A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano."— Transcrição da apresentação:

1

2 Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.

3 O que é o PACTO - O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a: alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

4 Eixos de atuação Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo. Materiais didáticos e pedagógicos. Avaliações sistemáticas.(*) Gestão e controle.

5 (*)Avaliação Este eixo reúne três componentes principais:
Avaliações processuais, debatidas durante o curso de formação, que podem ser desenvolvidas e realizadas continuamente pelo professor junto aos alunos. Os professores terão acesso a um sistema informatizado onde deverão inserir os resultados da Provinha Brasil de cada criança, no início e no final do 2º ano. Através deste sistema, docentes e gestores poderão acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno de sua turma, e fazer os ajustes necessários para garantir que todos estejam alfabetizados no final do 3º ano do ensino fundamental. Ao final do 3º ano, todos os alunos farão uma avaliação coordenada pelo INEP. O objetivo desta avaliação universal será avaliar o nível de alfabetização alcançado pelas crianças ao final do ciclo. Esta será mais uma maneira da rede analisar o desempenho das turmas e adotar as medidas e políticas necessárias para aperfeiçoar o que for necessário. O Ministério da Educação assumirá o custo dos sistemas e das avaliações externas.

6 Materiais Este eixo é formado por conjuntos de materiais específicos para alfabetização, tais como: livros didáticos (entregues pelo PNLD) e respectivos manuais do professor; obras pedagógicas complementares aos livros didáticos e acervos de dicionários de Língua Portuguesa (também distribuídos pelo PNLD); jogos pedagógicos de apoio à alfabetização; obras de referência, de literatura e de pesquisa (entregues pelo PNBE); obras de apoio pedagógico aos professores; jogos e softwares de apoio à alfabetização. Além de novos conteúdos para alfabetização, muda também a quantidade de materiais entregues às escolas, pois cada turma receberá um acervo, possibilitando aos docentes e alunos explorar melhor os conteúdos.

7 Estrutura do curso Durabilidade de 2 anos (Português(2013) Matemática(2014) Encontros presenciais mensais de oito horas, totalizando 80 horas distribuídas em 8 unidades. Mais 40 horas a distância. Totalizando 120 horas em cada área do conhecimento. Certificado pela UFSM.

8 Quem deverá fazer o curso
Todos os professores regentes de classes de 1º, 2º e 3º ano. Quando o município aderiu ao Pacto comprometeu-se a oportunizar formação para todos esses professores. Assim a realização do curso torna-se também um compromisso dos professores.

9 Bolsas de Estudos Requisitos para ter direito a Bolsa:
O professor alfabetizador será contemplado com uma bolsa de estudos de R$ 200,00 mensais durante o tempo do curso (2 anos). Requisitos para ter direito a Bolsa: Ser professor de escola pública do município; Estar lotado no 1º, 2º , 3º ano e/ou Turma multisseriada que inclua o ciclo de alfabetização; Constar no censo escolar de 2012.

10 Atividades permanentes
Leitura para deleite; Tarefas de casa, de escola e socialização das atividades realizadas; Planejamento de atividades a serem realizadas nas aulas seguintes ao encontro; Estudos de textos para aprofundamento de conteúdos e de estratégias didáticas.

11 Outras estratégias do curso
Socialização de memórias; Vídeo em debate; Análise de situações de sala de aula (filmadas ou registradas); Análise de atividades de alunos e de recursos didáticos; Análise de relatos de rotinas, sequências didáticas, projetos didáticos e planejamento de aulas; Exposição dialogada; Elaboração de instrumentos de avaliação e discussão de seus resultados. Avaliação da formação.


Carregar ppt "Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google