A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016."— Transcrição da apresentação:

1 FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016

2 FÉNIX EBSSMA ORIENTAÇÕES GERAIS

3 ARRANQUE DO PROJETO De modo a facilitar a avaliação e diagnóstico dos alunos que melhor poderão tirar proveito do FÉNIX, a unidade inicial da disciplina funcionará em REGIME DE PAR PEDAGÓGICO. Os alunos entram, assim, em contacto com os professores envolvidos, ficam a conhecer o âmbito geral do projeto e preparam-se para a DINÂMICA TURMA-MÃE/NINHO.

4 IMLEMENTAÇÃO DO PROJETO
O FÉNIX será implementado nos 7º e 9º anos, nas disciplinas de português e matemática. Em ambos os anos serão constituídos dois ninhos para cada disciplina, cada um com um limite preferencial de oito alunos, podendo-se respeitar, ou não, uma média equivalente de alunos por turma. Cada ninho implementará as suas atividades de apoio em segmentos de duas a três semanas, findas as quais se procede a uma avaliação formativa do trabalho desenvolvido, aferindo-se a evolução dos alunos e a qualidade da abordagem aos problemas. Entre um segmento e outro, os alunos do ninho regressam à turma-mãe, facilitando a sua integração e acompanhamento dos trabalhos com os outros colegas.

5 Durante um período de uma a três aulas, os trabalhos funcionam, novamente, em regime de par pedagógico. Sucessivamente, poder-se-á trabalhar de forma dinâmica, de modo a criar um ambiente de entre-ajuda essencial, mostrando que o FÉNIX não é apenas uma sessão de apoio para alunos com dificuldades, mas uma integrada de responder às exigências dos programas curriculares e aos obstáculos que os alunos encontram.

6 Os alunos dos ninhos serão avaliados nos mesmos termos que a turma-mãe;
Terão instrumentos de avaliação diversificados, adequados às suas circunstâncias, o que não implica um grau de dificuldade menor, mas, por exemplo, mais tempo para realizar as tarefas, a apresentação de outros suportes textuais, entre tantas opções que poderão ser eles próprios a sugerir. A avaliação final de período deverá ser uma reflexão conjunta entre os professores da turma-mãe e do ninho. Ter uma avaliação de 100% no ninho ou na turma- mãe são coisas distintas: na primeira corresponde ao nível 3, na segunda ao nível 5, porque o ambiente de aprendizagem do ninho tem o seu próprio índice de sucesso, na lógica permanente da consolidação das aprendizagens e da recuperação do aluno até ao limite de estar apto para, na turma-mãe, prosseguir o seu caminho de sucesso para outros patamares.

7 O tempo médio de permanência continuado num ninho será de dois meses, não devendo ultrapassar os seis meses. Um aluno poderá frequentar o ninho durante apenas o tempo que dure, por exemplo, a aplicação de uma determinada unidade onde expõe maiores dificuldades, regressando à turma-mãe assim que os obstáculos, pontuais e concretos, forem ultrapassados.

8 AVALIAÇÃO DO PROJETO O FÉNIX é, essencialmente, uma ferramenta de trabalho auxiliar, dinâmica e colaborativa, onde a partilha leva a uma crítica construtiva, celebrando a identidade de cada professor. A avaliação do FÉNIX deve ser, por isso, um momento fundamental, de modo a ser ajustado e aperfeiçoado e, assim, servir melhor os alunos. Propõe- se, então, um momento formal de avaliação do FÉNIX em intervalos regulares, onde participem os professores dos ninhos, da turma-mãe e diretores de turma. Será ideal nesta altura, também, proceder a uma movimentação de alunos entre turma-mãe e ninhos, conforme as necessidades diagnosticadas, bem como registar o sucesso ou insucesso de determinada estratégia.

9 DESAFIOS DO PROJETO diminuir significativamente o insucesso escolar;
sermos melhores professores; motivar os alunos para a superação das dificuldades e desenvolvimento da autonomia; manter uma dinâmica de trabalho continuado entre a turma-mãe e os ninhos; produzir materiais didáticos alternativos; investir num ensino de proximidade, personalizado e diferenciado, acompanhando todos os alunos, cada um ao seu ritmo, superando as expectativas, quer dos alunos quer dos professores; tornar o FÉNIX EBSSMA um projeto educativo de sucesso!

10 facebook.com/fenix.ebssma
CONTATOS DO PROJETO fenixebssma.wordpress.com facebook.com/fenix.ebssma


Carregar ppt "FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google