A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva."— Transcrição da apresentação:

1 A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva M. Barbosa OLIVEIRA - Mestre em Educação, Professora do Curso de Pedagogia “Inclusão escolar é quando o aluno especial é atendido com materiais específicos que possa ajudá-lo em sua aprendizagem” (PROFESSORA MARGARIDA). Analise do questionário aplicado à pedagoga A principal dificuldade é a falta de assistência especifica e a falta de um suporte por parte da SEMEC. Inclusive, existe um aluno em nossa escola sem a assistência de um intérprete, sendo que já foi solicitado e até o presente momento não foi disponibilizado. (PEDAGOGA HORTÊNCIA). Existe dois alunos surdo na escola, mas, somente um possui intérprete. (PEDAGOGA HORTÊNCIA). Incluir é dar suporte necessário para que o aluno participe adequadamente das atividades pedagógicas e aprendizagem (PEDAGOGA HORTÊNCIA). A inclusão escolar está sendo assumida nos dias de hoje, como um novo paradigma social educacional, visando uma sociedade mais justa e democrática. Este trabalho teve como finalidade saber como vem se desenvolvendo a prática de inclusão dos alunos surdos no ensino regular na rede pública Objetivo geral: investigar como dar-se a inclusão escolar de alunos com surdez no ensino fundamental, da escola Moacir madeira Campo. Objetivos específicos: identificar as concepções dos professores sobre inclusão; caracterizar as práticas de inclusão escolar dos alunos surdos no ensino fundamental e descrever as principais dificuldades da inclusão escolar dos alunos surdos. Verificamos então que a inclusão escolar do aluno com surdez dar-se através da própria força de vontade dos professores e pedagoga, pois estes procuram desenvolver atividades que contemple e possibilitem ao aluno com necessidade especial uma aprendizagem mais eficaz. Assim quando falamos do termo inclusão propriamente dito alguns professores não souberam conceituar e nem explicar o que é a inclusão em uma escola, mas de forma intuitiva eles vem desenvolvendo no ambiente escolher essa inclusão, infelizmente com muitas dificuldades. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de um estudo qualitativo de cunho descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com questões abertas. Sujeito de estudo: 2 professoras e 1 pedagoga. Campo de estudo: Escola Moacir Madeira Campos Análise do questionário aplicado às professoras “Desesperadora. Eu me senti despreparada para trabalhar com esse aluno, pois não possuía nenhuma capacitação e nem conhecimento nessa área” (PROFESSORA MARGARIDA). “A maior dificuldade é a falta de um intérprete e materiais didáticos adequados e muitas vezes a família passa a ilusão para a criança surda que um dia ela irá ouvir.”(PROFESSORA ROSA). BARBOSA, Estélio Silva. Lingua Brasileira de Sinais. Teresina: EDUFPI/UAPI, 2012. CARVALO, ROSITA EDLER. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is” Porto Alegre, Editora Mediação, 2004. SASSAKI, R.K. Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. São Paulo, 1997.


Carregar ppt "A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google