Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Teorias do currículo
2
O que é teoria? A teoria descobre o real
A teoria representa, explica uma realidade que a precede A teoria produz, inventa a realidade: discursos ou textos ao invés de teorias
3
Exemplo Bobbit – The curriculum (1918) - EUA
Modelo – fábrica; massificação da escolarização Currículo é o detalhamento preciso de objetivos, procedimentos e materiais para a obtenção de resultados que possam ser mensurados Definição como descrição do que já existia ou como criação?
4
Quais questões as teorias curriculares tentam responder?
O quê? Quais conhecimentos ensinar? Envolve critérios de seleção de conteúdos e respectivas justificativas Por quê? Para que ensinar determinados conteúdos? Que indivíduos se pretende formar? Busca de modelos, identidades Quem define o currículo? Questão social, de poder
5
Teorias tradicionais: concentram-se em questões técnicas e de organização e Questões: O quê? Como?
Teorias críticas e pós críticas: constante questionamento. Questões: Por quê? Quem define?
6
Conceitos enfatizados
Teorias tradicionais Ensino Objetivos Aprendizagem Eficiência Avaliação Planejamento Metodologia Organização Didática
7
Teorias críticas Ideologia Reprodução cultural e social Poder
Classe social Capitalismo Relações sociais de produção Conscientização Emancipação e libertação Currículo oculto Resistência
8
Teorias pós-críticas Identidade, alteridade diferença Subjetividade
Significação e discurso Saber-poder Representação Cultura Gênero, raça, etnia, sexualidade Multiculturalismo
9
Referência bibliográfica
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade. Uma introdução às teorias de currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.