A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações ao professor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações ao professor"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações ao professor
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2018 e o tema da revista é Israel 70 anos, comentada pelo Pastor Cesar Pereira Roza de Melo. Sinta-se livre para incluir textos, figuras, animações e outros elementos nesta apresentação. Se houver necessidade, fique à vontade para alterar os textos aqui apresentados, porém, sem divergir do conteúdo da revista, que é a base desta apresentação. Peça ao Espírito Santo para fazer a diferença em sua aula! Ore, leia a Bíblia, consulte sua revista e estude a lição. Lembre-se também que uma boa consulta a outras obras fidedignas enriquece o conhecimento.

2 “A escravidão dos hebreus no Egito”
Lição 02 08 de Julho de 2018

3 Texto Áureo “Então disse a Abraão: Saibas, decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e servi-los-á; e afligi-la-ão quatrocentos anos.” Gênesis 15.13

4 Verdade Aplicada O desígnio divino para o Seu povo está além da capacidade intelectual humana e no Seu momento acontecerá.

5 Textos de Referência Êxodo 1.1-7

6 Objetivos da lição Explicar o fortalecimento do povo de Israel no Egito; Mostrar que o Faraó levou a perseguição aos hebreus até às últimas consequências; Conscientizar que, apesar dos momentos adversos, Deus sempre está com o Seu povo.

7 INTRODUÇÃO Diante do pavor e do medo, Faraó passa a oprimir o povo de Deus, que, por quatrocentos anos, viveu sob intensa escravidão. Todo este sofrimento levou o povo de Israel a clamar a Deus por livramento.

8 1. O fortalecimento do povo de Deus
Durante os sete anos de grande seca que assolou toda a terra, a família de Jacó, por uma providência divina, desceu ao Egito. Aquelas setenta almas descritas em Êxodo 1.5 se tornaram um povo composto de aproximadamente 603 mil homens (Nm 1.46).

9 Comente: 1.1 – Coisas inexplicáveis acontecem ao povo de Deus 1.2 – O povo se torna escravo 1.3 – A escravidão de torna mais intensa

10 2. Uma ordem terrível Faraó, em seu intento de conter o aumento dos hebreus, leva a perseguição até as últimas consequências. A primeira investida contra os recém-nascidos foi através das parteiras, pedindo que as mesmas matassem todos os filhos, mas as filhas deixassem com vida (Êxodo 1.16). O medo levou Faraó a cometer loucuras contra o povo de Israel.

11 Comente: 2.1 – Deus usa as parteiras para preservar o Seu povo 2.2 – Sepultando os sonhos no rio 2.3 – Por que as meninas eram poupadas?

12 3. Deus escuta o clamor do Seu povo
Êxodo 2.23 nos diz que os filhos de Israel clamaram e o seu clamor subiu a Deus. O termo subir, derivado do hebraico “alah”, nos fornece a ideia de uma pessoa num lugar elevado para ficar diante de Deus. Foi justamente isto que o povo fez. Diante do sofrimento e da escravidão, os israelitas romperam com seus próprios limites para apresentar suas queixas diante de Deus.

13 Comente: 3.1 – Deus se lembra do pacto 3.2 – Deus conheceu a Israel 3.3 – O Deus que entra na história

14 CONCLUSÃO Diante do sofrimento, os descendentes de Jacó não olharam para os terrenos férteis do Egito, mas, sim, para as promessas feitas por Deus aos patriarcas. O segredo deste povo para vencer o sofrimento foi clamar ao verdadeiro Deus de Israel. Essa é a chave para a vitória nas batalhas.

15 Referências Bíblia do Culto – Editora Betel
Revista EBD Betel Dominical, 3º Trimestre de 2018 – Editora Betel

16 Dúvidas, sugestões? Entre em contato conosco através do Conheça nossa loja virtual: Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades: youtube.com/editorabetel facebook.com/editorabetel instagram.com/editorabetel


Carregar ppt "Orientações ao professor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google