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Comércio Eletrônico E-commerce
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Roteiro O que é o comércio eletrônico
Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2: o comércio eletrônico como uma estratégia de negócios
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O que é comércio eletrônico
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Definição Pode ser definido como sendo a compra e a venda de informações, produtos e serviços através das redes de computadores.
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Para atingir 50 milhões de pessoas:
O rádio levou 38 anos; A TV aberta 16 anos; A TV a cabo 10 anos e A Web apenas 5 anos.
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Loja Virtual Muito embora toda loja virtual seja um site, nem todo site é uma loja virtual, ou seja, nem todo site vende produtos ou serviços on-line. Lojas virtuais são sites de e-commerce, onde o cliente visualiza e escolhe seu produto, coloca no carrinho de compras e realiza o pagamento, num processo totalmente realizado on-line.
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Modalidades Business-to-Business (B2B): relação entre empresas clientes e fornecedoras de um produto. Business-to-Customer (B2C): venda diretamente para consumidores ou usuários finais.
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Perspectiva Histórica
Há 170 anos, as ferrovias tornaram as distâncias algo manejável. Isso teve enorme impacto não só sobre a economia e a sociedade, mas sobre a imaginação humana. O comércio eletrônico, por sua vez, elimina completamente as distâncias.
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Perspectiva Histórica
O comércio eletrônico é para a Revolução da Informação o que a ferrovia foi para a Revolução Industrial. Richard Warren Sears 1886 – Chicago EUA
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Perspectiva Histórica
A história da Sears (grande companhia americana de lojas de departamento) Começou com vendas por catálogo Foi utilizado a ferrovia como canal de distribuição Milhões de produtos vendidos e distribuídos costa a costa do país
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Linhas de Negócios Ser fornecedor: oferecer produtos ou serviços
Prestar serviços: intermediar pagamento, hospedagem de sites, marketing eletrônico, pesquisa com clientes, oferecer segurança Fazer entregas
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Benefícios para o consumidor
Permite compras 24 horas por dia, ano inteiro e de todas as localidades Provê mais alternativas para escolha Provê produtos e serviços mais baratos via as muitas alternativas de compras e comparações disponíveis Em alguns casos, entrega rápida de produtos e serviços, especialmente os digitalizáveis Consumidores podem receber informações relevantes Podem participar em leilões virtuais Comunicação com outros consumidores Descontos resultantes da competição
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O futuro do comércio eletrônico
Internet — cresce exponencialmente; acesso via celulares! Oportunidades para compra — cresce rapidamente Incentivos para compra — aumenta vantagens dos compradores Aumento da segurança — melhoria significativa Manuseio eficiente de informação — acessível de qualquer lugar Organizações inovadoras — reestruturadas e rápidas Comunidades Virtuais — crescendo rapidamente Sistemas de pagamento— e-cash – pagamentos eletrônicos Business-to-Business— integração cada vez maior gerando benefícos aos clientes também
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Comunidades Virtuais Web está se transformando numa comunidade social
Tipos de comunidades Comunidades de transações compra e venda Comunidades de interesses lugar para pessoas interagirem acerca de algum tema Comunidades de relações organizada em torno de experiências de vida Comunidades de vantagens Clubes de compras, leilões virtuais
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Marketing Eletrônico As mudanças trazidas pelas novas tecnologias e pelo comércio eletrônico modificam as atividades de marketing. O novo marketing deve entender a mudança nos conceitos de tempo e espaço, as novas necessidades dos consumidores, as comunidades virtuais, os canais de informação para o consumidor e nova postura destes frente aos anúncios e anunciantes.
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Marketing Eletrônico Marketing tradicional focava um grupo de pessoas em particular. Com a internet o público é diverso e existe a necessidade de tratar cada cliente de forma específica, ou seja, o marketing um-a-um se tornou o padrão para a internet.
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Parceria com portal web Banner Links em outros websites
O website da organização estabelece sua presença na Internet, possibilitando a todos os usuários explorarem as informações e serviços dela Parceria com portal web Banner Links em outros websites Listas e Grupos (newsgroups) de discussão; Mala Direta Eletrônica ( ) Anúncios em Classificados Eletrônicos
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Customização Entregas postergadas: possibilita venda de produtos customizados Produtos customizados: adequado às necessidades dos clientes
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Alguns Exemplos Geladeiras – Brastemp You
Customização do produto e da venda Geladeiras – Brastemp You Tênis, roupas acessórios – Nike Carros – GM Computadores – Dell
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Perspectiva 1: como canal de distribuição
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Canais de Distribuição
Matéria Prima Manufatura Distribuidor Cliente Varejo
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Canais de Distribuição
Distribuidor Varejo Fornecedor Manufatura Cliente
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Canais de Distribuição
PDV (Ponto de Venda) Call Center Mala Direta Web
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Cadeia de Valores Cadeia de Valores Produtor Distribuidor Atacadista
Varejista Consumidor Objetivo do Comércio Eletrônico Diminuir as cadeias de valores eliminando intermediários
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Perspectiva 2: como estratégia de negócios
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Os canais deixaram de ser
uma operação e passaram a ser uma "ESTRATÉGIA"
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Análise do Negócio On Line
A solução de comércio eletrônico envolve áreas diversas, tais como: processo de compra e venda, marketing, logística e integração de sistemas de informação, além da área ligada a tecnologia.
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Análise do Negócio On Line
Comprometimento Organizacional para utilização de uma aplicação de Comércio Eletrônico Projetos profissional bem definidos Integração de Sistemas Integração de Processos
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Análise do Negócio On Line
Análise dos Concorrentes Entendimento do Canal internet Paradigmas da Nova Economia Reengenharia do Processo de Negócios Projeto, Desenvolvimento e Implementação do Sistema ecommerce
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Customização Ao interagir eletronicamente com seus clientes, a empresa pode capturar comportamentos para análise e posterior customização de seus produtos e serviços - a essência do marketing one-to-one Imperativo do e-Comm: customização é chave para se construir uma empresa cliente-centrada. Também é a base para o marketing one-to-one A customização resulta em valor para o cliente ao permitir que ele ache soluções que melhor respondam às suas necessidades em tempo. Ao invés de apresentar um catálogo imenso ao cliente, catálogos customizados podem ser apresentados - um cliente a cada momento.
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Self-Service Automatizar o serviço ao cliente através de um simples ponto de acesso (portal) oferece condições ao cliente para controle e navegação sobre os recursos da empresa Imperativo do e-Comm: self-service permite que o cliente “faça” ele mesmo, originando uma grande satisfação (na maioria dos casos) e custos reduzidos
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Logística e Distribuição
Exceto para produtos e serviços puramente digitais (software, música), a outra parte depende de distribuição física Imperativo do e-Comm: ao planejar um sistema de e-Comm de sucesso, estratégias de logística são essenciais. Alguma forma de distribuição física deve ser equacionada
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O Poder do Cliente A economia industrial foi construída sobre o modelo de negócios de produção de massa A interatividade na Internet permite agora que os clientes “acessem” as informações desejadas sobre os produtos desejados oportunamente E-Comm pode ser visto como uma reengenharia dos processos de clientes A reengenharia de processos dos clientes significa a eliminação de custos, agregando todos os recursos (não apenas produtos) necessários para fechar uma solução, reduzindo tempo e eliminando passos (quando possível). Uma dimensão chave do e-Comm B2B é que o consumidor de um produto é usualmente diferente do comprador do produto. Logo, o consumidor passa a representar duas entidades: o que solicita, recebe e frequentemente recomenda; e o que faz um pedido - o agente de vendas. As estratégias de vendas nos mercados B2B devem levar esta estrutura em consideração.
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E-COMMERCE A internet, entre várias outras ações, pode ser uma grande aliada na hora das vendas. internet não é apenas vendas! É relacionamento, interatividade, conversas, conteúdo, vídeos, sons!!! Tudo pode ser vendido pela web, basta saber como e, em alguns casos, ter o parceiro ideal. Pense na rede como um grande shopping center, as pessoas entram buscando um produto, acham a loja e compram o que desejam. As compras feitas em shopping são infinitamente maiores do que as feitas pela web, mas shoppings estão fazendo a festa dos consumidores há mais de 40 anos, e a internet explodiu há menos de 10 anos
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Fatores de Sucesso SUCESSO MUDANÇA DE PARADIGMA NÍVEL DE MATURIDADE
TECNOLÓGICA MELHORIA DA LOGÍSTICA DE ENTREGA CRIAR RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
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Apresentação: Elaborada por: Fernando Aarão melo Site empresa: Site pessoal:
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