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Tipos de estudos epidemiológicos
Políticas Públicas de Saúde no Brasil Prof. Dr. Leonardo Sokolnik de Oliveira
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Estudos observacionais
1. Estudos descritivos: Este tipo de estudo tem o objetivo de determinar a distribuição das doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e as características dos indivíduos. A intenção é saber quando, onde e quem adoece. Este tipo de estudo examina como o incidência e prevalência de uma doença varia de acordo com determinadas características, como sexo, idade, escolaridade e renda. Estas informações são úteis na prevenção de doenças e elaboração de hipóteses.
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Exemplo de estudo descritivo
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Estudos observacionais
2. Estudos analíticos: O objetivo destes estudos é examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença. Podem ser: ecológicos, transversal, caso-controle e coorte (prospectivo). Ecológicos: avalia a ocorrência de doença e a exposição a um fator ambiental de uma região.
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Estudos analíticos do tipo ecológico
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Estudos analíticos: transversal
Transversal: a exposição a um fator e a presença de doença são analisados ao mesmo tempo. Neste tipo de estudo não é possível saber se há relação de causa e consequência, mas é possível comparar grupos e levantar hipóteses.
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Estudos analíticos do tipo transversal
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Estudos analíticos: caso-controle
Caso-controle: Estes estudos visam encontrar fatores de risco para doenças em indivíduos já doentes, ou seja, são selecionados pessoas doentes e saudáveis e depois analisadas a frequência de um suposto agente causador entre os dois grupos. Vantagens: 1. Tempo mais curto para executar a pesquisa 2. Baixo custo 3. Maior eficiência no estudo de doenças raras 4. Ausência de riscos aos participantes 5. Possibilidade de investigar diferentes hipóteses
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Estudos analíticos: caso-controle
Desvantagens: Possíveis erros de seleção de pacientes e controles (viés ou bias) Dificuldades em analisar possíveis fatores desencadeantes muito antigos.
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Tabela para calcular risco relativo em estudo caso-controle
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Estudos analíticos: coorte
Coorte: Nestes estudos, primeiro identifica-se uma população de interesse e depois criam-se dois grupos: pessoas expostas a um fator e pessoas não expostas ao fator. Os dois grupos são acompanhados ao longo do tempo e depois analisa- se a frequência da doença nos indivíduos expostos e não expostos. Vantagens: Não está sujeita ao viés de memória dos participantes. Não há viés de seleção entre doentes e sadios. Desvantagens: Maior custo financeiro Perda de seguimento dos participantes ao longo do tempo (drop- out)
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Tabela para calcular risco-relativo em estudo coorte
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Estudos experimentais
São estudos prospectivos que avaliam a eficácia e segurança de uma determinada intervenção (cirurgia, medicamento, tratamento alternativo, atividade física, educação, etc) sobre um desfecho (cura, melhora dos sintomas, taxa de mortalidade, morbidade). A grande vantagem é a possibilidade de confirmar uma relação de causa e efeito entre o tratamento e o desfecho. No Brasil não é permitido o uso de placebo quando houver tratamento já reconhecido para a doença em questão. As questões éticas precisam ser analisadas a aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
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Exercício: Em um estudo foram entrevistados 15 estudantes reprovados em uma matéria e 35 aprovados na mesma matéria. Todos os estudantes estudaram na mesma sala de aula com o mesmo professor e foram avaliados da mesma maneira. Foi avaliada a frequência com que os estudantes esclareciam dúvidas ao longo das semanas. Entre o grupo de reprovados 10 estudantes responderam que não tiravam dúvidas com colegas e professor. Entre o grupo de aprovados, 10 estudantes também responderam que não tiravam dúvidas com colegas e professor. Que tipo de estudo foi esse? Calcule o odds ratio de não tirar dúvidas com o desfecho do estudo.
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Resposta Reprovados Aprovados Não tiravam dúvidas 10 Tiravam dúvidas 5
25 Respostas: Este é um estudo caso-controla, pois avalia entre os reprovados e aprovados um suposto fator que possa ser responsável pelo desfecho. O odds-ratio é de 5, ou seja, estudantes que não tiram dúvidas com colegas ou professor tem 5 vezes mais chances de reprovar nesta disciplina.
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Exercício: Em um estudo uma sala de aula foi dividida aleatoriamente em duas. A primeira sala estudou pelo livro do autor X e a outra metade pelo livro do autor Y. Durante as semanas as duas salas tiveram o mesmo professor, realizaram os mesmos exercícios e realizaram as mesmas avaliações. Ao final do semestre 25 dos 50 alunos que estudaram com livro X foram aprovados enquanto 48 dos 50 alunos que estudaram com livro Y foram aprovados. Que tipo de estudo foi esse? Calcule o risco-relativo de ser reprovado ao usar o livro X.
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Resposta Reprovados Aprovados Livro X 25 Livro Y 2 48 Respostas:
Este é um estudo de coorte experimental, pois avalia a frequência do desfecho (aprovação) entre estudantes da mesma sala, que estudaram com livros diferentes. O risco relativo de ser reprovado ao usar o livro X é de 12,5 vezes quando comparado com estudantes que estudaram pelo livro Y.
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Referência
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