Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMárcia Gorjão Graça Alterado mais de 5 anos atrás
1
Articulação SDB - Fundamental I - Profª Ionara Sampaio e Prof
Articulação SDB - Fundamental I - Profª Ionara Sampaio e Prof. Paulo Leite
2
Articulação SDB - Fundamental I - Profª Ionara Sampaio e Prof
Articulação SDB - Fundamental I - Profª Ionara Sampaio e Prof. Paulo Leite
3
Articulação SDB - Fundamental I - Profª Ionara Sampaio e Prof
Articulação SDB - Fundamental I - Profª Ionara Sampaio e Prof. Paulo Leite
4
Articulação SDB - Fundamental I - Profª Ionara Sampaio e Prof
Articulação SDB - Fundamental I - Profª Ionara Sampaio e Prof. Paulo Leite
5
As avaliações abertas são apropriadas para avaliar competências e habilidades como:
apresentar ou propor explicações e soluções; aplicar o que aprendeu em situações novas; elaborar hipóteses; estabelecer relações de causa e efeito; traçar plano ou projeto; Articulação SDB - Fundamental I - Profª Ionara Sampaio e Prof. Paulo Leite
6
As avaliações abertas são apropriadas para avaliar competências e habilidades como:
fazer comparações; estabelecer relações entre conceitos, fatos, processos; analisar informações, fatos ou fenômenos; apresentar argumentos favoráveis ou contrários a algum fato ou procedimento; formular conclusões. Articulação SDB - Fundamental I - Profª Ionara Sampaio e Prof. Paulo Leite
7
A formulação do enunciado deve
enfocar habilidades e conteúdos essenciais (impossibilidade de resposta memorizada ou por reprodução). permitir diferentes caminhos ou formas de solução no encaminhamento da resposta. incluir apenas dados e informações funcionais. favorecer a construção de resposta estruturada. ser independente de outras questões. Articulação SDB - Fundamental I - Profª Ionara Sampaio e Prof. Paulo Leite
8
Deve-se evitar : O que..., Quem..., Quando..., Onde..., Quais..., Cite..., Enumere..., Dê exemplos... Você faria... O que você acha..., Dê sua opinião sobre..., O que você pensa sobre..., Resumidamente, em poucas linhas ou de maneira sintética... Discuta..., Fale sobre..., Disserte..., Comente..., Discorra..., Teça comentários sobre..., Articulação SDB - Fundamental I - Profª Ionara Sampaio e Prof. Paulo Leite
9
Planejamento do instrumento avaliativo
As provas escritas devem avaliar os conteúdos, objeto da aprendizagem, e as habilidades e competências desejadas. Dessa forma, faz-se necessário elaborar o plano das questões da prova. Para cada avaliação, o plano deve explicitar: Objetivo(s)/Habilidade(s): Conteúdo: Nº de Questões: Grau de dificuldade da questão Chave de correção (incluindo pontuação): Articulação SDB - Fundamental I - Profª Ionara Sampaio e Prof. Paulo Leite
10
Chave de correção Resposta esperada ou resposta - padrão
Partes essenciais da resposta esperada Critério de atribuição de pontos Valor atribuído a diferentes níveis de resposta, considerando: abrangência, profundidade, desenvolvimento da resposta esperada, número de itens e complexidade. Articulação SDB - Fundamental I - Profª Ionara Sampaio e Prof. Paulo Leite
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.