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Cultura: um conceito antropológico.. Cultura: conceito geral A cultura, em seu sentido mais amplo, refere-se a tudo aquilo que é produzido pela humanidade;

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Apresentação em tema: "Cultura: um conceito antropológico.. Cultura: conceito geral A cultura, em seu sentido mais amplo, refere-se a tudo aquilo que é produzido pela humanidade;"— Transcrição da apresentação:

1 Cultura: um conceito antropológico.

2 Cultura: conceito geral A cultura, em seu sentido mais amplo, refere-se a tudo aquilo que é produzido pela humanidade; seja no plano concreto ou no plano imaterial – desde artefatos e objetos até ideais e crenças. Também é todo comportamento aprendido independente da esfera biológica do indivíduo.

3 O Conceito de Cultura por Edward Tylor (1832 – 1917) “Complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.”

4 O Conceito de Cultura por Leslie White (1900 – 1975) “[...] todo comportamento humano se origina no uso de símbolos. [...] Todas as civilizações se espalharam e perpetuaram somente pelo uso de símbolos. É o exercício da faculdade de simbolização que cria a cultura e o uso de símbolos que torna possível a sua perpetuação. Sem o símbolo não haveria cultura, e o homem seria apenas animal, não um ser humano. [...] O comportamento humano é um comportamento simbólico.”

5 Cultura: um fenômeno coletivo A cultura estabelece o conjunto de regras e princípios que guia os seres humanos e os faz agir de modo semelhante e compatível, capazes de entender as intenções e expectativas uns dos outros, tanto na vida familiar quanto no trabalho.

6 Cultura: processo e produto Apesar de exercer pressão sobre a formação do caráter e da personalidade dos indivíduos, a cultura é elaborada numa relação dupla: aquele que sofre suas influências ajuda a produzir novas relações; A cultura é dinâmica e pode sofrer alterações em função de influências internas ou externas (guerras, dominação, catástrofes ambientais, convivência/contato, política, economia, etc.).

7 Cultura: processo e produto: aculturação A aculturação é o processo que se dá pelo contato entre duas ou mais culturas diferentes, sendo que todas, ou uma delas, sofrem mudanças, tendo como resultado alterações em sua própria cultura ou a produção de uma cultura nova. É possível afirmar que a aculturação seria uma forma de transformação cultural promovida por fatores externos (contato entre culturas diferentes) – oposta àquele processo permanente que ocorre no interior da própria cultura, isto é, dentro da própria sociedade ao longo da história.

8 Os estudos sobre cultura A(s) cultura(s) é (são) principalmente estudada(s) pela Antropologia <3

9 Os estudos sobre cultura Os estudos antropológicos sobre cultura desenvolveram-se enquanto conhecimento científico principalmente a partir do século XVIII como resultado da expansão colonial europeia. Novos territórios vinham sendo descobertos e ocupados pelas potências europeias e novos povos (considerados primitivos quando comparados com a sociedade ocidental) eram contatados. Era preciso conhecer seus hábitos, costumes e valores, para melhor dominá-los e domesticá-los. Deste modo, a Antropologia, em suas fases iniciais de desenvolvimento, serviu como apoio para a política imperialista.

10 Os estudos sobre cultura Hoje, no entanto, os estudos sobre cultura e a Antropologia, podem ser reconhecidos como importantes instrumentos para o (re)conhecimento e a defesa de grupos culturais ‘minoritários’.

11 Cultura e Hierarquia A noção de hierarquização não está presente nos estudos sociológicos/antropológicos sobre cultura; Etnocentrismo x Relativismo Cultural.

12 Cultura e Hierarquia: etnocentrismo O etnocentrismo é a forma de pensar os “outros” (populações, povos, minorias) a partir de normas e valores de nossa própria sociedade ou cultura. Na medida em que esses “outros” não se encaixam em nossos valores, a tendência é rejeitá-los como inferiores, primitivos, selvagens, excêntricos, etc. Ao adotar valores da própria sociedade como parâmetro para medir todas as demais, o pensamento etnocêntrico resulta em racismo e preconceito de várias ordens (de gênero, étnico, etc.).

13 Cultura e Hierarquia: relativismo O relativismo é o pressuposto ideológico e político- social que se baseia na ideia de que as diversas culturas não podem ser comparadas entre si, segundo critérios de superioridade étnica, racial e tecnológica, mas devem ser entendidas e analisadas a partir de suas próprias lógicas. Relativismo Cultural x Direitos Humanos.

14 Cultura Material A cultura pode ser representada de duas maneiras. A primeira delas é chamada de cultura material. É formada pelo conjunto de bens culturais de uma sociedade que são tangíveis, como as ferramentas, construções, alimentos, utensílios, etc. Por exemplo, os estádios construídos para a prática de esportes, a bola utilizada nos jogos e o uniforme dos jogadores representam a cultura material, assim como os templos religiosos, os artefatos sagrados e as vestes dos sacerdotes.

15 Cultura Imaterial A cultura imaterial, por sua vez, é composta de práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que dão vida às sociedades humanas. Por exemplo, a capoeira é considerada um patrimônio imaterial da cultura brasileira, assim como as diferentes religiões formadas ou reformuladas no Brasil (candomblé, umbanda, kardescimo etc.).

16 Cultura Erudita A cultura erudita é aquela considerada superior, normalmente apreciada por um público com maior acúmulo de capital e seu acesso é restrito a quem possui o necessário para usufruir dela. A cultura erudita está muitas vezes ligada a museus e obras de arte, óperas e espetáculos de teatro com preços elevados.

17 Cultura Erudita Como o acesso a esse tipo de cultura fica restrito a um grupo pequeno, ela fica ligada ao poder econômico e é considerada superior. Essa consideração pode acabar tornando-se preconceituosa e desmerecendo as outras formas de cultura. O erudito é tudo aquilo que demanda estudo muito estudo.

18 Cultura Popular A cultura popular é qualquer estilo musical e de dança, crença, literatura, costumes, artesanatos e outras formas de expressão que é transmitida por um povo, por gerações e geralmente de forma oral. Como por exemplo a literatura de cordel dos nordestinos, ou a culinária do povo baiano.

19 Cultura Popular Essa cultura não é produzida após muitos estudos, mas é aprendida de forma simples, em casa, com a convivência da pessoa nesse meio. Ela está ligada à tradição e geralmente não é ensinada nas escolas. Essa cultura vem do povo, não é imposta por uma indústria cultural ou por uma elite. Por exemplo, o carnaval é uma festa da cultura popular brasileira, o frevo é uma cultura brasileira, mas é muito mais expressiva no norte do país. Ela representa a diferença de cada povo, desde o micro até o macro.

20 Cultura de Massa A cultura de massa é aquela considerada, por uma maioria, sem valor cultural real. Ela é veiculada nos meios de comunicação de massa e é apreciada por ela. É preciso entender que massa não é uma definição de classe social, e sim uma forma de se referir a maioria da população. Essa cultura é produto da indústria cultural.

21 Cultura de Massa A indústria cultural produz conteúdo para ser consumido, não se prende a técnicas. É produto do capitalismo e feita para ser comercializada. Theodoro W. Adorno, filósofo alemão da Escola de Frankfurt, é defensor da ideia de que a cultura de massa é imposta pelos meios de comunicação de massa à população, que apenas absorve aquilo.

22 Cultura de Massa e Indústria Cultural Características:  Padronização e baixo nível formal e de conteúdo;  Domesticação do estilo;  Crescente distância/divórcio entre arte e artista;  Cultura é sinônimo de entretenimento;  Massificação de conceitos, ideias e atitudes;  Banalização do sofrimento;  Manutenção da ordem capitalista e dos poderes constituídos. Aliança com o poder político.


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