolveu o conceito de condicionamento operante. Desenvolveu também uma nova área da psicologia denominada de Análise Experimental do Comportamento. Condicionamento Operante

8 Condicionamento operante – Forma de aprendizagem que leva em consideração a conseqüência do comportamento. O comportamento aumenta de freqüência se for reforçado (positivamente ou negativamente). Por outro lado, o comportamento reduz de freqüência se for punido (positivamente ou negativamente). O comportamento é regulado pelas suas conseqüências ou contingências. Análise experimental do comportamento- Posição teórica que acredita que todo comportamento deve ser estudado e analisado em função das suas contingências com o meio ambiente Condicionamento Operante

9 Modelagem – Procedimento de condicionamento operante em que o reforço guia a emissão de respostas por aproximações sucessivas até que uma determina resposta seja alcançada. Contingência – Relação entre dois eventos. Relação do tipo SE... ENTÃO. No condicionamento clássico temos: SE estímulo condicionado (CS) ENTÃO estímulo incondicionado (US). No condicionamento operante temos: SE um determinado comportamento ENTÃO uma determinada conseqüência. Um dos principais conceitos em aprendizagem, tanto operante quanto clássica, é a noção de CONTINGÊNCIA Condicionamento Operante

10 Mas como ensinar o sujeito uma nova resposta através de condicionamento operante? Modelagem –O reforço guia a emissão de respostas por aproximações sucessivas até que uma determina resposta seja alcançada. Condicionamento Operante

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12 Reforço- Todo estímulo que aumenta a freqüência de uma determinada resposta operante. O reforço pode ser primário ou secundário. Reforço primário produz o aumento da resposta operante de forma natural (por exemplo comida). Reforço secundário só é capaz de aumentar a freqüência de uma resposta operante através de uma associação (condicionamento clássico) com um reforçador primário (por exemplo, dinheiro). Como diria o velho Skinner, sem reforço não há nada. Mas a propósito, o que é reforço? Condicionamento Operante

13 Reforço positivo – Estímulo agradável que quando apresentado contingente a uma determinada resposta produz um aumento da freqüência dessa resposta (resposta operante). Mas coisas desagradáveis podem ser utilizadas como reforço ??? Sim. O reforço pode ser positivo ou negativo Reforço negativo – Estímulo desagradável que quando retirado contingente a uma determinada resposta produz um aumento da freqüência dessa resposta (resposta operante). Condicionamento Operante Noção de Reforço

14 Punição- Todo estímulo que reduz a freqüência de uma determinada resposta operante através da apresentação de um estímulo desagradável (punição positiva ou do tipo I) ou da retirada de um estímulo agradável (punição negativa, ou do tipo II). Note que a punição do tipo II é exatamente igual ao processo de extinção. ATENÇÃO!!!!!!! Não confunda reforço negativo com punição Dessa forma, reforço (positivo ou negativo) AUMENTA a freqüência da resposta enquanto a punição (positiva ou negativa) REDUZ a freqüência da resposta. Condicionamento Operante Noção de Reforço

15 O procedimento de cada tipo de reforçamento e seu efeito no comportamento pode ser esquematizado da seguinte forma: Condicionamento Operante

16 A mesma coisa pode também ser apresentada assim: Condicionamento Operante

17 EXERCÍCIO Dê alguns exemplos de comportamentos que são mantidos por reforço positivo e por reforço negativo. Ambos os reforços são capazes de estabelecer e manter essas respostas ? Dê também alguns exemplos de comportamentos que desaparecem através de punição positiva e negativa. Ambas as formas de punição são efetivas para reduzir a freqüência desses comportamentos? EXERCÍCIO Dê alguns exemplos de comportamentos que são mantidos por reforço positivo e por reforço negativo. Ambos os reforços são capazes de estabelecer e manter essas respostas ? Dê também alguns exemplos de comportamentos que desaparecem através de punição positiva e negativa. Ambas as formas de punição são efetivas para reduzir a freqüência desses comportamentos? Condicionamento Operante

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