A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lévy-Strauss e o Estruturalismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lévy-Strauss e o Estruturalismo"— Transcrição da apresentação:

1 Lévy-Strauss e o Estruturalismo
Antropologia

2 O Estruturalismo de Lévy-Strauss
Desdobramento e aprofundamento do funcionalismo, o Estruturalismo foi formulado por Lévy-Strauss ( ) ao incorporar elementos da análise estruturalista em linguística à antropologia – em particular, o estudo do parentesco e dos mitos.

3 O Estruturalismo de Lévy-Strauss
Formado em filosofia, Lévi-Strauss veio para o Brasil em 1935, integrando uma missão de professores franceses contratada para lecionar na recém-criada Universidade de São Paulo. Permaneceu no Brasil até 1939, realizando expedições a tribos do Brasil central, experiência posteriormente narrada em Tristes trópicos (1955).

4 O Estruturalismo de Lévy-Strauss
Amplia a Antropologia ao criticar o Funcionalismo em sua a-historicidade e ao dizer que não basta observar e conviver com outros povos para poder compreendê-los: é preciso compreender o mecanismo funcional que regula cada sociedade – e mesmo de seus conflitos internos (algo negligenciado pelo Funcionalismo). O método estrutural em antropologia se preocupa não apenas com a diferença entre as sociedades, mas também com aquilo que diferentes sociedades têm em comum. Essa investigação leva à questão da diferença entre Natureza e Cultura!

5 O Estruturalismo de Lévy-Strauss
Ver de perto, para ver de longe… O que caracteriza o antropólogo é o olhar distanciado! E não simplesmente aquele totalmente imerso na cultura outra. Essa ideia, nas palavras do antropólogo, “é de Hami, que era um grande autor dramático japonês. Ele dizia que, para ser um bom ator, era preciso olhar para si mesmo, o tempo todo, com os olhos afastados do espectador” Essa investigação sobre aquilo que todas as sociedades têm em comum leva à questão da diferença entre Natureza e Cultura!

6 Natureza X Cultura Cultura: é a organização específica da vida social;
Cada uma em particular elabora um conjunto de códigos morais, sociais e linguísticos em sua estruturação particular, específica. Natureza: é aquilo que ainda não foi organizado pela cultura.

7 O Universal contra o Particularismo
Lévy-Strauss se coloca contra a perspectiva particularista, interessando-se mais pelo invariante. O que não significa que as diferentes sociedades sejam a mesma coisa, mas que seguem certas leis universais – notadamente: a proibição do incesto! Embora cada sociedade defina o incesto de modo diferente (e.g.: certas sociedades não consideram incesto o casamento entre primos por parte do pai, ou da mãe...) Também o estudo das sociedades outras deve se ater às suas especificidades (ver de perto...), mas sem deixar de buscar compreender e elaborar um modelo para o entendimento dessas especificidades (ver de longe...)

8 Os núcleos da investigação
Relações de parentesco (incesto), Simbolismo (eficácia simbólica do xamã), Mitologia, História Diacronia e Sincronia: Diacronia –> estudo das variações entre uma ou mais sociedades (a incorporação de elementos externos à sociedade em questão por fatos contingentes) e de como a estrutura (ou o invariável); Sincronia –> estudo da sociedade vista a partir de um todo fechado e em determinado momento (sem considerar o que veio antes e o que se seguirá)


Carregar ppt "Lévy-Strauss e o Estruturalismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google