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UNIDADE 1 ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS Prof. Wagner Rios

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Apresentação em tema: "UNIDADE 1 ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS Prof. Wagner Rios"— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE 1 ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS Prof. Wagner Rios

2 ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS TENTATIVA DE SE CONFIRMAR A ESCOLA CLÁSSICA OPOSIÇÃO TOTAL

3 1 - ORIGENS NECESSIDADE DE SE HUMANIZAR E DEMOCRATIZAR A ADMINISTRAÇÃO
APARECIMENTO DAS CIÊNCIAS HUMANAS SURGIMENTO DE IDÉIAS SOCIOLÓGICAS , PSICOLÓGICAS , FILOSÓFICAS CONCLUSÕES DA EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE

4 2 - EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
ESTUDO PARA VERIFICAR A CORRELAÇÃO ENTRE PRODUTIVIDADE E ILUMINAÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO REALIZADA EM VÁRIAS FASES

5 3 - CONCLUSÕES DE HAWTHORNE
O NÍVEL DE PRODUÇÃO É RESULTANTE DA INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE OS EMPREGADOS O COMPORTAMENTO SOCIAL DOS EMPREGADOS É DETERMINADO PELO GRUPO

6 RECOMPENSAS E SANÇÕES SOCIAIS SÃO DETERMINADAS PELO GRUPO
A EXISTÊNCIA DE GRUPOS INFORMAIS LEVA À ORGANIZAÇÃO INFORMAL AS RELAÇÕES HUMANAS SÃO RESULTANTES DA INTEGRAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS

7 PROPÕE QUE O CONTEÚDO DO CARGO DO TRABALHADOR DEVE APRESENTAR TAREFAS COMPLEXAS
DÁ ÊNFASE NOS ASPECTOS EMOCIONAIS

8 4 - COMPARAÇÃO ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS X TEORIA CLÁSSICA

9 ABORDAGEM BÁSICA CLÁSSICA : ENGENHARIA HUMANA ADAPTAÇÃO DO HOMEM À MÁQUINA E ESTA AO HOMEM R.H. : CIÊNCIA SOCIAL APLICADA ORGANIZAÇÃO E ESTA A ELE

10 MODELO DE HOMEM CLÁSSICA : ECONÔMICO-RACIONAL MAXIMIZADOR DE VANTAGENS FINANCEIRAS R.H. : RACIONAL-EMOCIONAL MOTIVADO POR SENTIMENTOS E CRITÉRIOS NÃO RACIONAIS

11 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DO INDIVÍDUO
CLÁSSICA : ANIMAL ISOLADO - REAGE COMO INDIVÍDUO - ATOMISMO DE TAYLOR R.H. : ANIMAL SOCIAL - CARENTE DE APÔIO E DE PARTICIPAÇÃO GRUPAL - REAGE COMO MEMBRO DO GRUPO

12 COMPORTAMENTO FUNCIONAL DO INDIVÍDUO
CLÁSSICA : PADRONIZÁVEL THE ONE BEST WAY R.H. : NÃO PADRONIZÁVEL DIFERENÇAS INDIVIDUAIS JUSTIFICAM MÉTODOS DIFERENTES

13 INCENTIVAÇÃO CLÁSSICA : FINANCEIRA - MATERIAL MAIOR REMUNERAÇÃO POR MAIOR PRODUÇÃO R.H. : PSICOLÓGICA APOIO - ELOGIO - CONSIDERAÇÃO

14 FADIGA CLÁSSICA : FISIOLÓGICA - ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS - PAUSAS ADEQUADAS R.H. : PSICOLÓGICA - MONOTONIA - ROTINIZAÇÃO - AUSÊNCIA DE CRIATIVIDADE - SUBUTILIZAÇÃO DE APTIDÕES - PROGRAMAÇÃO EXECESSIVA

15 UNIDADE DE ANÁLISE CLÁSSICA : CARGO - A TAREFA - TEMPOS E MOVIMENTOS - AVALIAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - ÊNFASE NAS RELAÇÕES INTERCARGOS R.H. : GRUPO - A EQUIPE - AVALIAÇÃO DO MORAL GRUPAL - ÊNFASE NAS RELAÇÕES ENTRE PESSOAS NO TRABALHO

16 CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
CLÁSSICA : ESTRUTURA FORMAL - CONJUNTO DE ORGÃOS , CARGOS E TAREFAS R.H. : SISTEMA SOCIAL - CONJUNTO DE PAPÉIS

17 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
CLÁSSICA : ORGANOGRAMA , FLUXOGRAMA - RELAÇÕES ENTRE CARGOS E FUNÇÕES R.H. : SOCIOGRAMA - RELAÇÕES PERCEBIDAS , DESEJADAS , REJEITADAS E REAIS ENTRE AS PESSOAS

18 TEORIA CLÁSSICA TRATA ORGANIZAÇÃO COMO MÁQUINA ENFATIZA A TAREFA E A TECNOLOGIA INSPIRADA EM SISTEMAS ENGENHARIA AUTORIDADE CENTRALIZADA LINHAS CLARAS DE AUTORIDADE ESPECIALIZAÇÃO COMPETÊNCIA TÉCNICA ACENTUADA DIVISÃO DO TRABALHO CONFIANÇA EM REGRAS E REGULAMENTOS CLARA SEPARAÇÃO LINHA E STAFF

19 TEORIA RELAÇÕES HUMANAS
TRATA ORGANIZAÇÃO GRUPO PESSOAS ENFATIZA AS PESSOAS INSPIRADA EM SISTEMAS PSICOLOGIA DELEGAÇÃO PLENA DE AUTORIDADE AUTONOMIA DO EMPREGADO CONFIANÇA E ABERTURA ÊNFASE RELAÇÕES HUMANAS CONFIANÇA NAS PESSOAS DINÂMICA GRUPAL E INTERPESSOAL

20 6 - NECESSIDADES HUMANAS 3 NÍVEIS
FISIOLÓGICAS LIGADAS À SOBREVIVÊNCIA SÃO CÍCLICAS ALIMENTAÇÃO SONO ABRIGO SEXO

21 PSICOLÓGICAS NÍVEL MAIS ELEVADO SEGURANÇA ÍNTIMA PARTICIPAÇÃO AFEIÇÃO
AUTO-CONFIANÇA

22 AUTO REALIZAÇÃO AUTO DESENVOLVIMENTO NÍVEL BEM MAIS ELEVADO

23 7 - CICLO MOTIVACIONAL ESTÍMULO INCENTIVO NECESSIDADE EQUILÍBRIO
COMPORTAMENTO TENSÃO SATISFAÇÃO

24 8 - FRUSTRAÇÃO ESTÍMULO INCENTIVO EQUILÍBRIO NECESSIDADE TENSÃO
SATISFAÇÃO BARREIRA COMPORTAMENTO

25 9 - LIDERANÇA INFLUÊNCIA INTERPESSOAL REALIZADA ATRAVÉS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO HUMANA PARA O ALCANCE DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS É UM FENÔMENO SOCIAL

26 10 - TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
TRAÇOS DE PERSONALIDADE RELACIONADOS À EXECUÇÃO DA TAREFA FÍSICOS INTELECTUAIS SOCIAIS

27 LIDERANÇA SITUACIONAL
O PAPEL DO LÍDER É DEFINIDO PELA SITUAÇÃO A OCASIÃO FAZ O LÍDER

28 11 - ESTILOS DE LIDERANÇA

29 AUTOCRÁTICA APENAS O LÍDER FIXA AS DIRETRIZES SEM QUALQUER PARTICIPAÇÃO DO GRUPO O LÍDER DETERMINA AS PROVIDÊNCIAS E AS TÉCNICAS PARA A EXECUÇÃO DAS TAREFAS , CADA UMA POR VEZ , NA MEDIDA EM QUE SE TORNAM NECESSÁRIAS E DE MODO IMPREVISÍVEL PARA O GRUPO

30 O LÍDER DETEMINA QUAL A TAREFA QUE CADA UM DEVE EXECUTAR E QUAL É O SEU COMPANHEIRO DE TRABALHO
O LÍDER É DOMINADOR E PESSOAL NOS ELOGIOS E NAS CRÍTICAS AO TRABALHO DE CADA MEMBRO DO GRUPO

31 DEMOCRÁTICA AS DIRETRIZES SÃO DEBATIDAS E DECIDIDAS PELO GRUPO , ESTIMULADO E ASSISTIDO PELO LÍDER O PRÓPRIO GRUPO ESBOÇA AS PROVIDÊNCIAS E AS TÉCNICAS PARA ATINGIR O OBJETIVO , SOLICITANDO ACONSELHAMENTO AO LÍDER . AS TAREFAS GANHAM NOVAS PERSPECTIVAS COM OS DEBATES

32 A DIVISÃO DAS TAREFAS FICA A CRITÉRIO DO PRÓPRIO GRUPO E CADA MEMBRO TEM LIBERDADE DE ESCOLHER OS SEUS COMPANHEIROS DE TRABALHO O LÍDER PROCURA SER UM MEMBRO NORMAL DO GRUPO , SEM ENCARREGAR-SE MUITO DE TAREFAS . O LÍDER É OBJETIVO E LIMITA-SE AOS FATOS EM SUAS CRÍTICAS E ELOGIOS

33 LIBERAL HÁ LIBERDADE COMPLETA PARA AS DECISÕES GRUPAIS OU INDIVIDUAIS , COM PARTICIPAÇÃO MÍNIMA DO LÍDER A PARTICIPAÇÃO DO LÍDER NO DEBATE É LIMITADA , APRESENTANDO APENAS MATERIAIS VARIADOS AO GRUPO , ESCLARECENDO QUE PODERIA OFERECER INFORMAÇÕES DESDE QUE AS PEDISSEM

34 TANTO A DIVISÃO DAS TAREFAS COMO A ESCOLHA DOS COMPANHEIROS , FICA TOTALMENTE A CARGO DO GRUPO . ABSOLUTA FALTA DE PARTICIPAÇÃO DO LÍDER O LÍDER NÃO FAZ NENHUMA TENTATIVA DE AVALIAR OU DE REGULAR O CURSO DOS ACONTECIMENTOS . O LÍDER SÓMENTE FAZ COMENTÁRIOS IRREGULARES SOBRE AS ATIVIDADES DOS MEMBROS QUANDO PERGUNTADO

35 12 - COMUNICAÇÃO ATIVIDADE GERENCIAL PROCESSO PELO QUAL OS PROFISSIONAIS GARANTEM A AÇÃO DO GRUPO

36 PROPORCINAR A INFORMAÇÃO E A COMPREENSÃO NECESSÁRIAS AO ESFORÇO DAS PESSOAS - HABILIDADE TRABALHAR
PROPORCIONAR AS ATITUDES NECESSÁRIAS PARA A MOTIVAÇÃO , COOPERAÇÃO E SATISFAÇÃO NOS CARGOS - VONTADE DE TRABALHAR A MELHOR COMUNICAÇÃO CONDUZ A UM MELHOR DESEMPENHO NOS CARGOS - TRABALHO EM EQUIPE

37 13 - REDES DE COMUNICAÇÃO RODA CADEIA CÍRCULO

38 RODA RÁPIDA CAPACIDADE DE INFLUENCIAÇÃO BOA QUALIDADE NA COMUNICAÇÃO
ÊNFASE MUITO PRONUNCIADA NO LÍDER MORAL MUITO POBRE LENTA FLEXIBILIDADE MUDANÇA CARGO

39 CADEIA RÁPIDA CAPACIDADE DE INFLUENCIAÇÃO BOA QUALIDADE NA COMUNICAÇÃO
MARCADA ÊNFASE NO LÍDER MORAL POBRE LENTA FLEXIBILIDADE MUDANÇA CARGO

40 CÍRCULO LENTA CAPACIDADE INFLUENCIAÇÃO QUALIDADE DE COMUNICAÇÃO POBRE
NENHUMA ÊNFASE NO LÍDER MORAL MUITO BOA RÁPIDA FLEXIBILIDADE PARA MUDANÇA NO CARGO

41 14 - ORGANIZAÇÃO INFORMAL
PADRÕES DE RELACIONAMENTO EXISTENTES NA ORGANIZAÇÃO E QUE NÃO ESTÃO PREVISTOS NO ORGANOGRAMA

42 CARACTERÍSTICAS RELAÇÃO COESÃO ANTAGONISMOS
CONCEDE STATUS A SEUS MEMBROS SURGE POR COLABORAÇÃO ESPONTÂNEA OPOSIÇÃO À ORGANIZAÇÃO FORMAL

43 SUAS REAÇÕES E ATITUDES SÃO PADRONIZADAS
AS MUDANÇAS DE NÍVEL ORGANIZACIONAL LEVAM À ALTERAÇÕES NOS GRUPOS INFORMAIS TRANSCENDE A ORGANIZAÇÃO FORMAL ESTABELE PADRÕES DE DESEMPENHO PARA SEUS MEMBROS

44 ORIGENS DA ORGANIZAÇÃO INFORMAL
NECESSIDADE DE CONVIVÊNCIA COM OS DEMAIS SERES HUMANOS INTERESSE COMUM IMPOSIÇÃO ESTRUTURA FORMAL MOVIMENTAÇÃO DO PESSOAL TEMPO LIVRE - PERÍODO DE LAZER

45 15 - DINÂMICA DE GRUPO O COMPORTAMENTO , AS ATITUDES , AS CRENÇAS E OS VALORES DOS INDIVÍDUOS SÃO BASEADOS NO COMPORTAMENTO DOS GRUPOS AOS QUAIS PERTENCEM

46 MUDANÇAS AÇÃO SOBRE OS GRUPOS
INSTRUMENTO DE MUDANÇA O GRUPO É A FONTE DE INFLUÊNCIA META DE MUDANÇA ALTERAR OS PADRÕES DO GRUPO AGENTE DE MUDANÇA RENOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

47 16 - APRECIAÇÃO CRÍTICA OPOSIÇÃO À TEORIA CLÁSSICA
VISÃO ESTREITA DOS PROBLEMAS DE RELAÇÕES INDUSTRIAIS CONCEPÇÃO INGÊNUA DO OPERÁRIO

48 LIMITOU SEU CAMPO EXPERIMENTAL AO CHÃO DE FÁBRICA
SUAS CONCLUSÕES FORAM PARCIAIS COM A ABORDAGEM DA ORGANIZAÇÃO INFORMAL ÊNFASE NOS GRUPOS INFORMAIS ENFOQUE MANIPULATIVO

49 BIBLIOGRAFIA CHIAVENATO , Idalberto . Teoria Geral da
Administração . São Paulo , Makron Books , 1998 . SILVA , Reinaldo O. . Teorias da Administração . São Paulo : Pioneira Thomsom Learning ,


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