A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um estudo de caso da aplicação do Ensino Híbrido na área de ciências em uma escola do Ensino Fundamental Jorge Alberto Silva Cerdeira Coordenador do Núcleo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um estudo de caso da aplicação do Ensino Híbrido na área de ciências em uma escola do Ensino Fundamental Jorge Alberto Silva Cerdeira Coordenador do Núcleo."— Transcrição da apresentação:

1 Um estudo de caso da aplicação do Ensino Híbrido na área de ciências em uma escola do Ensino Fundamental Jorge Alberto Silva Cerdeira Coordenador do Núcleo de Educação a Distância – IFRJ – campus Pinheiral Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – IFRJ – campus Nilópolis Professor de Biologia / Ciências Orientador: Prof. Dr. Wallace Vallory Nunes

2 A atual geração compreendida como nativos digitais (SIMÃO et al, 2013) demanda a inclusão das TICs no processo educacional. Dentre os inúmeros avanços da era digital destaca-se a realização de experimentos de acesso remoto através da Internet a partir de dispositivos móveis ou fixos.

3 Tendência da Educação do Século XXI (BACICH et al, 2015):
Ensino Híbrido: promove uma mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino online – ou seja, integrando a Educação à tecnologia, que já permeia tantos aspectos da vida do estudante. Fusão entre o ensino convencional com a usabilidade de experimentos remotos, aliando a EaD com o ensino presencial visando à personalização do ensino.

4 As tecnologias digitais proporcionam acesso rápido a uma grande quantidade de informação e portanto seu papel deve ser pensado em relação às modificações que causam na forma de pensar e de construir o conhecimento. (LÉVY, 1999).

5 No ensino de ciências, uma atividade experimental bem planejada além de enriquecer o conhecimento dos alunos os motiva, pois aproximam a ciência da realidade. (BELTRAN e CISCATO, 1991).

6 Uso de laboratórios na educação básica fundamental:
Desenvolve habilidades, motiva contribuindo para o sucesso da aprendizagem. Promove a ampliação de capacidades para elaboração de solução de determinados problemas.

7 Laboratórios de experimentação remota
Boa parte das escolas públicas não refletem essa realidade devido, dentre outros fatores, ao alto custo na implantação e manutenção dos laboratórios Laboratórios de experimentação remota

8 Laboratórios de experimentação remota
Minimiza custos com: Recursos Pessoas Espaço Deslocamento Preserva a segurança dos estudantes

9 De que maneira o ensino híbrido, com o uso de laboratório remoto de ensino de ciências, contribui para a aprendizagem de conceitos desta área em turmas de ensino fundamental?

10 Considerando a relevância da experimentação para o ensino de ciências, a partir da premissa da inserção das TIC em sala de aula aliando-se o ensino presencial às tecnologias aplicadas em EaD, temos como hipótese que o ensino híbrido pode contribuir de modo significativo para o aprimoramento do processo de aprendizagem.

11 Objetivo geral: Investigar as possibilidades do ensino híbrido (educação a distância aliada ao ensino convencional), por meio do experimento de acesso remoto, como contribuição para o ensino de ciências em uma escola do ensino fundamental.

12 Objetivos Específicos:
Desenvolver experimentos para o laboratório de ensino de ciências Investigar o uso do laboratório remoto no processo de ensino de ciências em uma escola pública do município de Piraí, no interior do Rio de Janeiro; Elaborar manual contendo exemplos de roteiros para a utilização remota do laboratório em outro local de aprendizagem.

13 O ENSINO E A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS
(BACICH et al, 2015) É possível entender a tecnologia como uma ferramenta modificadora e facilitadora do processo de construção do conhecimento. As tecnologias digitais modificam o ambiente no qual estão inseridas, transformando e criando novas relações entre os envolvidos no processo de aprendizagem: professor, estudantes e conteúdos.

14 O ENSINO E A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS
(CHAMPAOSKI E MENDES, 2017) A importância da escola como agente valorizador dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem dentro da busca constante do conhecimento.

15 O ENSINO E A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS
A presença da tecnologia na escola precisa ser repensada quanto a sua aplicabilidade transformadora no cenário educacional. Nesse sentido este projeto alude para esta preocupação: tornar efetiva a usabilidade das aplicações possíveis por meio dos recursos tecnológicos.

16 PROCESSOS EXPERIMENTAIS E AVANÇOS TECNOLÓGICOS
(SANTOS et al, 2017) A falta de experimentação prática, principalmente no que tange a educação básica, tem trazido reflexos negativos para a formação de profissionais das áreas de ciências e tecnologia, os quais também são responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico e econômico do país. (AMARAL et al, 2011) As possibilidades de experimentação prática nos laboratórios virtuais são elementos essenciais à eficácia dessas plataformas, no que tange à sua função educacional.

17 PROCESSOS EXPERIMENTAIS E AVANÇOS TECNOLÓGICOS
O projeto inclui a significância das experimentação para o ensino de ciências, possibilitando a contextualização e a promoção da participação ativa e protagonista do estudante. Os laboratórios remotos permitem que os procedimentos de experimentação possam ser executados em sala de modo virtual, mas em tempo real. A comunicação virtual permite interações espaço-temporais mais livres, adaptação aos ritmos diferentes de cada estudante e mais liberdade de expressão.

18 INTERAÇÃO POR MEIO DA TECNOLOGIA
Em qualquer situação de aprendizagem, a interação entre os participantes é, em demasia, importante pois é por meio destas interações que a cooperação, troca de experiências e estabelecimentos de parcerias contribuem para a construção do conhecimento. No âmbito da realidade virtual, a interatividade é a extensão em que os usuários podem participar na alteração da forma ou do conteúdo, ou ainda, do ambiente mediado em tempo real (PRIMO, 2011).

19 Pesquisa aplicada, contribuição para resolução de problemas.
Desenvolvimento da pesquisa: LESA / LAC Sala de aula do EF Servidor cedido:

20 Descrever o processo de construção do experimento de acesso remoto
Passo 1 Descrever o processo de construção do experimento de acesso remoto Passo 2 Aplicar o experimento remoto em uma escola da educação básica Passo 3 Experimento remoto como ferramenta facilitadora da aprendizagem

21 Pretende orientar e conduzir os docentes da área de ciências que vierem a fazer uso desta prática experimental remota. Apresentará subsídios para ministrar o experimento remoto em uma turma de estudantes a partir de rede de acesso à internet.

22 AMARAL, E. et al. Laboratório virtual de aprendizagem: uma proposta taxonômica. RENOTE, v. 9, n. 2, 2011. BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. D. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2015. BELTRAN, N.O.; CISCATO, C.A.M. Química. São Paulo: Cortez, 1991. CHAMPOASKI, E. B., MENDES, A. A. P. Percepção de professores do Esnino Fundamental I acerca das tecnologias digitais no cotidiano escolar. In: ALMEIDA, S. C. D, MEDEIROS, L. F., MATTAR, J. (org) Educação e Tecnologias: refletindo e transformando o cotidiano. São Paulo: Artesanato Educacional, P 52-71 LÉVY, P. Cibercultura. 1. ed. São Paulo: Editora 34, Título original: Cyberculture. Tradução de Carlos Irineu da Costa  MORAN, J. M., MASETTO, M. T., BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica, 16 ed. Campinas – SP: Papirus  NICOLETTI, E. R. Explorando o tema água através de diferentes abordagens metodológicas no Ensino Fundamental. Santa Maria-RS - UFSM, p. Dissertação de mestrado. PRIMO, A. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. PROJETO RExLab. Disponível em: < Acesso em 09 out, 2017. SANTOS, A. C., FERNANDES, F. S.; SILVA, J. B. O uso de laboratórios online no ensino de ciências: uma revisão sistemática da literatura. ScientiaTec, vol. 4, nº. 1, p , 2017. SIMÃO, J. P. S., LIMA, J. P. C., ROCHADEL, W., SILVA, J. B. Utilização de Experimentação Remota Móvel no Ensino Médio. Revista Novas Tecnologias na Educação, vol. 11, n° 1, 2013.

23 OBRIGADO!


Carregar ppt "Um estudo de caso da aplicação do Ensino Híbrido na área de ciências em uma escola do Ensino Fundamental Jorge Alberto Silva Cerdeira Coordenador do Núcleo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google