A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL"— Transcrição da apresentação:

1 COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

2 A ESCOLA INCLUSIVA A política de inclusão na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, mas representa a ousadia de rever concepções e paradigmas, bem como desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades.

3 É UM TRABALHO DESAFIADOR!
Compromisso! Parceria ! Oportunidade para TODOS! Envolve mudança em todos nós ! É UM TRABALHO DESAFIADOR! Valorização !

4 META 4 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
“universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados”. O prazo para que esta Meta seja atingida é até 2024

5 Para garantir o cumprimento dessa meta o governo federal deverá promover
FINANCIAMENTO; FORMAÇÃO DE EDUCADORES; ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO; PESQUISA; ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA; TRANSPORTE; EQUIPAMENTOS; MATERIAIS DIDÁTICOS, ENTRE OUTROS.

6

7 POLÍTICAS PÚBLICAS NA ESCOLA
AEE Um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola comum e fora dela.

8 O que faz o professor do Aee?
Apoia o desenvolvimento do aluno; Adequa e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos; Ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização; Tecnologia Assistiva (TA):recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência, e consequentemente promover vida independente e inclusão; Acompanha o uso desses materiais e recursos em sala de aula.

9 O AEE não substitui o papel do docente, mas sim contribui para ampliar o acesso ao currículo, conforme orienta o Decreto nº /11

10 ATUALMENTE: 19 SRM MUNICIPAIS COM 30 PROFESSORES
META PARA 2018 : AMPLIAR O SERVIÇO EM 6 ESCOLAS/CEIs

11 POLÍTICAS PÚBLICAS NA ESCOLA
PROFESSORES BILÍNGUES PROFESSORES DE LIBRAS TRADUTORES E INTÉRPRETES GUIA INTÉRPRETE ACESSIBILIDADE

12 POLÍTICAS PÚBLICAS NA ESCOLA
PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR- Cuidador Profissional de nível médio com curso de apoio escolar

13 POLÍTICAS PÚBLICAS NA ESCOLA
PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR- Mediador Profissional licenciado com curso de apoio escolar

14 "Incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente a todo ser humano em sua maior expressão: a diferença."


Carregar ppt "COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google