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Planejamento Estratégico para Exportação

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico para Exportação"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico para Exportação

2 Globalização A globalização da economia obrigou diversos países intercambiarem bens e serviços com mais rapidez, num fluxo que tende a ser cada vez mais ágil e interativo.

3 Planejamento A melhor estratégia de vendas no mercado internacional tem como base a pesquisa de mercado.

4 Motivação Todos participam do processo de exportação de uma empresa, assim, todos devem estar comprometidos e motivados com esta nova cultura organizacional.

5 O que Exportar? 3- Produto que tenha o valor agregado. (marca)
1- Produto que atenda as necessidades do mercado alvo. 2- Produto que seja competitivo : - Design diferenciado -Embalagem adaptada ao mercado local - Preço com melhor custo benefício - Pós Venda tão importante quanto a venda inicial 3- Produto que tenha o valor agregado. (marca)

6 Destino das Exportações
1- Características de mercado alvo compatíveis com às de meu produto. 2- Produto que atenda todas as necessidades específicas (pro forma) 3- Produto que não fere os usos e costumes da Região (Religião)

7 O Produto A descrição do produto deve conter todas as suas características, uma vez que até mesmo uma das matérias primas de sua composição podem impedir a entrada do mesmo no território estrangeiro.

8 Seus benefícios Apenas um produto que apresente vantagens frente os concorrentes internacionais podem ser exportados, uma vez que ao invés de comprar um produto equivalente porém com todo o trabalho de uma importação, o cliente certamente irá optar pela compra no mercado interno.

9 Marca “É um nome, termo, sinal, símbolo, desenho ou combinação dos mesmos, que identifique os bens ou serviços oferecidos por um vendedor ou grupo de vendedores e os diferencie dos demais concorrentes” Associação Americana de Marketing

10 Descontos estratégicos podem ser úteis nesta etapa.
Preço Elemento fundamental na estratégia de marketing, define tanto competitividade com os concorrentes internacionais, quanto possíveis concorrentes no país de destino. Descontos estratégicos podem ser úteis nesta etapa.

11 Mudanças Necessárias O mesmo produto com pequenas correções ou alterações pode atender diferentes mercados.

12 Competitividade Produzir mais e ou melhor que seus concorrentes internacionais com menos recursos. Embalagem

13 Segmentação de Mercado
Segmentar o mercado é dividi-lo em grupos com características e interesses semelhantes. É imperativo encontrar um segmento de mercado onde estão os clientes em potencial com necessidades similares àquelas que a empresa deseja e pode atender.

14 Vantagens da Segmentação
1- Direcionar o produto para um grupo alvo; 2- Desenvolver mensagem de propaganda adequada; 3- Utilizar o melhor meio de comunicação para atingir o grupo; 4- Utilizar o melhor modal de logística para levar o produto ao grupo.

15 Modos de Segmentação Geográfica: Países, Religião, Clima
Demográfica: Idade, Sexo, Renda, Educação, Renda, Ocupação... Psicográfica: Atitudes, Valores, Estilo de Vida Comportamental: Frequência de compras do produto

16 1- Escolher mercado com potencial crescimento
Escolha de Mercado 1- Escolher mercado com potencial crescimento

17 2- Evitar o Fator Risco: Estabilidade Política e Econômica
Escolha de Mercado 2- Evitar o Fator Risco: Estabilidade Política e Econômica

18 3- Verificar as barreiras protecionistas do mercado escolhido
Escolha de Mercado 3- Verificar as barreiras protecionistas do mercado escolhido

19 4- Evitar ambiente de concorrência excessiva e desleal
Escolha de Mercado 4- Evitar ambiente de concorrência excessiva e desleal

20 Pratique Equipe motivada, planejamento feito, produto escolhido, modificações efetuadas, preço competitivo, marca definida e mercado alvo escolhido... É hora de exportar!!!


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