A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019."— Transcrição da apresentação:

1 NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019

2 APRESENTAÇÃO Fabíola dos Santos Paraíso  FORMAÇÃO ACADÊMICA:  PEDAGOGA  PÓS GRADUADA EM: Método Fônico Multissensorial para alfabetização, método das boquinhas. Alfabetização e letramento ( Em conclusão 3º semestre)  Cursos: Conhecendo a alfabetização; Metodologia da leitura e escrita; As competências e habilidades atuais do educando; Formação sobre níveis e hipóteses de escrita e leitura; Formado alunos leitores; Trabalhando com o mundo especial, etc. Cursos e Formações dentro da minha caminhada de aproximadamente 17 anos na área de educação.

3 NOSSA PAUTA:  Nossa Metodologia;  Material didático;  Rotina de sala de aula;  Processo de Avaliação;  Níveis de escrita e leitura a Alfabetização;  Como Alfabetizar uma criança.  Palavras finais.

4 Nossa proposta pedagógica tem como base estrutural as Habilidades e Competências. Uma das inovações educacionais que apresentamos nessa proposta é o “Ensino Adaptativo”, uma revolução na Educação de Cajazeiras. O Ensino Adaptativo sugere novos caminhos para a aprendizagem com foco nas necessidades de desenvolvimento individual de cada aluno. Também trabalhamos de acordo com: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que estabelece, competências gerais para guiar a educação básica. O documento enumera um conjunto de habilidades e práticas que o aluno deverá aprender para o exercício da cidadania, como por exemplo conhecer as tecnologias digitais, saber argumentar e cuidar da saúde física e emocional.

5 MATERIAL DIDÁTICO: Nosso material é composto por:  4 Módulos ( 1 por bimestre );  4 Cadernos de Atividades ( 1 por bimestre );  Positivo On;  Portal do Sistema Positivo de Ensino;  2 Cadernos de Atividades ( 1 por semestre );  1 Caderno de matéria;  1 Caderno de brochura.

6 NOSSA ROTINA...  Oração;  Auxiliares de Classe;  Projeção;  Jogos e brincadeiras com intencionalidade;  Correções;  Bilíngue;  Atividades extras (Fardamento, inscrição e coordenação);  Intervalo;  Atividades no: Módulo, Caderno de Atividades, Bloco de Atividades e Caderno de Matéria;  Leitura;  Prática de escrita;  Horários;

7 NOSSA ROTINA...  Remédios;  Aplicativos do Sistema Positivo;  Material de uso pessoal;  Solicitações de materiais;  Atividades de casa ( Cabeçalho, páginas erradas, realização de atividades sem notificação prévia );  Comportamento e disciplina;  Aniversariantes.

8 NOSSO PROCESSO DE AVALIAÇÃO!  A recente homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, coloca a Avaliação dos alunos, uma série de desafios, desde a revisão da matriz curricular da instituição até o aperfeiçoamento do monitoramento das aprendizagens dos alunos, na perspectiva da garantia aos direitos de aprendizagem.  O nosso processo de Avaliação é: Diagnóstica e Formativa.

9 NOSSO PROCESSO DE AVALIAÇÃO!  Avaliação formativa pretende melhorar o processo de ensino-aprendizagem mediante o uso de informações levantadas por meio da ação avaliativa. Semelhantemente à Avaliação diagnóstica, a avaliação formativa busca detectar dificuldades suscetíveis de aparecer durante a aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente.  A Avaliação formativa é uma proposta avaliativa, que inclui a avaliação, no processo ensino-aprendizagem. Ela se materializa nos contextos vividos pelos professores e alunos e possui como função, a regulação das aprendizagens.  Para ocorrer essa regulação, é necessário que ela trabalhe com procedimentos que estimulem a participação dos autores do processo. Ela baseia-se em princípios, que decorrem do cognitivismo, do construtivismo, do interacionismo, das teorias socioculturais e das sociocognitivas. Ela trabalha sob a ótica das aprendizagens significativas.

10  No processo de Avaliação da nossa turma do 1º ano, visamos o desenvolvimento das Habilidades. As habilidades são trabalhadas algumas por todo um bimestre, outras semestres e outras são trabalhadas durante todo o ano. As principais habilidades a serem atingidas no 1º ano: LEITURA E ESCRITA!  Fichas de avaliação com a indicação da habilidade e de como o aluno está com o seu desenvolvimento.  Ter atenção a nossa legenda sinalizada na ficha para o acompanhamento da aprendizagem dos alunos. INT- Integral P- Parcial IN- Inicial  PIP  Família e Escola no processo de avaliação! EM POUCAS PALAVRAS...

11


Carregar ppt "NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google