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PublicouMaria do Carmo Barateiro Alterado mais de 4 anos atrás
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UNIDADE 1 ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS Prof. Wagner Rios
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ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS TENTATIVA DE SE CONFIRMAR A ESCOLA CLÁSSICA OPOSIÇÃO TOTAL
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1 - ORIGENS NECESSIDADE DE SE HUMANIZAR E DEMOCRATIZAR A ADMINISTRAÇÃO
APARECIMENTO DAS CIÊNCIAS HUMANAS SURGIMENTO DE IDÉIAS SOCIOLÓGICAS , PSICOLÓGICAS , FILOSÓFICAS CONCLUSÕES DA EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
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2 - EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
ESTUDO PARA VERIFICAR A CORRELAÇÃO ENTRE PRODUTIVIDADE E ILUMINAÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO REALIZADA EM VÁRIAS FASES
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3 - CONCLUSÕES DE HAWTHORNE
O NÍVEL DE PRODUÇÃO É RESULTANTE DA INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE OS EMPREGADOS O COMPORTAMENTO SOCIAL DOS EMPREGADOS É DETERMINADO PELO GRUPO
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RECOMPENSAS E SANÇÕES SOCIAIS SÃO DETERMINADAS PELO GRUPO
A EXISTÊNCIA DE GRUPOS INFORMAIS LEVA À ORGANIZAÇÃO INFORMAL AS RELAÇÕES HUMANAS SÃO RESULTANTES DA INTEGRAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS
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PROPÕE QUE O CONTEÚDO DO CARGO DO TRABALHADOR DEVE APRESENTAR TAREFAS COMPLEXAS
DÁ ÊNFASE NOS ASPECTOS EMOCIONAIS
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4 - COMPARAÇÃO ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS X TEORIA CLÁSSICA
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ABORDAGEM BÁSICA CLÁSSICA : ENGENHARIA HUMANA ADAPTAÇÃO DO HOMEM À MÁQUINA E ESTA AO HOMEM R.H. : CIÊNCIA SOCIAL APLICADA ORGANIZAÇÃO E ESTA A ELE
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MODELO DE HOMEM CLÁSSICA : ECONÔMICO-RACIONAL MAXIMIZADOR DE VANTAGENS FINANCEIRAS R.H. : RACIONAL-EMOCIONAL MOTIVADO POR SENTIMENTOS E CRITÉRIOS NÃO RACIONAIS
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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DO INDIVÍDUO
CLÁSSICA : ANIMAL ISOLADO - REAGE COMO INDIVÍDUO - ATOMISMO DE TAYLOR R.H. : ANIMAL SOCIAL - CARENTE DE APÔIO E DE PARTICIPAÇÃO GRUPAL - REAGE COMO MEMBRO DO GRUPO
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COMPORTAMENTO FUNCIONAL DO INDIVÍDUO
CLÁSSICA : PADRONIZÁVEL THE ONE BEST WAY R.H. : NÃO PADRONIZÁVEL DIFERENÇAS INDIVIDUAIS JUSTIFICAM MÉTODOS DIFERENTES
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INCENTIVAÇÃO CLÁSSICA : FINANCEIRA - MATERIAL MAIOR REMUNERAÇÃO POR MAIOR PRODUÇÃO R.H. : PSICOLÓGICA APOIO - ELOGIO - CONSIDERAÇÃO
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FADIGA CLÁSSICA : FISIOLÓGICA - ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS - PAUSAS ADEQUADAS R.H. : PSICOLÓGICA - MONOTONIA - ROTINIZAÇÃO - AUSÊNCIA DE CRIATIVIDADE - SUBUTILIZAÇÃO DE APTIDÕES - PROGRAMAÇÃO EXECESSIVA
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UNIDADE DE ANÁLISE CLÁSSICA : CARGO - A TAREFA - TEMPOS E MOVIMENTOS - AVALIAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - ÊNFASE NAS RELAÇÕES INTERCARGOS R.H. : GRUPO - A EQUIPE - AVALIAÇÃO DO MORAL GRUPAL - ÊNFASE NAS RELAÇÕES ENTRE PESSOAS NO TRABALHO
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CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
CLÁSSICA : ESTRUTURA FORMAL - CONJUNTO DE ORGÃOS , CARGOS E TAREFAS R.H. : SISTEMA SOCIAL - CONJUNTO DE PAPÉIS
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REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
CLÁSSICA : ORGANOGRAMA , FLUXOGRAMA - RELAÇÕES ENTRE CARGOS E FUNÇÕES R.H. : SOCIOGRAMA - RELAÇÕES PERCEBIDAS , DESEJADAS , REJEITADAS E REAIS ENTRE AS PESSOAS
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TEORIA CLÁSSICA TRATA ORGANIZAÇÃO COMO MÁQUINA ENFATIZA A TAREFA E A TECNOLOGIA INSPIRADA EM SISTEMAS ENGENHARIA AUTORIDADE CENTRALIZADA LINHAS CLARAS DE AUTORIDADE ESPECIALIZAÇÃO COMPETÊNCIA TÉCNICA ACENTUADA DIVISÃO DO TRABALHO CONFIANÇA EM REGRAS E REGULAMENTOS CLARA SEPARAÇÃO LINHA E STAFF
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TEORIA RELAÇÕES HUMANAS
TRATA ORGANIZAÇÃO GRUPO PESSOAS ENFATIZA AS PESSOAS INSPIRADA EM SISTEMAS PSICOLOGIA DELEGAÇÃO PLENA DE AUTORIDADE AUTONOMIA DO EMPREGADO CONFIANÇA E ABERTURA ÊNFASE RELAÇÕES HUMANAS CONFIANÇA NAS PESSOAS DINÂMICA GRUPAL E INTERPESSOAL
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6 - NECESSIDADES HUMANAS 3 NÍVEIS
FISIOLÓGICAS LIGADAS À SOBREVIVÊNCIA SÃO CÍCLICAS ALIMENTAÇÃO SONO ABRIGO SEXO
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PSICOLÓGICAS NÍVEL MAIS ELEVADO SEGURANÇA ÍNTIMA PARTICIPAÇÃO AFEIÇÃO
AUTO-CONFIANÇA
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AUTO REALIZAÇÃO AUTO DESENVOLVIMENTO NÍVEL BEM MAIS ELEVADO
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7 - CICLO MOTIVACIONAL ESTÍMULO INCENTIVO NECESSIDADE EQUILÍBRIO
COMPORTAMENTO TENSÃO SATISFAÇÃO
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8 - FRUSTRAÇÃO ESTÍMULO INCENTIVO EQUILÍBRIO NECESSIDADE TENSÃO
SATISFAÇÃO BARREIRA COMPORTAMENTO
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9 - LIDERANÇA INFLUÊNCIA INTERPESSOAL REALIZADA ATRAVÉS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO HUMANA PARA O ALCANCE DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS É UM FENÔMENO SOCIAL
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10 - TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
TRAÇOS DE PERSONALIDADE RELACIONADOS À EXECUÇÃO DA TAREFA FÍSICOS INTELECTUAIS SOCIAIS
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LIDERANÇA SITUACIONAL
O PAPEL DO LÍDER É DEFINIDO PELA SITUAÇÃO A OCASIÃO FAZ O LÍDER
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11 - ESTILOS DE LIDERANÇA
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AUTOCRÁTICA APENAS O LÍDER FIXA AS DIRETRIZES SEM QUALQUER PARTICIPAÇÃO DO GRUPO O LÍDER DETERMINA AS PROVIDÊNCIAS E AS TÉCNICAS PARA A EXECUÇÃO DAS TAREFAS , CADA UMA POR VEZ , NA MEDIDA EM QUE SE TORNAM NECESSÁRIAS E DE MODO IMPREVISÍVEL PARA O GRUPO
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O LÍDER DETEMINA QUAL A TAREFA QUE CADA UM DEVE EXECUTAR E QUAL É O SEU COMPANHEIRO DE TRABALHO
O LÍDER É DOMINADOR E PESSOAL NOS ELOGIOS E NAS CRÍTICAS AO TRABALHO DE CADA MEMBRO DO GRUPO
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DEMOCRÁTICA AS DIRETRIZES SÃO DEBATIDAS E DECIDIDAS PELO GRUPO , ESTIMULADO E ASSISTIDO PELO LÍDER O PRÓPRIO GRUPO ESBOÇA AS PROVIDÊNCIAS E AS TÉCNICAS PARA ATINGIR O OBJETIVO , SOLICITANDO ACONSELHAMENTO AO LÍDER . AS TAREFAS GANHAM NOVAS PERSPECTIVAS COM OS DEBATES
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A DIVISÃO DAS TAREFAS FICA A CRITÉRIO DO PRÓPRIO GRUPO E CADA MEMBRO TEM LIBERDADE DE ESCOLHER OS SEUS COMPANHEIROS DE TRABALHO O LÍDER PROCURA SER UM MEMBRO NORMAL DO GRUPO , SEM ENCARREGAR-SE MUITO DE TAREFAS . O LÍDER É OBJETIVO E LIMITA-SE AOS FATOS EM SUAS CRÍTICAS E ELOGIOS
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LIBERAL HÁ LIBERDADE COMPLETA PARA AS DECISÕES GRUPAIS OU INDIVIDUAIS , COM PARTICIPAÇÃO MÍNIMA DO LÍDER A PARTICIPAÇÃO DO LÍDER NO DEBATE É LIMITADA , APRESENTANDO APENAS MATERIAIS VARIADOS AO GRUPO , ESCLARECENDO QUE PODERIA OFERECER INFORMAÇÕES DESDE QUE AS PEDISSEM
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TANTO A DIVISÃO DAS TAREFAS COMO A ESCOLHA DOS COMPANHEIROS , FICA TOTALMENTE A CARGO DO GRUPO . ABSOLUTA FALTA DE PARTICIPAÇÃO DO LÍDER O LÍDER NÃO FAZ NENHUMA TENTATIVA DE AVALIAR OU DE REGULAR O CURSO DOS ACONTECIMENTOS . O LÍDER SÓMENTE FAZ COMENTÁRIOS IRREGULARES SOBRE AS ATIVIDADES DOS MEMBROS QUANDO PERGUNTADO
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12 - COMUNICAÇÃO ATIVIDADE GERENCIAL PROCESSO PELO QUAL OS PROFISSIONAIS GARANTEM A AÇÃO DO GRUPO
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PROPORCINAR A INFORMAÇÃO E A COMPREENSÃO NECESSÁRIAS AO ESFORÇO DAS PESSOAS - HABILIDADE TRABALHAR
PROPORCIONAR AS ATITUDES NECESSÁRIAS PARA A MOTIVAÇÃO , COOPERAÇÃO E SATISFAÇÃO NOS CARGOS - VONTADE DE TRABALHAR A MELHOR COMUNICAÇÃO CONDUZ A UM MELHOR DESEMPENHO NOS CARGOS - TRABALHO EM EQUIPE
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13 - REDES DE COMUNICAÇÃO RODA CADEIA CÍRCULO
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RODA RÁPIDA CAPACIDADE DE INFLUENCIAÇÃO BOA QUALIDADE NA COMUNICAÇÃO
ÊNFASE MUITO PRONUNCIADA NO LÍDER MORAL MUITO POBRE LENTA FLEXIBILIDADE MUDANÇA CARGO
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CADEIA RÁPIDA CAPACIDADE DE INFLUENCIAÇÃO BOA QUALIDADE NA COMUNICAÇÃO
MARCADA ÊNFASE NO LÍDER MORAL POBRE LENTA FLEXIBILIDADE MUDANÇA CARGO
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CÍRCULO LENTA CAPACIDADE INFLUENCIAÇÃO QUALIDADE DE COMUNICAÇÃO POBRE
NENHUMA ÊNFASE NO LÍDER MORAL MUITO BOA RÁPIDA FLEXIBILIDADE PARA MUDANÇA NO CARGO
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14 - ORGANIZAÇÃO INFORMAL
PADRÕES DE RELACIONAMENTO EXISTENTES NA ORGANIZAÇÃO E QUE NÃO ESTÃO PREVISTOS NO ORGANOGRAMA
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CARACTERÍSTICAS RELAÇÃO COESÃO ANTAGONISMOS
CONCEDE STATUS A SEUS MEMBROS SURGE POR COLABORAÇÃO ESPONTÂNEA OPOSIÇÃO À ORGANIZAÇÃO FORMAL
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SUAS REAÇÕES E ATITUDES SÃO PADRONIZADAS
AS MUDANÇAS DE NÍVEL ORGANIZACIONAL LEVAM À ALTERAÇÕES NOS GRUPOS INFORMAIS TRANSCENDE A ORGANIZAÇÃO FORMAL ESTABELE PADRÕES DE DESEMPENHO PARA SEUS MEMBROS
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ORIGENS DA ORGANIZAÇÃO INFORMAL
NECESSIDADE DE CONVIVÊNCIA COM OS DEMAIS SERES HUMANOS INTERESSE COMUM IMPOSIÇÃO ESTRUTURA FORMAL MOVIMENTAÇÃO DO PESSOAL TEMPO LIVRE - PERÍODO DE LAZER
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15 - DINÂMICA DE GRUPO O COMPORTAMENTO , AS ATITUDES , AS CRENÇAS E OS VALORES DOS INDIVÍDUOS SÃO BASEADOS NO COMPORTAMENTO DOS GRUPOS AOS QUAIS PERTENCEM
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MUDANÇAS AÇÃO SOBRE OS GRUPOS
INSTRUMENTO DE MUDANÇA O GRUPO É A FONTE DE INFLUÊNCIA META DE MUDANÇA ALTERAR OS PADRÕES DO GRUPO AGENTE DE MUDANÇA RENOVAÇÃO ORGANIZACIONAL
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16 - APRECIAÇÃO CRÍTICA OPOSIÇÃO À TEORIA CLÁSSICA
VISÃO ESTREITA DOS PROBLEMAS DE RELAÇÕES INDUSTRIAIS CONCEPÇÃO INGÊNUA DO OPERÁRIO
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LIMITOU SEU CAMPO EXPERIMENTAL AO CHÃO DE FÁBRICA
SUAS CONCLUSÕES FORAM PARCIAIS COM A ABORDAGEM DA ORGANIZAÇÃO INFORMAL ÊNFASE NOS GRUPOS INFORMAIS ENFOQUE MANIPULATIVO
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BIBLIOGRAFIA CHIAVENATO , Idalberto . Teoria Geral da
Administração . São Paulo , Makron Books , 1998 . SILVA , Reinaldo O. . Teorias da Administração . São Paulo : Pioneira Thomsom Learning ,
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