A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ácidos Graxos X Aterosclerose

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ácidos Graxos X Aterosclerose"— Transcrição da apresentação:

1 Ácidos Graxos X Aterosclerose
Michele T. Hertz

2 OBJETIVOS: ÁCIDOS GRAXOS: Saturados Insaturados cis trans Ômega-3

3 Ácidos Graxos São lipídeos contendo cadeia carbônica de 2 a 26 átomos de carbono com um grupo carboxila terminal. São compostos anfipáticos.

4 Funções Produção metabólica de energia;
Armazenamento na forma de triacilgliceróis; Construção de estruturas complexas como as membranas.

5 Fonte BIOSSÍNTESE: quantidades excessivas de proteínas e glicídios da dieta são rapidamente convertidos à ácidos graxos e armazenados como triacilgliceróis.

6 Fonte DIETA: Lipídios animais e vegetais ingeridos e hidrolisados são distribuídos no organismo pelo sistema linfático e pela corrente sangüínea

7 Classificação Número de ligações duplas: AG SATURADO AG INSATURADOS
Poliinsaturados AG INSATURADOS Monoinsaturados

8

9 Classificação dos AG Insaturados
Quanto a configuração espacial:

10 Classificação dos AG Insaturados
Quanto ao local da primeira ligação dupla: a 3 carbonos da cauda: Ac. Graxo ômega 3 LINOLÊNICO a 6 carbonos da cauda: Ac. Graxo ômega 6 LINOLÉICO a 9 carbonos da cauda: Ac. Graxo ômega 9 OLEICO

11 Ac. Graxo Ômega-3 LINOLÊNICO

12 Ac. Graxo Ômega-6 LINOLÉICO

13 Ac. Graxo Ômega-9 OLEICO

14 Classificação ESSENCIAIS: Série Linoléica Série Linolênica
NÃO ESSENCIAIS:

15 AC. GRAXOS ESSENCIAIS FUNÇÃO:
Além da formação das prostaglandinas e leucotrienos, são encontrados nos lipídeos estruturais das células e estão implicados com a integridade da membrana mitocondrial. O ác. Araquidônico encontra-se nas membranas. O DHA encontra-se em alta concentração na retina e córtex cerebral.

16 IMPORTÂNCIA CLÍNICA DOS ÁCIDOS GRAXOS

17 Diferença entre HDL e LDL

18 Aterosclerose é... Responsável pela maior causa de mortes no mundo ocidental. É o substrato das doenças que mais matam e invalidam brasileiros: Infarto AVC

19 Aterosclerose Os riscos de doença aterosclerótica aumentam progressivamente com o aumento dos níveis de colesterol LDL e está inversamente relacionado ao nível do colesterol HDL.

20 Aterosclerose MECANISMO:
O LDL causa lesão ao endotélio e o músculo liso subjacente, especialmente pós sofrer oxidação ou glicosilação (no diabete). Sua migração pelo endotélio e posterior internalização por macrófagos desencadeia uma cascata inflamatória responsável pela progressão da lesão vascular.

21 Aterosclerose FATORES DE RISCO: Hipercolesterolemia,
 dos níveis de HDL,  dos níveis de LDL, Hipertrigliceridemia, Hipertensão Arterial Sistêmica Diabete Melito

22

23 ÁCIDOS GRAXOS

24 Ác. Graxos Saturados Elevam a colesterolemia, inibindo a remoção plasmática de LDL. A gordura saturada, em função da sua estrutura retilínea, permite a entrada de colesterol nas partículas de LDL, causando a elevação do colesterol no plasma

25 Ácidos Graxos cis e trans
As átomos de H na posição cis produzem configuração com ângulo na cadeia de carbono, enquanto que na forma trans a cadeia é retilínea (semelhante à dos AG saturados).

26 Ácidos Graxos cis e trans
Pela semelhança estrutural com a gordura saturada, a gordura trans também provoca elevação da colesterolemia, elevando o LDL e reduzindo o HDL

27 Ácidos Graxos cis e trans
AG trans são sintetizados durante o processo de hidrogenação dos óleos vegetais, na produção de margarinas. Óleos de gorduras hidrogenadas.

28 Ác. Graxos Insaturados São representados pelas séries:
-3  EPA, DHA, -linolênico -6  Linoléico, aracdônico -9  Oléico

29 Ác. Graxos Insaturados Linolênico  poliinsaturado ESSENCIAL
Linoléico  poliinsaturado ESSENCIAL Oléico  monoinsaturado

30 Ác. Graxos Insaturados Monoinsaturados: Poliinsaturados:
Diminuição do LDL sem diminuição do HDL, Não provoca a oxidação lipídica, Poliinsaturados: Diminuição do LDL e HDL, Induz a oxidação lipídica,

31 Ômega-3 -Ácido Linolênico
AG Poliinsaturado FONTE: Alguns peixes de águas geladas, como sardinha, salmão, atum, cação, bacalhau, Espinafre, Óleo de linhaça.

32 Ômega-3 -Ácido Linolênico
Redução modesta dos níveis de colesterol do soro e redução significativa dos níveis de triacilglicerol. Diminui a agregação plaquetária. O mecanismo bioquímico sobre esses diferentes efeitos nos níveis lipídicos do soro ainda é desconhecido.

33 Ômega-6 -Ácido Linoléico
AG Poliinsaturado FONTE: Óleos de sementes de plantas – milho e açafrão Não pode ser sintetizado, deve ser ingerido.

34 Ômega-6 -Ácido Linoléico
Linoléico é o precursor dos demais ácidos graxos poliinsaturados da série -6 Reduz os níveis de colesterol (LDL e HDL) no soro com efeitos modestos sobre os níveis de triacilglicerol.

35 AG saturado X AG poliinsaturado
Razão entre gorduras poliinsaturadas e saturadas na dieta. A redução no colesterol da dieta tem um efeito relativamente pequeno sobre os níveis de colesterol no soro. Pode-se obter uma redução mais significativa nos níveis de colesterol e triacilgliceróis aumentado-se a relação:  POLIINSATURADO  SATURADO

36 Inibe a conversão de ác. Araquidônico em TXA2
tromboxano A2 Ác. Linoléico  ác. araquidônico prostaglandina I2 tromboxano A3 Ác. Linolênico  ác. eicosapentaenóico prostaglandina I3 Inibe a conversão de ác. Araquidônico em TXA2

37 -3 e -6 TXA2: Potente agente pró-agregante e vasoconstritor;
PGI2: Potente agente anti-agregante e vasodilatador; TXA3: Fraco agente pró-agregante PGI3: Potente agente anti-agregante

38 -3 e -6 O equilíbrio entre pró-agregante e anti-agregante plaquetário é deslocado em direção a uma condição mais anti-agregante à medida que os -3 deslocam os -6 como fonte de precursores para tromboxanos e prostaglandinas.

39 -3 e -6 Principais efeitos antiateromatosos:
Redução dos lipídeos séricos; Inibição da agregação plaquetária; Inibição da coagulação sangüínea; Redução da Pressão Arterial; Redução dos processos inflamatórios.

40 Ômega-9 -Ácido Oléico AG Monoinsaturado FONTE:
Dietética: óleo de oliva, óleo de canola, azeitona, abacate, oleaginosas (castanha, nozes, amendoas). Biossíntese:formado apartir do AG esteárico, mediante a ação catalítica das desnaturases.

41 Ômega Ácido Oléico Proteção contra doenças cardiovasculares (quando utilizado na dieta diária) POR: Proteger as lipoproteínas de ações oxidativas, Inibir a agregação plaquetária, Ser antitrombótico.

42 Ômega Ácido Oléico A substituição de AG saturados por AG monoinsaturados produz uma redução do colesterol sérico total e do colesterol LDL sem reduzir os níveis do HDL.

43 Outra função importante é...
No tratamento do Diabete Mellitus: AG monoinsaturados, como o -9, melhoram os níveis médios da glicemia em indivíduos não insulino-dependentes e reduzem o requerimento de insulina naqueles insulino-dependentes.

44 Outra função importante é...
tratamento do Diabete Mellitus: Dietas ricas em AG monoinsaturados (-9) e poliinsaturados (-3 e -6) aumentam a resposta das ilhotas de Langerhans à glicose, enquanto que os AG saturados diminuem essa resposta.

45 Fontes de Ácidos Graxos
(Campbell, M.K. Bioquímica, 2000)

46 Aterosclerose Etiologia desconhecida; Sem terapêutica específica;
Tratamento das complicações; PREVENÇÃO

47


Carregar ppt "Ácidos Graxos X Aterosclerose"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google