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Comércio Eletrônico E-commerce.

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Apresentação em tema: "Comércio Eletrônico E-commerce."— Transcrição da apresentação:

1 Comércio Eletrônico E-commerce

2 Roteiro O que é o comércio eletrônico
Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2: o comércio eletrônico como uma estratégia de negócios

3 O que é comércio eletrônico

4 Definição Pode ser definido como sendo a compra e a venda de informações, produtos e serviços através das redes de computadores.

5 Para atingir 50 milhões de pessoas:
O rádio levou 38 anos; A TV aberta 16 anos; A TV a cabo 10 anos e A Web apenas 5 anos.

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7 Loja Virtual Muito embora toda loja virtual seja um site, nem todo site é uma loja virtual, ou seja, nem todo site vende produtos ou serviços on-line. Lojas virtuais são sites de e-commerce, onde o cliente visualiza e escolhe seu produto, coloca no carrinho de compras e realiza o pagamento, num processo totalmente realizado on-line.

8 Modalidades Business-to-Business (B2B): relação entre empresas clientes e fornecedoras de um produto. Business-to-Customer (B2C): venda diretamente para consumidores ou usuários finais.

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10 Perspectiva Histórica
Há 170 anos, as ferrovias tornaram as distâncias algo manejável. Isso teve enorme impacto não só sobre a economia e a sociedade, mas sobre a imaginação humana. O comércio eletrônico, por sua vez, elimina completamente as distâncias.

11 Perspectiva Histórica
O comércio eletrônico é para a Revolução da Informação o que a ferrovia foi para a Revolução Industrial. Richard Warren Sears 1886 – Chicago EUA

12 Perspectiva Histórica
A história da Sears (grande companhia americana de lojas de departamento) Começou com vendas por catálogo Foi utilizado a ferrovia como canal de distribuição Milhões de produtos vendidos e distribuídos costa a costa do país

13 Linhas de Negócios Ser fornecedor: oferecer produtos ou serviços
Prestar serviços: intermediar pagamento, hospedagem de sites, marketing eletrônico, pesquisa com clientes, oferecer segurança Fazer entregas

14 Benefícios para o consumidor
Permite compras 24 horas por dia, ano inteiro e de todas as localidades Provê mais alternativas para escolha Provê produtos e serviços mais baratos via as muitas alternativas de compras e comparações disponíveis Em alguns casos, entrega rápida de produtos e serviços, especialmente os digitalizáveis Consumidores podem receber informações relevantes Podem participar em leilões virtuais Comunicação com outros consumidores Descontos resultantes da competição

15 O futuro do comércio eletrônico
Internet — cresce exponencialmente; acesso via celulares! Oportunidades para compra — cresce rapidamente Incentivos para compra — aumenta vantagens dos compradores Aumento da segurança — melhoria significativa Manuseio eficiente de informação — acessível de qualquer lugar Organizações inovadoras — reestruturadas e rápidas Comunidades Virtuais — crescendo rapidamente Sistemas de pagamento— e-cash – pagamentos eletrônicos Business-to-Business— integração cada vez maior gerando benefícos aos clientes também

16 Comunidades Virtuais Web está se transformando numa comunidade social
Tipos de comunidades Comunidades de transações compra e venda Comunidades de interesses lugar para pessoas interagirem acerca de algum tema Comunidades de relações organizada em torno de experiências de vida Comunidades de vantagens Clubes de compras, leilões virtuais

17 Marketing Eletrônico As mudanças trazidas pelas novas tecnologias e pelo comércio eletrônico modificam as atividades de marketing. O novo marketing deve entender a mudança nos conceitos de tempo e espaço, as novas necessidades dos consumidores, as comunidades virtuais, os canais de informação para o consumidor e nova postura destes frente aos anúncios e anunciantes.

18 Marketing Eletrônico Marketing tradicional focava um grupo de pessoas em particular. Com a internet o público é diverso e existe a necessidade de tratar cada cliente de forma específica, ou seja, o marketing um-a-um se tornou o padrão para a internet.

19 Parceria com portal web Banner Links em outros websites
O website da organização estabelece sua presença na Internet, possibilitando a todos os usuários explorarem as informações e serviços dela Parceria com portal web Banner Links em outros websites Listas e Grupos (newsgroups) de discussão; Mala Direta Eletrônica ( ) Anúncios em Classificados Eletrônicos

20 Customização Entregas postergadas: possibilita venda de produtos customizados Produtos customizados: adequado às necessidades dos clientes

21 Alguns Exemplos Geladeiras – Brastemp You
Customização do produto e da venda Geladeiras – Brastemp You Tênis, roupas acessórios – Nike Carros – GM Computadores – Dell

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26 Perspectiva 1: como canal de distribuição

27 Canais de Distribuição
Matéria Prima Manufatura Distribuidor Cliente Varejo

28 Canais de Distribuição
Distribuidor Varejo Fornecedor Manufatura Cliente

29 Canais de Distribuição
PDV (Ponto de Venda) Call Center Mala Direta Web

30 Cadeia de Valores Cadeia de Valores Produtor Distribuidor Atacadista
Varejista Consumidor Objetivo do Comércio Eletrônico Diminuir as cadeias de valores eliminando intermediários

31 Perspectiva 2: como estratégia de negócios

32 Os canais deixaram de ser
uma operação e passaram a ser uma "ESTRATÉGIA"

33 Análise do Negócio On Line
A solução de comércio eletrônico envolve áreas diversas, tais como: processo de compra e venda, marketing, logística e integração de sistemas de informação, além da área ligada a tecnologia.

34 Análise do Negócio On Line
Comprometimento Organizacional para utilização de uma aplicação de Comércio Eletrônico Projetos profissional bem definidos Integração de Sistemas Integração de Processos

35 Análise do Negócio On Line
Análise dos Concorrentes Entendimento do Canal internet Paradigmas da Nova Economia Reengenharia do Processo de Negócios Projeto, Desenvolvimento e Implementação do Sistema ecommerce

36 Customização Ao interagir eletronicamente com seus clientes, a empresa pode capturar comportamentos para análise e posterior customização de seus produtos e serviços - a essência do marketing one-to-one Imperativo do e-Comm: customização é chave para se construir uma empresa cliente-centrada. Também é a base para o marketing one-to-one A customização resulta em valor para o cliente ao permitir que ele ache soluções que melhor respondam às suas necessidades em tempo. Ao invés de apresentar um catálogo imenso ao cliente, catálogos customizados podem ser apresentados - um cliente a cada momento.

37 Self-Service Automatizar o serviço ao cliente através de um simples ponto de acesso (portal) oferece condições ao cliente para controle e navegação sobre os recursos da empresa Imperativo do e-Comm: self-service permite que o cliente “faça” ele mesmo, originando uma grande satisfação (na maioria dos casos) e custos reduzidos

38 Logística e Distribuição
Exceto para produtos e serviços puramente digitais (software, música), a outra parte depende de distribuição física Imperativo do e-Comm: ao planejar um sistema de e-Comm de sucesso, estratégias de logística são essenciais. Alguma forma de distribuição física deve ser equacionada

39 O Poder do Cliente A economia industrial foi construída sobre o modelo de negócios de produção de massa A interatividade na Internet permite agora que os clientes “acessem” as informações desejadas sobre os produtos desejados oportunamente E-Comm pode ser visto como uma reengenharia dos processos de clientes A reengenharia de processos dos clientes significa a eliminação de custos, agregando todos os recursos (não apenas produtos) necessários para fechar uma solução, reduzindo tempo e eliminando passos (quando possível). Uma dimensão chave do e-Comm B2B é que o consumidor de um produto é usualmente diferente do comprador do produto. Logo, o consumidor passa a representar duas entidades: o que solicita, recebe e frequentemente recomenda; e o que faz um pedido - o agente de vendas. As estratégias de vendas nos mercados B2B devem levar esta estrutura em consideração.

40 E-COMMERCE A internet, entre várias outras ações, pode ser uma grande aliada na hora das vendas. internet não é apenas vendas! É relacionamento, interatividade, conversas, conteúdo, vídeos, sons!!! Tudo pode ser vendido pela web, basta saber como e, em alguns casos, ter o parceiro ideal. Pense na rede como um grande shopping center, as pessoas entram buscando um produto, acham a loja e compram o que desejam. As compras feitas em shopping são infinitamente maiores do que as feitas pela web, mas shoppings estão fazendo a festa dos consumidores há mais de 40 anos, e a internet explodiu há menos de 10 anos

41 Fatores de Sucesso SUCESSO MUDANÇA DE PARADIGMA NÍVEL DE MATURIDADE
TECNOLÓGICA MELHORIA DA LOGÍSTICA DE ENTREGA CRIAR RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

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43 Apresentação: Elaborada por: Fernando Aarão melo Site empresa: Site pessoal:


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