A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

2 OBJETIVOS: Visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização – para fins de leitura, escrita e matemática - dos estudantes nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, com a finalidade de garantir apoio adicional - prioritariamente - no turno regular, com a presença opcional do assistente de alfabetização ao professor alfabetizador, por um período de 5 horas semanais, para as unidades escolares não vulneráveis; ou período de 10 horas semanais, para as unidades escolares vulneráveis. Além disso, tem por finalidade a prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção idade/ano, mediante a intensificação de ações pedagógicas voltadas ao apoio e ao fortalecimento do Programa.

3 EXECUÇÃO DO PROGRAMA: O Programa Mais Alfabetização está implementado nos 1º e 2º anos iniciais do ensino fundamental das unidades escolares públicas estaduais, distritais e municipais, por meio de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante apoio técnico e financeiro do MEC. a) O apoio técnico dar-se-á por meio de processos formativos, do auxílio do assistente de alfabetização às atividades estabelecidas e planejadas pelo professor alfabetizador, do monitoramento pedagógico e do sistema de gestão para redes prioritárias.

4 b) O apoio financeiro às unidades escolares dar-se-á por meio da cobertura de despesas de custeio, via Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, devendo ser empregado: I - na aquisição de materiais de consumo e na contratação de serviços necessários às atividades previstas em ato normativo próprio; e II - no ressarcimento de despesas com transporte e alimentação dos assistentes de alfabetização, responsáveis pelo desenvolvimento das atividades.

5 ASSISTENTE DE ALFABETIZAÇÃO:
O assistente de alfabetização é responsável pela realização das atividades de acompanhamento pedagógico sob a coordenação e supervisão do professor alfabetizador, conforme orientações da secretaria de educação e com o apoio da gestão escolar e pelo apoio na realização de atividades, com vistas a garantir o processo de alfabetização de todos os estudantes regularmente matriculados nos 1º e 2º anos dos anos iniciais do ensino fundamental. O papel do assistente de alfabetização é para apoio pedagógico ao professor alfabetizador, que não deve contrapor as funções do professor pedagogo, mas sim auxiliar o processo de alfabetização, sob a coordenação e supervisão do professor alfabetizador em sala de aula, conforme orientações da secretaria de educação e com o apoio da gestão escolar.

6 ASSISTENTE – RELATÓRIO:
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO/PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) RELATÓRIO E RECIBO MENSAL DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR VOLUNTÁRIO BLOCO 1 – IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE EXECUTORA PRÓPRIA (UEx) 01 – Razão Social 02 – CNPJ 03 – Município 04 – UF 05 – Mês/Ano ______/_______ BLOCO 2 – IDENTIFICAÇÃO DO VOLUNTÁRIO 06 – Nome 07 – CPF 08 – Endereço 09 – Telefone BLOCO 3 – TRABALHO REALIZADO 10 – Data do Mês 11 – Dia da Semana 12 – Horário 13 – Atividades Realizadas 14 – Rubrica 15 - Recebi da Unidade Executora Própria, identificada no Bloco 1, a importância de (inclusive, por extenso) R$ ______________________  (______________________________________ ______________________________________________________________________),a título de ressarcimento de despesas com transporte e alimentação referente a realização de serviço voluntário em atividades voltadas ao Programa Mais Alfabetização nas turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental, em escolas públicas definidas em Resolução do Conselho Deliberativo do FNDE, que dispõe, sobre os procedimentos e as formas de execução e prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). BLOCO 4 – AUTENTICAÇÃO _______________________________________________________________ Local e Data ______________________________________________________ Assinatura do Voluntário Certifico que as atividades foram realizadas nos termos relatados e de forma satisfatória.     Local e Data                                                                                                                        Nome do(a) Dirigente ou do(a) Representante Legal da Uex                                                    Assinatura do(a) Dirigente ou do(a) Representante Legal da UEx

7 PROCESSO

8 AÇÕES ESTRATÉGICAS: Monitoramento
O monitoramento do Programa nas unidades escolares será realizado em sistema de monitoramento e acompanhamento específico, acessado por meio do PDDE Interativo, no qual as UEx deverão registrar as informações referentes aos professores alfabetizadores, assistentes de alfabetização, estudantes, turmas e plano de atendimento. Desenvolvimento Profissional O Desenvolvimento Profissional objetiva apoiar os gestores escolares na construção de um diagnóstico no processo de alfabetização e na definição de metas e ações para garantir a alfabetização de todos os estudantes. Ao mesmo tempo, constituem um suporte no processo de formação de professores alfabetizadores e assistentes de alfabetização.

9 AVALIAÇÕES – ETAPAS: Diagnóstica ou de Entrada
Esse teste tem como finalidade avaliar o nível de alfabetização das crianças no início do Programa. Dessa forma, serão avaliadas as habilidades básicas e essenciais em Língua Portuguesa e em Matemática, próprias da alfabetização. Formativa de Processo/ Percurso Já o teste de meio visa avaliar o avanço que as crianças puderam desenvolver ao longo da execução do Programa. Ele irá avaliar o desenvolvimento dos estudantes de 1º ano e de 2º ano e o quanto conseguiram evoluir no seu processo de alfabetização. Formativa de Saída O teste de saída deverá ser aplicado após o término do Programa. Ele será fundamental para avaliar o trabalho dos assistentes de forma objetiva, considerando os resultados apresentados por cada turma.

10 Avaliação Diagnóstica
caráter formativo; objetivo: produzir informações sobre o desempenho dos estudantes; identificar as dificuldades de aprendizagem; suporte ao planejamento pedagógico mais adequado às suas necessidades.

11 E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS
ROTEIRO DE ANÁLISE E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS Objetivos da Avaliação Diagnóstica do PMALFA

12 OFÍCIO-CIRCULAR Nº 2/2019/COEF/DICEI/SEB/SEB-MEC Brasília, 4 de fevereiro de 2019.
Não temos um posicionamento/orientações do MEC sobre o início da execução do PMALFA em As escolas que fizeram a adesão (Planilha Adesão Final ) deverão analisar os seus resultados das avaliações diagnósticas de percurso e somativa de 2018, para subsidiarem suas metas e ações com as turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental e, em especial, os estudantes das turmas de 3º ano que participaram do PMALFA/2018. A coordenação não tem acesso ainda aos resultados das avaliações das escolas. Os diretores devem acessar o Sistema de Monitoramento e podem verificar os resultados de sua escola na plataforma do CAEd.

13 Indicadores de Desempenho
Os resultados da avaliação diagnóstica do PMALFA foram divulgados com base em dois indicadores: percentual de estudantes por níveis de desempenho; percentuais de acerto por descritor (habilidade) avaliado.

14 NÍVEIS DE DESEMPENHO Nível 1: ≥ 60% de acerto no teste (menor ou igual a 60% de acerto no teste) Nível 2: > 60% a ≤ 80% de acerto no teste (maior do que 60% até 80% de acerto no teste) Nível 3: > 80% de acerto no teste (maior que 80% de acerto no teste)

15 ACERTO POR DESCRITOR Esse dado informa o percentual de acerto por descritor da matriz de referência utilizada para a avaliação diagnóstica. Os descritores são agrupados em tópicos, de acordo com a afinidade pedagógica entre as habilidades que descrevem.

16

17

18

19 Análise dos resultados das turmas

20 Análise dos resultados dos estudantes

21

22

23 Superintendência Regional de Ensino:
MOTIVOS DO NÃO LANÇAMENTO DAS INFORMAÇÕES NO SISTEMA DE MONITORAMENTO – CAEd Superintendência Regional de Ensino: Analistas/Técnicos responsáveis pelo PMALFA na SRE: Código INEP Escola Município Motivos Não teve interesse Não houve pessoa para realizar os cadastros Não tem Internet Problemas na Internet Problemas na plataforma CAEd Não recebeu recurso Recebeu recurso Justificativa da SRE Fez adesão para 2019 Não fez adesão para 2019

24 Escolas participantes do Programa
SRE de Coronel Fabriciano – 31escolas

25 Escolas participantes do Programa
SRE de Coronel Fabriciano – 31 escolas

26 PRECISAMOS MELHORAR EM 2019 a inserção dos dados no Sistema de Monitoramento
PARABENIZAMOS AS ESCOLAS QUE TIVERAM 100% DE LANÇAMENTO DAS INFORMAÇÕES NO SISTEMA (FORAM 06 ESCOLAS) 02 No município de Ipatinga (15 participantes) 02 No município de Timóteo (5 participantes) 02 No município de Joanésia (2 participantes)


Carregar ppt "PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google