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PublicouSebastian Vogel Alterado mais de 5 anos atrás
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A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva M. Barbosa OLIVEIRA - Mestre em Educação, Professora do Curso de Pedagogia “Inclusão escolar é quando o aluno especial é atendido com materiais específicos que possa ajudá-lo em sua aprendizagem” (PROFESSORA MARGARIDA). Analise do questionário aplicado à pedagoga A principal dificuldade é a falta de assistência especifica e a falta de um suporte por parte da SEMEC. Inclusive, existe um aluno em nossa escola sem a assistência de um intérprete, sendo que já foi solicitado e até o presente momento não foi disponibilizado. (PEDAGOGA HORTÊNCIA). Existe dois alunos surdo na escola, mas, somente um possui intérprete. (PEDAGOGA HORTÊNCIA). Incluir é dar suporte necessário para que o aluno participe adequadamente das atividades pedagógicas e aprendizagem (PEDAGOGA HORTÊNCIA). A inclusão escolar está sendo assumida nos dias de hoje, como um novo paradigma social educacional, visando uma sociedade mais justa e democrática. Este trabalho teve como finalidade saber como vem se desenvolvendo a prática de inclusão dos alunos surdos no ensino regular na rede pública Objetivo geral: investigar como dar-se a inclusão escolar de alunos com surdez no ensino fundamental, da escola Moacir madeira Campo. Objetivos específicos: identificar as concepções dos professores sobre inclusão; caracterizar as práticas de inclusão escolar dos alunos surdos no ensino fundamental e descrever as principais dificuldades da inclusão escolar dos alunos surdos. Verificamos então que a inclusão escolar do aluno com surdez dar-se através da própria força de vontade dos professores e pedagoga, pois estes procuram desenvolver atividades que contemple e possibilitem ao aluno com necessidade especial uma aprendizagem mais eficaz. Assim quando falamos do termo inclusão propriamente dito alguns professores não souberam conceituar e nem explicar o que é a inclusão em uma escola, mas de forma intuitiva eles vem desenvolvendo no ambiente escolher essa inclusão, infelizmente com muitas dificuldades. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de um estudo qualitativo de cunho descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com questões abertas. Sujeito de estudo: 2 professoras e 1 pedagoga. Campo de estudo: Escola Moacir Madeira Campos Análise do questionário aplicado às professoras “Desesperadora. Eu me senti despreparada para trabalhar com esse aluno, pois não possuía nenhuma capacitação e nem conhecimento nessa área” (PROFESSORA MARGARIDA). “A maior dificuldade é a falta de um intérprete e materiais didáticos adequados e muitas vezes a família passa a ilusão para a criança surda que um dia ela irá ouvir.”(PROFESSORA ROSA). BARBOSA, Estélio Silva. Lingua Brasileira de Sinais. Teresina: EDUFPI/UAPI, 2012. CARVALO, ROSITA EDLER. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is” Porto Alegre, Editora Mediação, 2004. SASSAKI, R.K. Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. São Paulo, 1997.
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