Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouFABIOLA FAU Alterado mais de 5 anos atrás
1
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019
2
APRESENTAÇÃO Fabíola dos Santos Paraíso FORMAÇÃO ACADÊMICA: PEDAGOGA PÓS GRADUADA EM: Método Fônico Multissensorial para alfabetização, método das boquinhas. Alfabetização e letramento ( Em conclusão 3º semestre) Cursos: Conhecendo a alfabetização; Metodologia da leitura e escrita; As competências e habilidades atuais do educando; Formação sobre níveis e hipóteses de escrita e leitura; Formado alunos leitores; Trabalhando com o mundo especial, etc. Cursos e Formações dentro da minha caminhada de aproximadamente 17 anos na área de educação.
3
NOSSA PAUTA: Nossa Metodologia; Material didático; Rotina de sala de aula; Processo de Avaliação; Níveis de escrita e leitura a Alfabetização; Como Alfabetizar uma criança. Palavras finais.
4
Nossa proposta pedagógica tem como base estrutural as Habilidades e Competências. Uma das inovações educacionais que apresentamos nessa proposta é o “Ensino Adaptativo”, uma revolução na Educação de Cajazeiras. O Ensino Adaptativo sugere novos caminhos para a aprendizagem com foco nas necessidades de desenvolvimento individual de cada aluno. Também trabalhamos de acordo com: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que estabelece, competências gerais para guiar a educação básica. O documento enumera um conjunto de habilidades e práticas que o aluno deverá aprender para o exercício da cidadania, como por exemplo conhecer as tecnologias digitais, saber argumentar e cuidar da saúde física e emocional.
5
MATERIAL DIDÁTICO: Nosso material é composto por: 4 Módulos ( 1 por bimestre ); 4 Cadernos de Atividades ( 1 por bimestre ); Positivo On; Portal do Sistema Positivo de Ensino; 2 Cadernos de Atividades ( 1 por semestre ); 1 Caderno de matéria; 1 Caderno de brochura.
6
NOSSA ROTINA... Oração; Auxiliares de Classe; Projeção; Jogos e brincadeiras com intencionalidade; Correções; Bilíngue; Atividades extras (Fardamento, inscrição e coordenação); Intervalo; Atividades no: Módulo, Caderno de Atividades, Bloco de Atividades e Caderno de Matéria; Leitura; Prática de escrita; Horários;
7
NOSSA ROTINA... Remédios; Aplicativos do Sistema Positivo; Material de uso pessoal; Solicitações de materiais; Atividades de casa ( Cabeçalho, páginas erradas, realização de atividades sem notificação prévia ); Comportamento e disciplina; Aniversariantes.
8
NOSSO PROCESSO DE AVALIAÇÃO! A recente homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, coloca a Avaliação dos alunos, uma série de desafios, desde a revisão da matriz curricular da instituição até o aperfeiçoamento do monitoramento das aprendizagens dos alunos, na perspectiva da garantia aos direitos de aprendizagem. O nosso processo de Avaliação é: Diagnóstica e Formativa.
9
NOSSO PROCESSO DE AVALIAÇÃO! Avaliação formativa pretende melhorar o processo de ensino-aprendizagem mediante o uso de informações levantadas por meio da ação avaliativa. Semelhantemente à Avaliação diagnóstica, a avaliação formativa busca detectar dificuldades suscetíveis de aparecer durante a aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente. A Avaliação formativa é uma proposta avaliativa, que inclui a avaliação, no processo ensino-aprendizagem. Ela se materializa nos contextos vividos pelos professores e alunos e possui como função, a regulação das aprendizagens. Para ocorrer essa regulação, é necessário que ela trabalhe com procedimentos que estimulem a participação dos autores do processo. Ela baseia-se em princípios, que decorrem do cognitivismo, do construtivismo, do interacionismo, das teorias socioculturais e das sociocognitivas. Ela trabalha sob a ótica das aprendizagens significativas.
10
No processo de Avaliação da nossa turma do 1º ano, visamos o desenvolvimento das Habilidades. As habilidades são trabalhadas algumas por todo um bimestre, outras semestres e outras são trabalhadas durante todo o ano. As principais habilidades a serem atingidas no 1º ano: LEITURA E ESCRITA! Fichas de avaliação com a indicação da habilidade e de como o aluno está com o seu desenvolvimento. Ter atenção a nossa legenda sinalizada na ficha para o acompanhamento da aprendizagem dos alunos. INT- Integral P- Parcial IN- Inicial PIP Família e Escola no processo de avaliação! EM POUCAS PALAVRAS...
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.